TRANSLATE

Busque arquivos antigos

16 de junho de 2014

Expressionismo

EXPRESSIONISMO
        
         É um movimento de reação ao passado, contra o Impressionismo.
Surgiu no final do século XIX, na Alemanha, por volta de 1905. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e captar os sentimentos profundos, subjetivos, como por exemplo a angústia, miséria, solidão e aborda temas proibidos como demonismo, sexualidade, fantasia, perversão. Este movimento tem uma visão trágica e revela o lado pessimista da vida. Preocupa-se com com a vida e com a morte, mostra as desgraças e provoca impacto emocional no expectador e distorce a realidade.

HISTÓRIA E REPRESENTANTES 
Ocorreu na Alemanha onde atingiu vários pintores num período de guerra. No expressionismo, as obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente, precisando de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que isto era o que menos interessava. 

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh,  que manifestou os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, Cézanne, Gauguin, Matisse e o norueguês Edvard Munch,  autor da obra O Grito.
        
CARACTERÍSTICAS DO EXPRESSIONISMO:
-  Forte manifestação na pintura.
- Cores fortes e puras.
- Formas retorcidas.
- Composição agressiva
- Também se manifestou na literatura, cinema, teatro, música, dança, arquitetura, fotografia  etc.
- Na década de 40, surge em Nova York o expressionismo abstrato. Este movimento foi criado por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Seus estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos.

http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701


Van Gogh



 Gauguin - Mulheres na praia




 Gauguin – Mulher com a flor




 Edvard Munch – O grito





Edvard Munch – A voz




Pablo Picasso - Les Demoiselles d'Avignon




Marc Chagal





Marc Chagal





  Fazer uma releitrura: Edvard Munch – O grito _ 


Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)