ESCOLAS LITERÁRIAS
|
PRÉ-MODERNISMO
|
PERÍODO
|
1902-1921
|
MARCO INICIAL
|
Os sertões (Euclides da Cunha)
|
PANORAMA DA ÉPOCA
|
|
GÊNEROS
|
Prosa
Poesia
|
CARACTERÍSTICAS
|
|
SÍNTESE
|
Visão crítica da realidade
brasileira
|
REPRESENTANTES
|
Euclides da Cunha
Monteiro Lobato
Lima Barreto
Graça Aranha
Augusto dos Anjos
|
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
TRANSLATE
Busque arquivos antigos
18 de fevereiro de 2015
Pré-Modernismo
Categoria:
Literatura Brasileira
12 de fevereiro de 2015
Análise de fotografia
A fotografia evoluiu, descobriram-se
novas técnicas, as máquinas fotográficas foram aperfeiçoadas, surgiram
equipamentos auxiliares, livros específicos, publicações em revistas, cursos,
faculdades. Atualmente há os amantes da fotografia, amadores, que gostam de
registrar momentos para não perdê-los, pelo puro prazer de vê-los depois; e os
profissionais, que estudam e aplicam seus conhecimentos teóricos, artistas que trabalham
como repórteres das mais variadas categorias, ganham prêmios, trabalham para
revistas, jornais, televisões, fazem campanhas publicitárias, verdadeiros
laboratórios, são pessoas que procuram se manter atualizadas.
Com tudo isso, não basta comprar bons
equipamentos para fazer boas fotografias, é preciso conhecer algumas regras e saber
manuseá-los, saber tirar proveito da capacidade dos equipamentos que se tem em
mãos. É necessário conhecimento. É preciso aprender a linguagem fotográfica:
saber focalizar uma imagem, escolher o melhor ângulo, aprender como usar a luz,
seja ela natural ou artificial. Além disso, também é importante desenvolver a
sensibilidade no olhar para reconhecer uma boa cena, escolher um tema.
Uma boa imagem fala por si só, informa,
sensibiliza, convence, vende, critica, emociona. Fotografar é registrar
opinião, pois cada fotógrafo seleciona o que quer fotografar segundo sua
concepção de mundo. A sua abordagem define o que expressa. Cabe ao fotógrafo
adequar a fotografia à sua sensibilidade e criatividade.
Esta publicação não é um estudo
aprofundado, apenas pretende mostrar, de modo superficial um pouco do que foi
exposto.
As três fotografias escolhidas foram
selecionadas de propagandas da revista Estilo, mês de setembro de 2012, Editora
Abril. O tema que elas abordam é a moda feminina. Elas apresentam diferenças e
semelhanças.
As semelhanças que se destacam são:
As três fotografias ocupam todo o
espaço, o enquadramento de cada uma delas é o Plano Médio. A composição de cada
uma está adequada ao tema a que elas se propõem, a publicidade. Há equilíbrio,
os fotógrafos buscaram harmonia e conforto visual ao expectador. Não há
movimento. A luz entra pelo lado direito e cria sombras.
Esta é uma fotografia externa feita com a câmera
posicionada um pouco abaixo do centro. A luz do ambiente penetra pelo lado
direito, iluminando também o muro e aparentemente um corrimão de escada. O
Rosto da modelo recebe essa luz de forma mais intensa. Algumas partes do seu
rosto e do seu corpo são realçadas, outras ficam na penumbra. Em primeiro plano
está a bolsa dourada que também é destacada pela luz. Posteriormente a figura
da modelo. Como o primeiro e o segundo plano estão muito próximos do terceiro,
a perspectiva quase não é notada, pode ser vista nos tijolos do muro, os que
estão à direita do observador se apresentam maiores. A textura do muro,
revelada pela luz é rústica. A cor escura das roupas, combinando com o ambiente
sugere independência, vida noturna, poder. O foco está na bolsa situada na
parte inferior do quadro, a cor dourada estimula o leitor da imagem que ela tem
requinte e sabe escolher bons produtos que combinam com seu estilo de vida.
Esta fotografia foi feita em estúdio. Em primeiro
plano está a modelo. Ela recebe uma luz branda. Seu rosto não está muito
destacado. O foco está na saia do vestido na parte inferior, ele é confortável,
dá liberdade de movimentos e chama a atenção. O cruzar de pernas sugere
feminilidade. A perspectiva pode ser notada no distanciamento da cadeira com a
parede do fundo e nos braços da cadeira, na perna e braço da mulher. As cores
estão em harmonia, combinando com o ambiente aconchegante, com a posição
confortável da modelo, com seu gesto. A combinação desses elementos com a cor
da fotografia passa um clima de ternura, romantismo, flerte e sofisticação.
