Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

25 de fevereiro de 2008

Uma pescaria


Outro dia, estava pescando lá nas terras do companheiro Moterani, à beira da estrada, no poço conhecido por Lambarizeiro porque se for num dia bom mesmo de pesca, com isca de ‘leluia, o sujeito tem que esconder o anzol iscado, senão os Lambaris vêm fora d’água pegar a isca, na mão do pescador.

Mas neste dia, eu ‘tava mesmo pescando com minhoca, a lambarizada, para fazer jus ao nome do poço, beliscando-iscas: um enxame, e olhe, algumas até chegavam a botar a cara fora d’água, na desfeita, pra ver o pescador vexado com aquele dança-trança prateado, comum lá delas: a água do rio começa a subir um pouco, olhei e vi que chovia lá pras bandas da Guardinha.

Redobrei a atenção, porque o bom pescador é aquele que desabusa Lamba, em qualquer poço, e fisga-o antes mesmo que ele belisque: punho firme, mas leve, mente lá embaixo... a água do rio sobe mais um pouco... atenção tredobrada... eu tava, eu tava... Ouvi esta voz e fiquei encabulado, não havia ninguém naquele poço além deste pescador que vos fala, e... eu tava, eu tava... Comecei a procurar de onde vinha, exatamente aquela voz: os Lambaris desmoralizando este pescador... eu tava, eu tava... Tornei a olhar em volta, e eu tava, eu tava... Ah, desta vez percebi: a voz vinha de debaixo duma moita de ‘garra compadre que pendia n’água... eu tava, eu tava... Ligeirinho, levantei a moita e... ‘tava lá... bem num remoinho, rodando-vitrola, onde um espinho do garra compadre se enfiava feito agulha; um pedacinho de disco da música “Eu tava na peneira, eu tava peneirando...” e girava, girava... eu tava, eu tava.

SERTÃO FLAMBOYANT (estórias)

Zamuner, José Alaercio

Lábaron Gráfica e Editora Ltda. - 1996


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Leitura do texto
Fazendo uso do dicionário, reescrever o texto na linguagem culta.
Pequisar sobre o garra-compadre
Pesquisar sobre o lambari
Desenho da pescaria
Entrevistar dois pescadores e pedir que contem algumas de suas aventuras
Produção de texto: Das histórias contadas pelos pescadores, escrever a que mais gostou

Um comentário:

  1. Olá, Terezinha, como vai?
    Sou o José Alaercio. Está em andamento sua página?
    Mando meu site.
    http://alaerciozamuner.wordpress.com/
    Até

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)