Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de junho de 2014

Tipos de Ritos


Um dos ritos mais simples é a oração. Esta é uma cerimônia que oferece uma aproximação ao sagrado com um mínimo de requisitos; muitas vezes basta apenas o a palavra para estabelecer uma ligação com a divindade. A oração pode ser individual, onde tende a assumir características mais livres, de acordo com cada indivíduo; ou pode ser coletiva, cantada pela comunidade na cerimônia ou guiada pelo sacerdote, rabino, pastor, ancião...  A oração pode ainda ser acompanhada de gestos (dançar, ajoelhar ou curvar, unir as mãos, etc.) ou apoiada por objetos ou locais sagrados (cruzes, máscaras, armas; mesquitas, capelas, etc.).

Quando nasce uma criança, para que seja aceita pela comunidade, é necessário um ritual que o torne parte do grupo social. Este ritual pode consistir no batismo, circuncisão, atribuição de um nome.

A entrada na idade adulta. A puberdade  requer um ritual de passagem que, a maioria das vezes, simboliza a morte da infância e o renascimento enquanto adulto. Os ritos da morte e renascimento, porém, podem ser cruéis e até brutais. Surgem muitos testes de resistência e de coragem, especialmente para os rapazes, e mesmo mutilações; um dos símbolos da morte e renascimento, nalgumas religiões, encontra-se no ritual de colocar os jovens em túmulos especiais para o efeito ou no receber de um novo nome. A iniciação no novo estatuto é ainda acompanhada pela aprendizagem de segredos religiosos próprios a cada sexo, e de tradições, deveres, leis, direitos, técnicas e tarefas próprios do adulto.


O casamento. O ritual que acompanha o casamento destina-se a tornar clara a união de um homem e de uma mulher, separando-se das respectivas famílias (ou separando-se apenas de uma, sendo um dos cônjuges integrado na família do companheiro) e recebendo a aprovação de ambas as famílias para a união.


A morte. Os ritos fúnebres permitem que o morto entre no reino dos mortos. Se não forem realizados, o morto fica impossibilitado de permanecer quer no reino dos mortos quer no dos vivos, deambulando sem sossego por entre os dois. Muitas vezes, estas cerimônias incluem ritos cujo objetivo é impedir que o morto regresse ao mundo dos vivos, onde poderia exercer uma influência maligna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)