TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de setembro de 2008

S. O. S. Titanic



10 de abril de 1912: Um grande dia na história da navegação. O Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico construído até aquela data, parte com 2.200 passageiros a bordo para sua primeira viagem de Southampton para Nova Yorque. Devido a seu engenhoso e bem planejado sistema de compartimentos estanques, ele era considerado praticamente insubmergível. “Nem Deus consegue afundar esse navio!”, afirmaram alguns. 14 de abril, 23:00 horas: O Titanic recebe uma mensagem de rádio. “Cuidado, icebergs!” O aviso é desprezado. Que mal poderia fazer um pouco de gelo para o grande e poderoso navio? Mas então... 23:40 horas: De repente uma enorme montanha de gelo aparece na frente do Titanic. Os alarmes tocam. Um estranho ranger se faz ouvir. Grande agitação na ponte de comando. E aí vem a terrível comunicação: um rombo de 90 metros na proa! A água entra muito rapidamente apesar dos compartimentos estanques, subindo cada vez mais!

0:05 horas: Vinte e cinco minutos após a colisão. Ouve-se uma ordem: “Todos os passageiros para o convés! Preparar todos os botes salva-vidas!” O operador de rádio recebe a ordem para enviar a mensagem de S.O.S. S.O.S. – “save our souls – salvem nossas almas!” Mas muitos ainda nem se dão conta da seriedade da situação. A banda de bordo continua a tocar suas músicas. E muitos tentam desviar sua atenção do perigo real com a alegria fingida. Aproximadamente 0:30 horas: “Todos para os botes! Mulheres e crianças primeiro! Muitos se negam terminantemente a entrar nos botes salva-vidas. Eles dizem: “Não, nós não vamos. Queremos ficar. Aqui estamos mais seguros. O Titanic não vai afundar”. 0:45 horas: Os primeiros botes são lançados ao mar. Alguns apenas com a metade da sua capacidade de ocupação! Muitos dos lugares seguros nos botes ficam vazios. A maior parte dos 2.200 passageiros fica a bordo perplexa, indecisa. 2:18 horas: Todas a luzes do navio se apagam. O Titanic afunda nas gélidas águas do Atlântico, arrastando para a morte mais de 1.500 pessoas.

Esse foi o trágico final de um dos capítulos da história do orgulho humano. Muitos dos que estavam a bordo do Titanic faziam planos e estavam convictos que alcançariam Nova Yorque. Eles pensavam: “O que pode acontecer a esse navio tão imponente? Ninguém atrapalhará nossos planos!” Mas mesmo assim todos os planos se frustraram naquela noite. A Palavra de Deus nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16,18).

A questão decisiva é, se entreguei minha vida a Deus, colocando-a sob Sua direção ou se tento vive-la e administrá-la sem Ele. Planos sem Deus acabam num beco sem saída. Passar pela vida ignorando-O é uma catástrofe. Quem não coloca Deus em primeiro lugar vive num Titanic. Deus é nosso bote salva-vidas. Só Ele pode ser nosso S.O.S. . Façamos nosso pedido de socorro a Ele.

Peter Bronclik

4 comentários:

  1. OLÁ TEREZINHA, DESCULPA EU NÃO TER ENVIADO ANTES, ANO PASSADO EU ME FORMEI EM PEDAGOGIA, E O MEU TCC FOI SOBRE O ENSINO RELIGIOSO INTERCONFESSIONAL, EU CONVERSEI COM VOCÊ POR E-MAIL E VOCÊ ME MANDOU ALGUMAS DICAS, FICO MUITO AGRADECIDA DE CORAÇÃO, GRAÇAS A DEUS FOI MUITO BOM O MEU TCC E A NOTA FOI 10, QUE DEUS A ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Terezinha gostei muito de seu blog criei um visita lá e pode ficar a vontade.
    Sheila Mara

    http://educandonossosjovens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu amo a história do titanic,essa história me fassina,uma coisa interessante não sei se você sabe mais 14 anos antes do titanic afundar foi escrito um livro contando a história de um navio que se chocou com um Iceberg e afundou nas aguas geladas do mês de abril,mais isso foi só uma história,mais 14 anos depoi essa história veio a se tornar realidade, e assim como na história titanic veio a afunda nas aguas geladas do atlantico norte no mês de abril.Paresse que o cara que escreveu este livro sabia de tudo o que viria a acontesser 14 anos depois. NOME ; MIA

    ResponderExcluir
  4. Oi Mia

    Eu não sabia disso. É um fato muito intrigante, Quatorze anos antes?! De vez em quando tenho uns sonhos premonitórios, uns dois dias antes de acontecer, mas esse sujeito é quase um Nostradamus!

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)