Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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15 de agosto de 2014

Como ensinar diálogo

Muitos alunos têm dificuldade para entender como se escreve um diálogo, não sabem quando devem usar parágrafo e travessão. Ensine-os usando balões. A atividade a seguir é feita a partir de um desenho bem simples que contém dois personagens. É importante que o professor acompanhe a atividade e esclareça as dúvidas. 


1- Os alunos devem escrever as falas do policial e do presidiário dentro dos balões de forma bem simples, apenas uma frase por balão.



DIÁLOGO: ......................................................................

            Um tumulto no Presídio São José provocou a maior confusão. Um detento quase fugiu. Por sorte o Policial Militar correu atrás do preso. Entre eles aconteceu a seguinte conversa:

 
 
            E a situação piorou:
 
 
 
 

            O Policial Militar conseguiu dominar o homem e o devolveu ao presídio.


2- As falas escritas saem dos balões e são escritas no caderno. Cada vez que um dos personagens fala é necessário o uso de parágrafo e travessão. A fala do narrador é escrita com parágrafo, mas sem travessão. 

3- Exposição dos textos num mural, para que todos conheçam o trabalho coletivo.



4- Leitura do livro Chapeuzinho vermelho.

5- Faça dedoches do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho e peça para alguns alunos recontarem oralmente a estória.

6- Aplique o mesmo procedimento com balões. O alunos devem escrever algumas falas entre o Lobo Mau e a Chapeuzinho, mas oriente-os para que mudem as falas e dêem um desfecho diferente do tradicional.

7- Reescrita das falas dos balões no caderno.

14 de agosto de 2014

Como pintar copo de vidro com esmalte

11 de agosto de 2014

Leitura e Arte


Um novo fóssil de dinossauro foi achado em Cuenca, na Espanha, e parece responder a uma antiga questão da paleontologia: afinal, as aves são uma sequência evolutiva dos grandes répteis do passado? Este novo fóssil encontrado pode estar nos aproximando da solução: cientistas espanhóis descobriram que o dinossauro em questão tem uma espécie de corcova, que pode indicar a presença de um primitivo folículo de penas.

Eis o nome que a nova espécie recebeu: Concavenator Corcovatus (que significa “carnívoro de corcovas de Cuenca”), e foi subdividido em um grupo conhecido como terópodes (é deste grupo que os pássaros foram supostamente originados). Estes dinossauros eram encontrados no continente de Gondwana (curso rápido da geografia que você já viu na escola: há 200 milhões de anos, o continente único, Pangeia, se dividiu em Laurásia e Gondwana. A Gondwana daria origem aos continentes do hemisfério sul), no período triássico.
http://hypescience.com/mais-uma-evidencia-de-que-as-aves-vieram-dos-dinossauros-e-encontrada/

1- Leitura do texto: 
a- Leitura feita pelo professor
b- Leitura silenciosa
c- Leitura feita para o grupo.
d- Leitura feita em coro.

2- Pesquisa sobre a origem e evolução das aves;

3- Sugestões de atividades de arte usando diversas técnicas: recortar, colorir, pintar, dobrar, colar, montar.


Aves feitas com mãos recortadas

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Galinhas feitas com cabaças coloridas com tinta preta com detalhes em biscuit

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Feitas com filtros de café


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Feita com luva de tricô

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Como desenhar um pavão


Encontrado em: http://media-cache-ec0.pinimg.com/236x/30/ee/f7/30eef7f869e34a5f59264d391579e41e.jpg


7 de agosto de 2014

Dança com ilusão de ótica

4 de agosto de 2014

Claude Monet

Para os impressionistas a luz é extremamente importante, pois ela deve ser captada com o máximo de pureza.

        Claude Monet estudou os efeitos da luz ao pintar a Catedral de Rouen em diferentes horários e em diferentes épocas do ano, captando as cores  de uma mesma superfície.
Para ver as diferenças provocadas pela mudança de luz na paisagem fotografei este local me posicionando no mesmo local em três horários diferentes, 10:00 horas da manhã, 13:15 horas e 17:00, no dia 25 de setembro de 2012. Veja o resultado:

Esta foto foi tirada às 10:00 da manhã. O sol está alto mas a luminosidade não é plena, ela ofusca nossos olhos e faz com que enxerguemos a paisagem um pouco escurecida ainda.
No primeiro plano, no canto superior direito, está visível uma pequena parte do beiral da casa. Ele está iluminado. O gramado apresenta uma coloração verde claro, com tons amarelados  e as rosas mostram um vermelho intenso. O chão da calçada onde está estacionado o carro recebe bastante luz. O carro recebe luz por cima. Em seu para-brisa há um ponto onde o sol está refletido, apesar disso, as autras partes do vidro estão escurecida e adquirem uma cor meio azulada.
As árvores são iluminadas por cima e em consequência, as folhas nas suas  copas, que estão viradas para cima, ficam brancas enquanto que sombras escuressem seu interior, o tronco e o chão. Nota-se que a posição da Terra em relação ao Sol faz com que as sombras sejam obliquas, isso está muito visível nas sombras projetadas pelos dois postes de energia e pela cerca do quintal.
Há sombras na calçada e nos dois lados da casa e elas adquirem um tom azulado como o céu. Uma pequena parte do telhado recebe luz direta. As duas pequenas antenas no telhado e a lâmpada do poste quase desaparecem. As janelas da casa também refletem a luz do céu.
O céu mostra dois tons de azul, sendo a cor do horizonte um pouco mais clara. Como a luz não bate diretamente no portão da casa menor, isso faz com que ele fique opaco e mostre uma cor cinza e acentue as sujeiras acumuladas pelo tempo.


