Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

2 de fevereiro de 2010

Um livro sem palavras

Vejam que graça este livrinho.











Foi feito quando minha filha Marcia estudava o curso de Magistério. A professora Nelci D'Ávila solicitou à turma que cada aluno desenhasse um livro que expressasse uma mensagem, mas não deveria conter palavras, apenas imagens. Após algumas tentativas, minha filha me pediu uma sugestão. Trocamos nossas idéias e eu acabei dando uma ajudazinha também. O livro correspondeu às expectativas da professora, e ela solicitou sua doação para mostrá-lo a alunos de outras turmas.Passaram-se alguns anos, professora se aposentou, minha filha se casou, mas o livrinho ficou guardado. Eu nunca tomei conhecimento disso. Um dia, quando eu fazia minha caminhada, passei como de costume, em frente da casa da professora. Ela me abordou com o livro nas mãos e o devolveu, para que eu o entregasse para a Marcia, que hoje é advogada. Ele acabou ficando em minha casa. Eu o guardo com muito carinho. Aí está uma sugestão de trabalho para você desenvolver a criatividade de seus alunos. Peça que desenhem livrinhos sem palavras, você vai se surpreender com o resultado!


Esta é a Marcia.

4 comentários:

  1. Considerando que sempre fui uma negação para artes, ao contrário de minha mãe,quando tive que desenvolver esse trabalho dei a seguinte idéia para ela: "Mãe, desenha pra mim?" Hahahaha. Ela não concordou e me deu modelos pra que eu desenhasse. Não me lembrava mais desse livrinho. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não me recordava desse detalhe, mas valeu, pelo menos você pode se orgulhar de tê-lo feio. Aprendi com minha mãe, que não me deixava desenhar nos cadernos de meus irmãos. Eu só podia fazer o desenho de abertura. É como diz o dito popular: "Não dê o peixe, ensine a pescar".

    ResponderExcluir
  3. Mãe e filha lindas!
    Obrigada Terezinha...para quando um novo post lá no lugar do ouro?
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! Esse trabalhinho me fez lembrar muito quendo era pequena e a professora aplicou esse trabalho. Hj se lecionar estaria tb trabalhando com esse metodo de imaginario.
    Parabéns!!
    Bjs Rô

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)