TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de fevereiro de 2014

Esculturas e máscaras africanas


Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IX e X) esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XII al XV). Estas últimas mostram a grande técnica naturalista.
Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte são retirados do cotidiano: a religião os aspectos naturais da região, por isso esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc. 






Criar máscaras em diferentes materiais: argila, papelão, madeira... , ou incrementar esses modelos fazendo uma colagem com tecido rústicos, penas, linhas, papelão...


CHEGADA AO BRASIL 
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira. 


COLAGEM:
Pele - negra, pode ser feita com lápis de cor. A mulher está sem roupa
Cabelos - Lã, bombril, papel, etc...
Muitos colares no pescoço - pode ser miçangas coloridas
Brinco - Argola de metal ou plástico



Bonecas negras, feitas com retalhos de malha amarrados. Roupas de tecido coladas. Olhos pintados de branco



Motivo para faixa decorativa

2 comentários:

  1. nao ajudou,queria escultura de argila pra escola

    ResponderExcluir
  2. Vlw me ajudou no trabalho da escola

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)