Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

22 de maio de 2014

Abstracionismo


      Abstracionismo é qualquer obra de arte que não faz uma representação dos objetos. O artista abstracionista usa cores, linhas e manchas para criar formas indefinidas, não copiando a realidade.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o iniciador da pintura abstrata.
O abstracionismo está dividido em duas tendências: o abstracionismo informal e o abstracionismo geométrico.
O abstracionismo informal expressa os sentimentos e as ideias do artista com total liberdade de expressão e utiliza cores e formas de maneira espontânea.
      No abstracionismo geométrico as formas as cores são organizadas. A base da composição são linhas e figuras geométricas. Malevitch e Pieter Mondrian são alguns dos representantes desse estilo.

No Brasil, o abstracionismo manifestou-se no trabalho dos artistas japoneses Manabu Mabe e Tomie Ohtake. Dentre os pintores brasileiros destacam-se: Iberê Camargo, Wega Nery e Henrique Boese.



SUGESTÃO:


Pieter Mondrian



Modelo para colagem com papéis coloridos, pedaços de tecidos ou E.V.A.


Criar uma pintura para a xícara usando as característica de Pieter Mondrian.



Henrique Boese


Fazer uma releitura, pintando com cores diferentes.







Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)