TRANSLATE

Busque arquivos antigos

22 de abril de 2014

A escultura grega no Período Clássico



                     O Período Clássico, compreendido ente 450 a 323 a.C.,  foi o apogeu das artes gregas, quando foram realizadas esculturas imponentes.  A primeira delas foi o Discóbulo de Miron, O que marca essa obra é a introdução do movimento real. A seguir, Fidias, com as estátuas de Zeus e de Atena, imagens dotadas de grande beleza.
            Foi um período em que se sucederam as mais importantes conquistas naturalistas e se criam convenções a respeito de proporções do corpo humano, que até hoje permanecem como referência para a arte e a cultura de grande parte do mundo. O surgimento foi em Atenas, onde a democracia  pregava liberdade individual, o que favorecia a arte mundana
            O corpo humano passa a ser estudado cientificamente e as esculturas são representadas com maior rigor anatômico: são mostrados os músculos, as posições, as tenções. As proporções são respeitadas. O escultor Policleto criou os padrões de beleza e atribuiu ao corpo, sete vezes o tamanho da cabeça. As esculturas abandonam a frontalidade e a rigidez, os artistas se preocupam com a representação natural das figuras humanas e na forma idealizada de homens e mulheres em movimento, o que pode ser observado nas estátuas de homens e deuses em diferentes poses. Essas esculturas recebiam pinturas em cores vivas principalmente nas roupas e cabelos. O bronze, por ser mais resistente que o mármore, passa a ser utilizado.  As características  das esculturas deste período foram: realismo idealizado, naturalismo,  equilíbrio, serenidade, perfeição anatômica, robustez, força  e majestade. Nos templos e sepulturas foram encontradas esculturas de homens atletas, nus, e mulheres vestidas com roupas esvoaçantes, marcadas por padrões geométricos e adornos como coroas, cintos e armas. Surge o nu feminino. Os movimentos nas esculturas estão principalmente nos ombros e ancas, ligeiramente torcidos, uma das pernas sustentando o peso e outra levemente flexionada.
                 

Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)