Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de junho de 2010

Flor de lótus

A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).

Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.

Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.

No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.

Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:


Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus


O deus elefante (Ganesha)


Lakshmi (a deusa da prosperidade)


Shiva, (O destruidor)


COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:

1- Planta da família das ...

2- Era a flor … da espiritualidade.

3- O botão da flor tem a forma de um ...

4- É também a única planta que regula seu ... interno

5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...

6- Deus indiano representado na figura de um elefante …

7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.

8- Pais onde é admirada quando chega a primavera

9- É da mesma família da … régia.

10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,

11- Deusa indiana da prosperidade: …





Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.


1- Quais são suas verdadeira qualidades?


2- Desenhe de suas qualidades.



3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?


4- Pinte a flor de lótus.

2 comentários:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)