TRANSLATE

Busque arquivos antigos

7 de setembro de 2014

Zigurates da Mesopotâmia e Pirâmides do Egito,

            

            A Pré-História foi um período histórico do qual pouco se sabe, pois como não existia ainda a escrita, não foi documentado. O que se sabe desse período é constato naquilo que restou: pinturas rupestres feitas nas paredes de cavernas. O homem do Paleolítico realizou esculturas. No Neolítico aprendeu a tecer, fabricar cerâmicas, construir casas, criou a escrita. Começou a pensar na coletividade.  Nesta época surgiram os dolmens, primeiras construções de grande porte com utilidade coletiva. Assim a humanidade foi evoluindo e fazendo construções cada vez maiores, sempre com alguma utilidade. 



            O Zigurate foi um tipo de templo religioso da Mesopotâmia dedicado ao deus Marduk, construído em formato de pirâmide terraplanada composta de dois a sete andares ou câmaras. Cada andar possuía uma área menor. O centro era construído com tijolos queimados, feitos por escravos, o que lhe concedia maior resistência, enquanto que sua parte externa era construída com tijolos secos ao sol, com menor resistência. Era enfeitado geralmente com vidros de cores variadas. Sua criação deve-se aos sumérios, babilônicos e assírios. Somente os sacerdotes, que eram pessoas de prestígio na sociedade, podiam entrar em seu interior e conversar com os deuses, cabia a eles a responsabilidade da adoração,  interceder pelas necessidades humanas, e de lá controlar a elite. No topo da construção havia um templo onde o rei tomava parte nos rituais religiosos. O acesso ao templo era feito por rampas ou escadarias estreitas que iam de sua base ao cume. Os Zigurates mais antigos foram construídos no final do terceiro milênio a.C. e os mais novos no século VI a.C.


             Os egípcios eram extremamente religiosos. Adoravam um só deus, Aton que era alimentado, banhado e vestido pelos sacerdotes. Acreditavam na ressurreição da alma e na vida após a morte. As Pirâmides eram construções em formato geométrico onde era sepultado o corpo do Faraó ou de uma pessoa importante após sua mumificação. Para os egípcios elas se equiparavam aos raios do sol sobre a Terra, sem o sol não há vida, sem as Pirâmides também. No Egito, o poder era centralizado, o Faraó tinha o governo e considerado uma divindade. O comércio era feito nos templos e palácio e controlado pelo Estado. A base da economia era a agricultura, que era irrigada pelo Nilo. Os camponeses trabalhavam até o meio do ano. A outra metade era dedicada à construção de grandes obras públicas. Faziam parte da elite os monarcas, os sacerdotes, os chefes militares e a classe alta do governo. A Pirâmides foram construídas coma riqueza do império com mão obra escrava. Normalmente eram divididas em duas ou três câmaras. A primeira destinava-se aos profanos, a segunda reservada ao Faraó e a terceira aos sacerdotes.
 
            Fazendo uma comparação entre as duas construções constatam-se algumas diferenças:

  


O Zigurate tinha o formato de uma pirâmide com algumas diferenças: Havia um templo em seu topo destinado  a cerimônias religiosa. Era um local de manifestação do poder de divino. Servia para fazer a transição de deus à terra e do homem ao céu, uma espécie de ponte para se chegar ao paraíso. Acreditava-se ser a morada dos deuses, local que os deuses escolhiam ficavam perto da humanidade. Não se destinava apenas a função religiosa, era um local de estudo dos astrônomos ponto estratégico para observar os inimigos e um local apropriado para estocar os produtos agrícolas. Os Zigurates eram construídos em andares. Seu acesso era feito pelo exterior, por escadas ou rampas.
            As Pirâmides tinham a função de túmulos. O formato era triangular de quatro lados.
Suas quatro faces eram completamente lisas. O acesso a seu interior era protegido por galerias de estátuas de grande porte e esfinges. No interior das Pirâmides, além do corpo mumificado do Faraó, ou de uma pessoa importe, eram guardadas estátuas religiosas, objetos usados em rituais religiosos, tesouros em ouro, prata e pedras preciosas. As Pirâmides foram construídas em pedras, por isso resistiram ao tempo.

fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)