Este é um
filme que pode ser trabalhado com crianças, com jovens e com adultos, depende
do enfoque que o professor quiser dar. Ele prende a atenção pela beleza das imagens do ambiente e narra
as proezas de um garotinho africano, bom e corajoso, chamado Kiriku, que por nascer diferente dos demais
de sua aldeia, foi discriminado.
Assim que
nasceu, ficou sabendo que sua aldeia sofria sob o domínio de uma feiticeira
chamada Karabá, por isso, movido de coragem e determinação toma várias
iniciativas e realiza diversas proezas para libertar o seu povo.
O fato de ser
discriminado não intere em suas decisões. Ele concretiza diversas ações que
muitos adultos de sua aldeia não conseguiram: salva as crianças de serem
raptadas, soluciona o problema da água com muita inteligência, usa diferentes estratégias, destacando-se um chapéu para se esconder
e enganar a feiticeira e a luta com animais.
Karabá, a
feiticeira, é uma mulher vaidosa e amargurada, conseqüências de um sofrimento
muito grande. Ela impõe regras dificílimas
de serem cumpridas, escraviza o povo através do medo, rouba, trapaceia, mente, é autoritária, tudo
para mostrar-se poderosa. Ela não gosta de crianças, principalmente de Kiriku,
pois este a desafia.
As mulheres da
aldeia sentem medo da feiticeira, porque seus maridos, após saírem para a luta,
não mais retornaram. Elas acreditam que eles foram devorados. Precisam buscar
água muito longe, quase não têm comida.
A mãe de
Kiriku faz tudo o que pode para educar seus filho, e apesar do seu esforço é criticada pelas
outras mulheres.
O avô é o
feiticeiro, que conhece o sofrimento da aldeia e o poder da feiticeira, mas espera
a solução de Kiriku.
Kiriku é um
menino muito amado, porém o povo só se dá conta disso quando reflete sobre a
forma de tratamento dispensada ao menino.
.
O filme abre um leque de opções para o professor
trabalhar em sala de aula: sexualidade, costumes sociais, reflexões sobre
maldade, preconceitos, escravização, coragem, trabalho feminino, cultura
africana, entre outros.
Terezinha Bordignon
QUESTÕES SOBRE O FILME KIRIKU
PARA O PROFESSOR INTERAGIR COM O ALUNO
- Kiriku nasceu com dons especiais, quais eram esses dons?
- Ele nasceu com uma missão. Que missão?
- A aldeia em que Kiriku nasceu era perseguida por uma feiticeira. Que
maldades ela fez para os habitantes da aldeia?
- Kiriku usou um chapéu para ir até a feiticeira. Para que servia o
chapéu?
- O que Kiriku quer muito saber?
- Kirirku buscou o sábio da montanha. Por quê?
- Durante o filme Kiriku praticou vários atos de coragem. Quais foram
esses atos?
- A feiticeira tinha um motivo para toda sua maldade. Qual era o motivo?
- Por que Karabá roubava o ouro das mulheres?
- A mãe de Kiriku tinha passado por vários problemas. Cite algum.
- Que conselho especial o sábio da aldeia deu a Kiriku?
- O sábio da montanha era avô de Kiriku. Por que Kiriku buscou seu colo?
- A mãe de Kiriku tinha passado por vários problemas. Cite alguns.
- As mulheres da aldeia andavam com os seios à mostra e as crianças
estavam nuas. Como você explica isso?
- Como as pessoas da aldeia celebravam seus momentos de alegria?
- Por que as pessoas da aldeia tinham medo de Karabá?
- Por que Kiriku conseguiu libertar a aldeia do poder da feiticeira e os
outros homens não conseguiram?
- No final do filme, quem vence?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)