Fotografia realizada em estúdio. O fundo azul
não apresenta imagem de parede nem textura, passa uma sensação de infinito. A
presença da modelo entre as linhas luminosas, horizontais e diagonais deixam a
fotografia surreal, mas é o que faz o expectador imaginar uma perspectiva. A
luz penetra no ambiente pelo lado direito. O rosto e o colo da modelo são
iluminados, mas o foco é para a estampa da roupa, na parte inferior da
fotografia. A posição dos braços, combinado com a fisionomia, com a cor de sua
roupa, sugerem uma mulher indignada, silenciosa, observadora e solitária.
Categoria:
Fotografia
9 de fevereiro de 2015
Impressionismo
O Impressionismo é um
movimento artístico que surgiu em Paris (França), no século XIX, e criou uma
nova visão da pintura utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no
movimento. Geralmente, as
telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as
cores da luz e da natureza.
O Impressionismo surgiu em 1873. Os
impressionistas estavam frustrados pela falta de vendas de suas obras, então
formaram um sindicato e decidiram organizar uma exposição coletiva, sem júris,
nem prêmios. A exposição realizou-se em
1874 e recebeu muitas visitas. Os jornais divulgaram comentários favoráveis e
também negativos. Os artistas que ali expuseram suas obras, foram tidos como
radicais e acusados de ocultar suas próprias falhas.
CARACTERÍSTICAS
- A pintura deve
mostrar as tonalidades reais dos objetos e refletir a luz do sol;
- A pintura deve
ser instantânea, captada no momento;
- As figuras não
devem ter contornos nítidos;
- As sombras
devem ser luminosas e coloridas;
- As cores e tonalidades
não devem ser obtidas pela mistura das tintas. Devem ser puras e
distribuídas no quadro em pequenas
pinceladas.
ALGUNS PINTORES IMPRESSIONISTAS
Edouard Monet (1832-1883)
Claude Monet (1840-1926)
Vicent Van Gogh (1853-1890) -
ATIVIDADE:
1- Defina o impressionismo?
2- Como era a pintura impressionista?
3- Onde eram feitas as telas?
4- Por que os impressionistas criaram um sindicato?
5- Quais as características do impressionismo?
6- Cite os principais pintores impressionistas.
EM EQUIPE, REPRODUZIR O DESENHO ACIMA NUMA CARTOLINA E COLORIR COM LÁPIS CERA OU GUACHE CONFORME AS CARACTERÍSTICAS DO IMPRESSIONISMO.
Categoria:
Impressionismo
8 de fevereiro de 2015
Simbolismo
ESCOLAS LITERÁRIAS
|
SIMBOLISMO
|
PERÍODO
|
1893-1901
|
MARCO INICIAL
|
Missal e Broqueis (Cruz e Souza)
|
PANORAMA DA ÉPOCA
|
|
GÊNEROS
|
Poesia
Prosa (de caráter poético)
|
CARACTERÍSTICAS
|
|
SÍNTESE
|
Busca da musicalidade
|
REPRESENTANTES
|
Cruz e Souza
Alphonsus de Guimaraens
|
Categoria:
Literatura Brasileira
2 de fevereiro de 2015
A caixa de Pandora
A
Mitologia Grega conta que Pandora abriu a tampa da caixa proibida e aproximou o
rosto da pequena abertura, mas teve que se afastar rapidamente, espantada. Uma
fumaça densa e negra saiu da caixa em espirais enquanto mil horríveis fantasmas
se formavam naquelas nuvens que invadiam o mundo e escurecia o Sol.
Eram
todas as doenças, as dores, os horrores e os vícios do mundo. Todos saíam da
caixa de forma violenta, entrando nas tranquilas moradas dos homens.
Pandora
tentou fechar a caixa e evitar que mais males escapassem, para remediar o
desastre, mas foi em vão. O destino inexorável se cumpria e, desde então, a
vida dos homens foi assolada por todas as desventuras desencadeadas por Zeus.
Quando
a fumaça se desfez e a caixa parecia vazia, Pandora olhou para dentro dela e
viu um lindo passarinho de asas cintilantes. Era a Esperança. Ela se apressou
em fechar a caixa, impedindo que a Esperança escapasse também.
Dessa
forma, a Esperança se conserva guardada no fundo de nosso coração.
Categoria:
Início do ano,
Textos para Reflexão
Assinar:
Postagens (Atom)