Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

11 de fevereiro de 2010

Barulho de carroça


Há pessoas com quem convivemos diariamente, temos uma amizade sólida, que são compenetradas, sérias e que dificilmente esboçam um sorriso. Outras são expansivas, alegres, barulhentas, engraçaçadas e quando chegam a algum local não passam despercebidas. São as que sempre estão de bem com a vida, que, como diz o dito popular, "fazem do limão uma limonada".

O brasileiro, por natureza é uma pessoa alegre e manifesta isso no sorriso aberto, no toque, na fala, no jeito de viver. A maior parte dessas pessoas, mesmo enfrentando situações difíceis como problemas financeiros ou familiares, doenças ou qualquer outra dificuldade, encara a vida com alegria. Conforme afirmam os críticos, elas têm o famoso "jeitinho brasileiro de ser", que alguns criticam por querer levar vantagem em tudo, mas que tem seu lado positivo quando se tira vantagem sem prejudicar ninguém.

Uma pessoa que age contrariamente a esse modo de ser da maioria, pode receber críticas. Todos podemos ser, em algum momento, uma pessoa chata, popularmente conhecida por "espalha roda", mas quando alguém quer impor seu pensamento e não se importa em ferir moralmente outra pessoa, quando apresenta um comportamento egoísta, inflexível, contestador por motivos aparentemente fúteis, então, para elas cabe uma frase, que meu genro Eduardo sempre repete aqui em casa e sempre achamos graça e rimos muitos: "Tem gente que tem barulho de carroça na cabeça"!

Todos temos o direito de expressar o que pensamos e nosso comportamento reflete nosso estado de espírito, mas precisamos ficar alerta: podemos estar com "barulho de carroça na cabeça", incomodando outras pessoas, sem nos dar conta disso. A conscientização nos leva a uma mudança de postura.


T. Bordignon

2 comentários:

  1. Esse "barulho de carroça na cabeça" em nosso meio é bem comum, uma grande amiga costuma dizer que quando uma pessoa faz um grande alarde o que ela precisa é de uma grande ajuda essa pode ser entregue em forma de um abraço quando não se tem muito o que dizer. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)