            Esta foto foi tirada às 13:15 mintutos. É bem nítida a mudança de luminosidade. A claridade aumentou, tudo é visto com nitidez. A Terra já se movimentou e giro um pouco mais, com isso, além da mudança da claridade, há mudança do ângulo das sombras, elas são projetadas para o lado oposto da foto anterior.
            Numa pequena mostra do beiral, em primeiro plano, nota-se que ele está na sombra e adquiriu uma tonalidade alaranjada. O gramado tem um verde mais claro, mas as cores amareladas permanecem.  Já não se enxergam no quintal as sombras da cerca e do poste. A cor vermelha das rosas escureceu e cor da terra clareou.
            A luz solar iluminou um pouco mais as árvores e elas apresentam agora vários tons de verde e muitas folhas brancas. As sombras diminuiram. A árvore que fica do outro lado da rua projeta sombras na parede da casa, mas são alongadas, em direção ao chão. A calçada ficou quase branca.  A lâmpada do poste ficou marcada na parte superior. O poste também foi iluminado frontalmente, sua lateral permanece escura.
            As paredes e o telhado da casa maior estã iluminadas, portanto, com a cor mais clara. As sombras acinzentadas nas laterais permanecem. A vidraça da janela maior reflete a coloração da árvore que está próxima e as antenas estão mais definidas.
            O portão da casa menor mostra suas ondulações de claro e escuro


            Esta foto foi tirada às 17 horas. O céu está mais claro, mas não mais límpido. Vêem-se nuvens de três colorações: brancas, azuis e cinza, elas escondem o sol, e  não há projeção de sombras.

            O beiral da casa, em primeiro plano, escureceu O gramado ficou menos nítido e o amarelo ficou quase imperceptível. A cerca adquiriu uma cor azulada e a calçada e a rua escureceram

            A árvores têm cores quase iguais e não estão bem definidas. O verde tornou-se escuro e a profundidade quase desapareceu, como se elas estivem na mesma direção, uma ao lado da outra. Não há sombras delas projetadas delas. A casa não recebe luz direta. Todas as faces têm a mesma coloração opaca.

            Fazendo uma breve comparação entre as três fotografias do mesmo local em horários diferentes observou-se que as duas primeiras fotos não apresentam uma diferença marcante, a maior diferença foi percebida na fotografia da tarde, pela pouca luminosidade, porque as nuvens se colocaram na frente do sol e impediram a ação da luz. 

OUTRO PONTO DE VISTA, FOTOGRAFADO NOS MESMOS HORÁRIOS.  Use as imagens para desenvolver a atividade escrita com os alunos:













27 de julho de 2014

Aguada de nanquim

Aguada de nanquim é uma pintura sobre papel úmido com manchas feitas com nanquim e água em pelo menos cinco tons diferentes de preto.

COMO REALIZAR A PINTURA:
- Escolha um tema;
- Selecione o material (água, pincéis para aquarela, papel “canson” A4, forminhas de gelo);
- Misture nanquim com água formando cinco ou mais tons
-   Umedeça o papel passando um pincel com água;
- Comece a pintar e observe que a tinta se espalha sobre o papel úmido.
- Para obter traços mais definidos, espere o papel secar e pinte com nanquim puro sobre algumas partes do motivo.


            AGUADA FEITA A PARTIR DE TEMA RELIGIOSO





20 de julho de 2014

Manuscrito

            O manuscrito busca como referência qualquer estímulo visual  relacionado com elementos da natureza, por exemplo: folhas, ondulações de pingos de água, trilhas de insetos. É conhecido também como arte insular.
            Os materiais usados são diversos: canetas hidrocor, purpurina em pó dourada diluída em goma laca, papel canson.

COMO FAZER O MANUSCRITO ABAIXO:
Use papel “canson” A4;
Escolha um tipo de letra, podem ser letras góticas;
Quadricule o papel, deixando espaço entre as letras;
Desenhe todas as letras;  
Pense num motivo para ilustrá-las;
Contorne as letras com caneta hidrocolor preta, deixando os detalhes sem contorno;
Use caneta hidrocolor verde nas folhas e caules;
Finalize aplicando goma laca com purpurina ouro;
Contorne as folhas e caules e algumas partes das letras;
Faça também  alguns riscos e folhas na cor dourada.





13 de julho de 2014

O rosto da mulher em 500 anos de Arte

Escala Tonal


Escala Tonal é uma pintura com variações de tons entre o branco e o preto, em degradê, feita com lápis de uma única cor, conforme a figura abaixo.


Na primeira, segunda e terceira colunas foram usados os lápis 6B, 4B e 2B respectivamente. O lápis 6B, por ser mais macio, não requer muita intensidade para tonalizar. Por outro lado, necessita de maior cuidado, pois qualquer descuido pode destacar mais a cor. O lápis 4B é melhor, porque também é macio, não precisa de muito esforço para tonalizar, ele não exagera na cor. O lápis 2B não produz muita cor porque tem grafite mais duro, mas é ótimo para tonalizar, porque sua coloração fica bem uniforme.


18 de junho de 2014

Expressionismo no Brasil

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas:
Candido Portinari que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. 
Anita Malfati retratou nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.
Lasar Segall foi o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.
Oswaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). 
As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.
As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.

http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701


Portinari - Mestiço





Portinari - Cana




Portinari – Fundição de ferro





Anita Malfatti – A boba




Mario na Rede – Lasar Segall



Oswaldo  Goeldi




Oswaldo  Goeldi        



Oswaldo  Goeldi       




Oswaldo  Goeldi