Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

13 de fevereiro de 2008

Flor ornamental

Formando um grande grupo de belas flores bulbosas, com mais de 500 tipos catalogados. São originários da Europa e da Ásia e possuem flores com diversas formas e variedades de cores. Florescem geralmente no inverno e na primavera e são vigorosos e rústicos, sendo indicados para arranjos de flores e plantio em vasos e jardins, composições às quais emprestam delicioso ar de naturalidade.

Não requer muitos cuidados, aceitando qualquer tipo de solo e de luminosidade, porém o ideal é que a luz seja indireta e abundante, e deve ser irrigado de forma que a terra mantenha-se sempre levemente úmida. Vive bem em qualquer tipo de solo, desde que não encharcado, o que pode causar o apodrecimento dos bulbos. Quanto à luminosidade, apesar do ideal ser a indireta em abundância, ele pode aceitar tanto a ausência de luz quanto a luz solar direta, o que vai depender das condições climáticas da região em que é cultivado.

Classificados entre as flores ornamentais mais cultivadas no mundo, os Narcisos formam um grande grupo de belíssimas espécies bulbosas, que produzem flores de diversos formatos e combinações de cores. Trata-se de flores vigorosas, rústicas, com folhas lineares. Sua folhagem verde começa a despontar já no inicio da primavera. São flores bastante indicadas tanto para cortes e arranjos de flores, como para ser florida nos canteiros e jardins.

Quando são floridos de maneira natural nos jardins, sem maiores arquiteturas no desenho da decoração, os narcisos dão um ar de naturalidade campestre nas composições.

Símbolo tradicional da vaidade, essas flores são muito adequadas quando o assunto é beleza, podendo ser utilizadas em ornamentações de eventos elegantes, refinados ou em presentes apaixonados, nos quais representa os mais doces elogios.

A mitologia grega relaciona o nascimento dessas flores com a morte de Narciso, um rapaz extraordinariamente bonito, filho do deus-rio Cephisus e da ninfa Liriope que morreu afogado em um rio, no qual via sua imagem refletida, apaixonado por si mesmo. Ali cresceu essa flor, que recebeu o seu nome. O extrato de narciso é tido como um remédio poderoso, sendo que bastam algumas poucas gotas para acabar com a insônia.

www.floresnaweb.com.br

ATIVIDADE:





Confecção de uma flor de narciso. Click no link.
Molde do narciso

Um comentário:

  1. Eu tenho num vaso no meu terraço, a flor é muito lindaaa!!!

    Vou colocar a foto qualquer dia no meu blog ;)

    Beijão

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)