Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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18 de fevereiro de 2015

Pré-Modernismo



ESCOLAS LITERÁRIAS
PRÉ-MODERNISMO
PERÍODO
1902-1921
MARCO INICIAL
Os sertões (Euclides da Cunha)
PANORAMA DA ÉPOCA
  • Apogeu da cafeicultura
  • Política do café-com-leite
  • Primeira Guerra Mundial
  • Formação do operariado e classe média urbana
GÊNEROS
Prosa
Poesia
CARACTERÍSTICAS
  • Nacionalismo crítico
  • Romance de cunho social
SÍNTESE
Visão crítica da realidade brasileira
REPRESENTANTES
Euclides da Cunha
Monteiro Lobato
Lima Barreto
Graça Aranha
Augusto dos Anjos




12 de fevereiro de 2015

Análise de fotografia



A fotografia evoluiu, descobriram-se novas técnicas, as máquinas fotográficas foram aperfeiçoadas, surgiram equipamentos auxiliares, livros específicos, publicações em revistas, cursos, faculdades. Atualmente há os amantes da fotografia, amadores, que gostam de registrar momentos para não perdê-los, pelo puro prazer de vê-los depois; e os profissionais, que estudam e aplicam seus conhecimentos teóricos, artistas que trabalham como repórteres das mais variadas categorias, ganham prêmios, trabalham para revistas, jornais, televisões, fazem campanhas publicitárias, verdadeiros laboratórios, são pessoas que procuram se manter atualizadas.
Com tudo isso, não basta comprar bons equipamentos para fazer boas fotografias, é preciso conhecer algumas regras e saber manuseá-los, saber tirar proveito da capacidade dos equipamentos que se tem em mãos. É necessário conhecimento. É preciso aprender a linguagem fotográfica: saber focalizar uma imagem, escolher o melhor ângulo, aprender como usar a luz, seja ela natural ou artificial. Além disso, também é importante desenvolver a sensibilidade no olhar para reconhecer uma boa cena, escolher um tema.
Uma boa imagem fala por si só, informa, sensibiliza, convence, vende, critica, emociona. Fotografar é registrar opinião, pois cada fotógrafo seleciona o que quer fotografar segundo sua concepção de mundo. A sua abordagem define o que expressa. Cabe ao fotógrafo adequar a fotografia à sua sensibilidade e criatividade.
Esta publicação não é um estudo aprofundado, apenas pretende mostrar, de modo superficial um pouco do que foi exposto.
As três fotografias escolhidas foram selecionadas de propagandas da revista Estilo, mês de setembro de 2012, Editora Abril. O tema que elas abordam é a moda feminina. Elas apresentam diferenças e semelhanças.
As semelhanças que se destacam são:

As três fotografias ocupam todo o espaço, o enquadramento de cada uma delas é o Plano Médio. A composição de cada uma está adequada ao tema a que elas se propõem, a publicidade. Há equilíbrio, os fotógrafos buscaram harmonia e conforto visual ao expectador. Não há movimento. A luz entra pelo lado direito e cria sombras.


            Esta é uma fotografia externa feita com a câmera posicionada um pouco abaixo do centro. A luz do ambiente penetra pelo lado direito, iluminando também o muro e aparentemente um corrimão de escada. O Rosto da modelo recebe essa luz de forma mais intensa. Algumas partes do seu rosto e do seu corpo são realçadas, outras ficam na penumbra. Em primeiro plano está a bolsa dourada que também é destacada pela luz. Posteriormente a figura da modelo. Como o primeiro e o segundo plano estão muito próximos do terceiro, a perspectiva quase não é notada, pode ser vista nos tijolos do muro, os que estão à direita do observador se apresentam maiores. A textura do muro, revelada pela luz é rústica. A cor escura das roupas, combinando com o ambiente sugere independência, vida noturna, poder. O foco está na bolsa situada na parte inferior do quadro, a cor dourada estimula o leitor da imagem que ela tem requinte e sabe escolher bons produtos que combinam com seu estilo de vida.


            Esta fotografia foi feita em estúdio. Em primeiro plano está a modelo. Ela recebe uma luz branda. Seu rosto não está muito destacado. O foco está na saia do vestido na parte inferior, ele é confortável, dá liberdade de movimentos e chama a atenção. O cruzar de pernas sugere feminilidade. A perspectiva pode ser notada no distanciamento da cadeira com a parede do fundo e nos braços da cadeira, na perna e braço da mulher. As cores estão em harmonia, combinando com o ambiente aconchegante, com a posição confortável da modelo, com seu gesto. A combinação desses elementos com a cor da fotografia passa um clima de ternura, romantismo, flerte e sofisticação.  


