Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

16 de julho de 2008

Quando os bichos falavam



Houve uma vez uma grande assembléia de bichos. Vieram de toda a parte para se unir e rezar para conhecer e falar com o Grande Espírito, criador e mantenedor da VIDA. Pensando que poderia demorar vários dias, cada um trouxe comida dentro de um pote de barro. Tinha todo o tipo de pote: pintado, com alças, com tampa, sem tampa, redondo, oval, com desenhos, simples. Só de ver as vasilhas de barro, era um espetáculo!
Puseram-se a rezar e a refletir, mas nada do Grande Espírito. Passou tempo. Deu fome. Cada um foi para o seu lado comer. A onça tinha trazido só picuí, a cutia só pimenta, o jacaré só tucupi, o macaco só farinha, o veado só água e assim por diante. Cada um se satisfez e tornaram a rezar e a refletir. Continuaram assim durante três dias. Estavam cansados de esperar, cansados de sempre comer a mesma coisa e começaram a ficar irritados uns com os outros. Até duvidaram do Grande Espírito, pois este não aparecia mesmo.
No terceiro dia, o filhote da onça foi brincar com o filhote da cutia e disse: “amos misturar a pimenta de vocês com nosso picuí...” Dito e feito. Foi tão gostoso! Ele ficaram alegres e os outros filhotes também se aproximaram com farinha, tucupi, água. As mães, vendo aquilo, em dois toques arrumaram uma mesa grande, onde todos os potes de comida foram colocados em comum. Todo mundo veio e fizeram o maior banquete, bonito e alegre. Neste dia e neste banquete, conheceram o Grande Espírito.
Autor desconhecido.



ATIVIDADES:
1- Todos os animais reunidos oraram conhecer o Grande Espírito. Por que ele não chegou, apesar das orações.
2- O que significa os animais comerem apenas o seu alimento?
3- Por que os animais ficaram irritados uns com os outros?
4- Duvidar do Grande Espírito: O significa essa dúvida?
5- O que os animais filhotes descobriram?
6- Quem é o Grande Espírito?
7- Desenhe cenas do texto e escreva o que o texto nos quer ensinar.
8- Exposição dos desenhos com as mensagens.

4 comentários:

  1. Olá minha querida!

    Amei todos esses textos, li todos e gostaria de pedir permissão para publicar lá em casa.
    Beijos no coração!
    Rô!

    ResponderExcluir
  2. Mano, eu qro as respostas n as perguntas pqp kkk

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)