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22 de fevereiro de 2015

Arte Pop




A Pop Art é um movimento artístico expressionista popular que surgiu na Inglaterra nos finais dos anos 50 e nos Estados Unidos no final da década de 60. Foi um movimento reacionário à arte abstrata, muito consumida pela elite.
Serviu aos valores dos países que precisaram reconstruir suas economias após a Segunda Guerra, e  cujo pensamento era consumir exageradamente para aquecer a economia. 
A Pop Art está a serviço da Indústria Cultural e da Cultura de Massa. A industria Cultural vê as coisas como descartáveis,  fabrica produtos baratos e em série. O ser humano também é visto como descartável. Os trabalhadores que fabricam não são valorizados à altura do que merecem. Também serve à Cultura de Massa que faz o uso de linguagem simples para atender pessoas com pouca cultura.
Uma linguagem própria foi desenvolvida pela A Pop Art. Passou a fazer uso de imagens da publicidade e dos meios de comunicação: logomarcas, produtos populares, artistas do cinema e da música. Dentre suas características, destacam-se: o uso de cores vivas, a modificação do objeto, a apresentação da mesma imagem em cores diferentes.
Com meios de comunicação cada vez mais aperfeiçoados, a vida das pessoas foi sendo continuamente afetada pela Arte Pop continua estimulando ao consumismo exagerado. Está em quase todos os lugares: revistas, jornais, cartazes, internet, propagandas espalhadas em panfletos, outdoors. ..

O desenho a seguir foi inspirado em uma propaganda para vender calçados, que usa a Internet de uma forma muito eficiente, pois faz a venda pelo site e após o pagamento do produto, chega agilmente ao consumidor.  Os modelos expostos no site são muito variados e adequam-se  às estações do ano e às tendências da moda e ao bolso do consumidor. O principal alvo é o público feminino. A marca do produto que está no desenho é uma alegoria à marca dos calçados vendidos pela Internet.



As figuras foram pintados em cores vivas como na Art Pop. Conforme os preceitos da indústria cultural e da cultura de massa. A cor é um dos fatores decisivos na venda de um produto. Incentiva o consumidor a sentir uma necessidade impulsionado pelas apelações do “compre agora, aproveite, frete grátis, compre com cartão, baixo custo” Ela pode despertar o desejo de compra e influenciar na decisão de adquirir o produto, mesmo o comprador não tendo muito poder aquisitivo. Ela também faz com que um produto se torne descartável até mesmo antes de ser consumido, se deixar de estar nas tendência da moda. Ou  faz com que o consumidor se sinta ultrapassado para acompanhar  a moda e o ritmo da vida moderna e decida pela compra novos produtos.


Pense no seu dia a dia,  no que o agrada na nossa cultura de massa, produza uma Pop Art.


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A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)