TRANSLATE

Busque arquivos antigos

12 de abril de 2015

Arte Postal



A Arte Postal surgiu nos anos 60, em Nova York, Estados Unidos, quando o mundo estava divido em capitalismo e socialismo. Neste período, muitos países eram controlados por ditadores, que proibiam a liberdade de expressão. Teve por fundador Ray Johnson, que por irreverência, costumava escrever do lado de fora do envelope, assim a carta perdia sua privacidade. Outros artistas passaram a customizar envelopes com colagens, fotografias, escritas ou pinturas para enviar suas obras, ou ainda a postarem envelopes vazios. Neste período, os artistas plásticos trocaram correspondências entre si através dos Correios.
Esta arte foi uma forma de correspondência muito utilizada durante a Guerra Fria, quando no Brasil, acontecia a Ditadura Militar, período de muita censura. Foi uma forma dos artistas se comunicarem ludibriando as autoridades. Em 1975, no Estado de Pernambuco, aconteceu a I Exposição Internacional de Arte Postal, organizada pelo artista, mas foi fechada pela censura por apresentar um trabalho criticando o Regime Militar, quando não aconteciam eleições.
Na década de 80, essa arte ficou adormecida, retornando nos anos 90, de outra forma: através de e-mails e de sistemas de compartilhamento de opiniões na internet.
A característica principal desta arte é a liberdade de expressão. O movimento está ligado às vanguardas instauradas no século XX. Os artistas futuristas e dadaísta foram os primeiros a usarem cartões postais de forma artística. Dentre eles, destaca-se Marcel Duchamp, que acreditava que qualquer pessoa poderia intervir numa criação artísticas. É isso que a arte postal faz, ela permite a participação de várias pessoas. Kurt Schwitters introduziu a idéia da não comercialização de obras de arte. O surrealismo colabora com essa arte através do coletivismo e do intercâmbio quando usa colagem de carimbos e selos em suas obras.
Desses elementos dos anos 60 e 70 surgem criações artísticas que privilegiam a arte como um produto de comunicação e produção coletiva. Os artistas são co-autores e a obra de arte é modificada, privilegiando o intercâmbio político e cultural. É uma arte que foi usada para protesto político.
Atualmente nas redes são virtuais, todos podem interagir em tempo real, quebrando barreiras físicas, espaciais e tecnológicas. Apesar de ser revolucionária, a Arte Postal é  quase desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)