TRANSLATE

Busque arquivos antigos

20 de fevereiro de 2014

Arte indígena


http://museu2009.blogspot.com.br/

Os indígenas pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. A pintura corporal garante sorte na caça, na guerra, na pesca, e na viagem. Cada tribo pintura conforme seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser simples, porém nas festas é mais elaborada. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.

A arte plumária serve para enfeites como  mantos, máscaras, cocares, e passa aos seus portadores elegância e majestade. Esta é uma arte busca apenas a beleza. Existem dois estilos na criação das peças de plumas dos índios brasileiros:
            As tribos dos cerrados e savanas fazem trabalhos grandes, como os diademas dos índios Bororó ou os adornos de corpo dos Kayapó. A tribos silvícolas, que vivem nas florestas, como a dos Kaapor fazem peças mais delicadas.

            A maior preocupação é com o colorido e a combinação das cores. As penas geralmente são sobrepostas em camadas, como nas asas dos pássaros. Além de bonito, esse trabalho indica a posição de chefe dentro do grupo. Cada povo indígena tem uma maneira própria de expressar sua arte. Os índios brasileiros fazem os seguintes trabalhos artísticos:

Danças, cânticos, pintura corporal, perfuração da pele, cerâmica, tecelagem,  trançado de cestos, balaios, peneiras, armadilhas para caça e pesca, abanos, cocares, tangas, pulseiras e redes. Instrumentos musicais, armas como machado, arcos, flechas e arpões. Construção de máscaras,  barcos, remos, estacas de cavar e pás...


            Os desenhos indígenas são normalmente elaborados de forma abstrata e geométrica.


O ÍNDIO E A NATUREZA
No Brasil foram devastadas florestas, contaminado rios e lençóis d'água, explorados subsolos,... e que 
hoje uma pequena parcela da população consciente tenta recuperar.  Graças à resistência indígena de não aceitar a imposição do homem branco, é que se mantém viva a chama do respeito à natureza e ao meio ambiente, fazendo do índio e da natureza, um exemplo de vida harmoniosa.

Com a interiorização da colonização portuguesa os recursos naturais foram sendo devastados. A vinda de imigrantes, principalmente no sul do país, contribuiu para a destruição das florestas sem consciência de manter o equilíbrio com o meio ambiente. Alguns índios não conscientes aceitam propinas de madeireiros para a retirada de madeira de alto valor comercial em algumas Terras Indígenas. É preciso criar uma fiscalização permanente para coibir esta prática abusiva que só dá lucro aos madeireiros.

A consciência de preservação do meio ambiente por parte do índio se constata na prática. Mas é preciso que o homem branco se conscientize também desta importante tarefa para o futuro do Brasil e do mundo. Mas é preciso que os povos indígenas não sejam novamente sacrificados.

©hjobrasil


EXPLORAR ORALMENTE:
1- Porque os indígenas pintam seus corpos?
2- Na tribo, quem tem a função de realizar a pintura corporal?
3- Cite exemplos de arte plumária.
4- Quais os trabalhos realizados pelos indígenas brasileiros?

5- Qual é a forma dos motivos indígenas?


LEITURA DRAMATIZADA:

I - Juca-Pirama (Fragmento)

(Gonçalves Dias)


Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi

Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.







VASO KADIWEU


VASOS  MARAJOARA



PINTURA XINGU





Pinte o vaso usando motivos da pinturas Kadiweu, Marajoara ou do Xingu


ÍNDIOS BRASILEIROS





CONFECÇÃO DE CARTAZ EM EQUIPE:
Fazer uma pintura facial e colar penas de aves, formando um cocar. 
Expor os trabalhos para apreciação



PINTURA DE CAMISETA


Pintar motivos indígenas em camisetas.
As camisetas podem ser usadas. 
Os motivos podem ser outros.
Desfile de camisetas.


FLAUTA DE MADEIRA


 ´-
Uma sugestão para trabalhar musicalidade usando material barato: Flauta feita com canudinhos de plástico.  Não testei. Créditos a  

3 comentários:

  1. adorei a ideia sobre arte indígena parabens.

    ResponderExcluir
  2. só poderia ter as respostas... mas o texto esta perfeito

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)