Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de agosto de 2015

Bidimensional e Tridimensional






            ESPAÇO BIDIMENSIONAL
            Um espaço é bidimensional quando é representado um espaço tridimensional com comprimento, largura e profundidade em uma superfície bidimensional, isto é, com apenas comprimento e largura, como por exemplo a superfície de um papel ou uma tela. O espaço bidimensional pode ser desenhado com pontos, linhas curvas, sinuosas ou quebradas, acrescida de cores e texturas. As formas desenhadas em superfícies bidimensionais podem criar a ilusão de ter três dimensões.



            ESPAÇO TRIDIMENSIONAL
            Vivemos num mundo tridimensional, com comprimento, largura e profundidade. Todas as vezes que um objeto é movimentado ele toma formato diferente, porque sua relação com os olhos humano foi modificada. É na mente que o tridimensional ganha significado. Além de comprimento, largura e profundidade, o tridimensional possui também cor, textura, ponto, linha, direção, posição, contraste... O espaço tridimensional é o espaço real, onde os objetos estão situados, onde ocupam seu lugar. Esse espaço tem o ar como elemento circundante como fundo. Podemos acrescentar ou retirar partes desses objetos de todos os lados. As formas tridimensionais podem ser uma unidade que foi escavada ou entalhada, como por exemplo nas esculturas de argila e pedra, podem também ter partes interligadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)