Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de setembro de 2008

S. O. S. Titanic



10 de abril de 1912: Um grande dia na história da navegação. O Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico construído até aquela data, parte com 2.200 passageiros a bordo para sua primeira viagem de Southampton para Nova Yorque. Devido a seu engenhoso e bem planejado sistema de compartimentos estanques, ele era considerado praticamente insubmergível. “Nem Deus consegue afundar esse navio!”, afirmaram alguns. 14 de abril, 23:00 horas: O Titanic recebe uma mensagem de rádio. “Cuidado, icebergs!” O aviso é desprezado. Que mal poderia fazer um pouco de gelo para o grande e poderoso navio? Mas então... 23:40 horas: De repente uma enorme montanha de gelo aparece na frente do Titanic. Os alarmes tocam. Um estranho ranger se faz ouvir. Grande agitação na ponte de comando. E aí vem a terrível comunicação: um rombo de 90 metros na proa! A água entra muito rapidamente apesar dos compartimentos estanques, subindo cada vez mais!

0:05 horas: Vinte e cinco minutos após a colisão. Ouve-se uma ordem: “Todos os passageiros para o convés! Preparar todos os botes salva-vidas!” O operador de rádio recebe a ordem para enviar a mensagem de S.O.S. S.O.S. – “save our souls – salvem nossas almas!” Mas muitos ainda nem se dão conta da seriedade da situação. A banda de bordo continua a tocar suas músicas. E muitos tentam desviar sua atenção do perigo real com a alegria fingida. Aproximadamente 0:30 horas: “Todos para os botes! Mulheres e crianças primeiro! Muitos se negam terminantemente a entrar nos botes salva-vidas. Eles dizem: “Não, nós não vamos. Queremos ficar. Aqui estamos mais seguros. O Titanic não vai afundar”. 0:45 horas: Os primeiros botes são lançados ao mar. Alguns apenas com a metade da sua capacidade de ocupação! Muitos dos lugares seguros nos botes ficam vazios. A maior parte dos 2.200 passageiros fica a bordo perplexa, indecisa. 2:18 horas: Todas a luzes do navio se apagam. O Titanic afunda nas gélidas águas do Atlântico, arrastando para a morte mais de 1.500 pessoas.

Esse foi o trágico final de um dos capítulos da história do orgulho humano. Muitos dos que estavam a bordo do Titanic faziam planos e estavam convictos que alcançariam Nova Yorque. Eles pensavam: “O que pode acontecer a esse navio tão imponente? Ninguém atrapalhará nossos planos!” Mas mesmo assim todos os planos se frustraram naquela noite. A Palavra de Deus nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16,18).

A questão decisiva é, se entreguei minha vida a Deus, colocando-a sob Sua direção ou se tento vive-la e administrá-la sem Ele. Planos sem Deus acabam num beco sem saída. Passar pela vida ignorando-O é uma catástrofe. Quem não coloca Deus em primeiro lugar vive num Titanic. Deus é nosso bote salva-vidas. Só Ele pode ser nosso S.O.S. . Façamos nosso pedido de socorro a Ele.

Peter Bronclik

4 comentários:

  1. OLÁ TEREZINHA, DESCULPA EU NÃO TER ENVIADO ANTES, ANO PASSADO EU ME FORMEI EM PEDAGOGIA, E O MEU TCC FOI SOBRE O ENSINO RELIGIOSO INTERCONFESSIONAL, EU CONVERSEI COM VOCÊ POR E-MAIL E VOCÊ ME MANDOU ALGUMAS DICAS, FICO MUITO AGRADECIDA DE CORAÇÃO, GRAÇAS A DEUS FOI MUITO BOM O MEU TCC E A NOTA FOI 10, QUE DEUS A ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Terezinha gostei muito de seu blog criei um visita lá e pode ficar a vontade.
    Sheila Mara

    http://educandonossosjovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu amo a história do titanic,essa história me fassina,uma coisa interessante não sei se você sabe mais 14 anos antes do titanic afundar foi escrito um livro contando a história de um navio que se chocou com um Iceberg e afundou nas aguas geladas do mês de abril,mais isso foi só uma história,mais 14 anos depoi essa história veio a se tornar realidade, e assim como na história titanic veio a afunda nas aguas geladas do atlantico norte no mês de abril.Paresse que o cara que escreveu este livro sabia de tudo o que viria a acontesser 14 anos depois. NOME ; MIA

    ResponderExcluir
  4. Oi Mia

    Eu não sabia disso. É um fato muito intrigante, Quatorze anos antes?! De vez em quando tenho uns sonhos premonitórios, uns dois dias antes de acontecer, mas esse sujeito é quase um Nostradamus!

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)