            Fotografia realizada em estúdio. O fundo azul não apresenta imagem de parede nem textura, passa uma sensação de infinito. A presença da modelo entre as linhas luminosas, horizontais e diagonais deixam a fotografia surreal, mas é o que faz o expectador imaginar uma perspectiva. A luz penetra no ambiente pelo lado direito. O rosto e o colo da modelo são iluminados, mas o foco é para a estampa da roupa, na parte inferior da fotografia. A posição dos braços, combinado com a fisionomia, com a cor de sua roupa, sugerem uma mulher indignada, silenciosa, observadora e solitária.


9 de fevereiro de 2015

Impressionismo




O Impressionismo é um movimento artístico que surgiu em Paris (França), no século XIX, e criou uma nova visão da pintura utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as cores da luz e da natureza.

O Impressionismo surgiu em 1873. Os impressionistas estavam frustrados pela falta de vendas de suas obras, então formaram um sindicato e decidiram organizar uma exposição coletiva, sem júris, nem prêmios. A  exposição realizou-se em 1874 e recebeu muitas visitas. Os jornais divulgaram comentários favoráveis e também negativos. Os artistas que ali expuseram suas obras, foram tidos como radicais e acusados de ocultar suas próprias falhas.

CARACTERÍSTICAS
- A pintura deve mostrar as tonalidades reais dos objetos e refletir a luz do sol;
- A pintura deve ser instantânea, captada no momento;
- As figuras não devem ter contornos nítidos;
- As sombras devem ser luminosas e coloridas;
- As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas. Devem ser puras e   
  distribuídas no quadro em pequenas pinceladas.

ALGUNS PINTORES  IMPRESSIONISTAS
Edouard Monet (1832-1883)
Claude Monet (1840-1926)
Vicent Van Gogh  (1853-1890)  -

ATIVIDADE: 
1- Defina o impressionismo?
2- Como era a pintura impressionista?
3- Onde eram feitas as telas? 
4- Por que os impressionistas criaram um sindicato?
5- Quais as características do impressionismo?
6- Cite os principais pintores impressionistas.



EM EQUIPE, REPRODUZIR O DESENHO ACIMA  NUMA CARTOLINA E COLORIR COM LÁPIS CERA OU GUACHE CONFORME AS CARACTERÍSTICAS DO IMPRESSIONISMO.

8 de fevereiro de 2015

Simbolismo





ESCOLAS LITERÁRIAS
SIMBOLISMO
PERÍODO
1893-1901
MARCO INICIAL
Missal e Broqueis (Cruz e Souza)
PANORAMA DA ÉPOCA
  • Deslocamento do centro político-econômico e cultural para o Sudeste do País
  • Revolta da Armada
  • Ditadura de Floriano Peixoto
GÊNEROS
Poesia
Prosa (de caráter poético)
CARACTERÍSTICAS
  • Musicalidade
  • Uso de sinestesias
  • Misticismo, religiosidade
SÍNTESE
Busca da musicalidade
REPRESENTANTES
Cruz e Souza
Alphonsus de Guimaraens

2 de fevereiro de 2015

A caixa de Pandora



            A Mitologia Grega conta que Pandora abriu a tampa da caixa proibida e aproximou o rosto da pequena abertura, mas teve que se afastar rapidamente, espantada. Uma fumaça densa e negra saiu da caixa em espirais enquanto mil horríveis fantasmas se formavam naquelas nuvens que invadiam o mundo e escurecia o Sol.
            Eram todas as doenças, as dores, os horrores e os vícios do mundo. Todos saíam da caixa de forma violenta, entrando nas tranquilas moradas dos homens.
            Pandora tentou fechar a caixa e evitar que mais males escapassem, para remediar o desastre, mas foi em vão. O destino inexorável se cumpria e, desde então, a vida dos homens foi assolada por todas as desventuras desencadeadas por Zeus.
            Quando a fumaça se desfez e a caixa parecia vazia, Pandora olhou para dentro dela e viu um lindo passarinho de asas cintilantes. Era a Esperança. Ela se apressou em fechar a caixa, impedindo que a Esperança escapasse também.
            Dessa forma, a Esperança se conserva guardada no fundo de nosso coração.

            ALLAN PERCY – do livro Nietzsche para estressados