Aprendendo a participar
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
TRANSLATE
Busque arquivos antigos
28 de maio de 2010
26 de maio de 2010
Exercite seu cérebro
Para que lado a mulher está se movendo? Se você vê ela se movendo em sentido horário, você está usando o lado direito do seu cérebro; se você a vê se movendo em sentido ati-horário, você está usando o lado esquerdo do cérebro. Algumas pessoas podem vê-la se movendo para os dois lados, mas a maioria não consegue.
Tente vê-la se movendo nas duas direções. Se você conseguir fazer isso, já é uma vitória (não há números para o Brasil, mas estima-se que apenas 14% da população norte-americana consegue vê-la se movendo para os dois lados). E se conseguir fazer isso SEM TIRAR os olhos dela ou piscar (e voluntariamente), seu QI é acima de 160, segundo um teste da Universidade de Yale (que desenvolveu essa figura).
Categoria:
Curiosidades
18 de maio de 2010
Questionamentos pessoais
1- O que eu espero para este ano?
2- Como posso aperfeiçoar minhas qualidades?
3- Quais são minhas dificuldades pessoais? (medos, angústias,
fraquezas)
fraquezas)
4- Como posso ajudar meus colegas durante este ano?
5- Como pretendo estar no final do ano?
6- Como posso conseguir um futuro de sucesso?
7- Que tipo de pessoa eu sou?
8- O que eu penso sobre a vida?
9- Desenho de uma qualidade minha.
10- Desenho do meu futuro.
Atividade baseada em sugestão do Jornal "O transcendente"
Categoria:
Valores - II
30 de abril de 2010
Trabalhando com tirinhas
SUGESTÃO:1- Pesquise no dicionário o significado de covarde.
2- Você acha que os fortes e coajosos são os que falam grosso, mentem e brigam pelo poder?
3- Quando uma pessoa é forte e corajosa?
4- Ser amável, educado com as outras pessoas é uma atitude corajosa? Por quê?
5- O personagem do quadrinho se deixou influenciar pela opinião dos outros?
6- Os corajosos de acordo com o cartoom são uma minoria. Você acha que também é corajoso? Por quê?
7- Nem todas as opiniões são boas e verdadeiras. O que devemos fazer quando não concordamos com a opiniao de alguém?
8- Quando devemos mudar de opinião?
9- De acordo com o desenho da terceira tirinha, qual o significado de 'respeito' 10- Mesmo quando não gostamos de o trabalho de alguém devemos valorizá-lo. Por quê?
OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA DENTRO DOS BALÕES EXPRESSANDO UMA MENSAGEM :
Mensagem de paz
Categoria:
Valores - III
23 de abril de 2010
22 de abril de 2010
Recriando um poema
O tatu cava um buraco
a procura de uma lebre,
quando sai pra se coçar,
já está em Porto Alegre.
O tatu cava um buraco,
e fura a terra com gana,
quando sai pra respirar
já está em Copacabana.
O tatu cava um buraco
e retira a terra aos montes,
quando sai pra beber água
já está em Belo Horizonte.
O tatu cava um buraco,
dia e noite, noite e dia,
quando sai pra descansar,
já está lá na Bahia.
O tatu cava um buraco,
tira terra, muita terra,
quando sai por falta de ar,
já está na Inglaterra.
O tatu cava um buraco
e some dentro do chão,
quando sai pra respirar,
já está lá no Japão.
O tatu cava um buraco
com as garras muito fortes,
quando quer se refrescar
já está no Pólo Norte.
O tatu cava um buraco
um buraco muito fundo,
quando sai pra descansar
já está no fim do mundo.
O tatu cava um buraco
perde o fôlego, geme, sua,
quando quer voltar atrás,
leva um susto, está na lua.
Sérgio Capparelli
SUGESTÃO:
1- Leitura individual
2- RESPONDA:
a- Quantas estrofes tem o poema?
b- Quantos versos?
c- Onde há rima?
d- Quais as ações do Tatu?
e- Quais os locais visitados pelo Tatu?
3- PRODUÇÃO DE TEXTO EM DUPLAS:
a- Escrever novas quadras sobre a viagem do Tatu.
Manter sempre o 1º verso e parte do 3º. Assim
O tatu cava um buraco
.....................................
Quando sai pra ...................
.....................................
Categoria:
Poemas
Assinar:
Comentários (Atom)






