Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

30 de maio de 2008

Ser como um rio que flui


Pensamentos extraídos do livro
Ser como um rio que flui
( Paulo Coelho)



Olho de minha filha Camila

“Se você quiser alguma coisa, precisa antes mostrar seus olhos. Podemos ter todos os meios de comunicação do mundo, mas nada, absolutamente nada, substitui o olhar do ser humano.”


“Daí ao tolo mil inteligências, e ele não quererá senão a tua”.
Provérbio árabe


A vida é como se um rei enviasse alguém a um país para realizar determinada tarefa. A pessoa vai e faz uma centena de coisas – mas se não tiver feito aquilo que lhe foi pedido, é como se não tivesse feito absolutamente nada.
Poeta - Rumi


Nem mesmo sete mil anos de alegria podem justificar sete dias de repressão.
Hafez – poeta persa


Se você acreditar totalmente nos médicos, vai achar que tudo faz mal à saúde. Se acreditar totalmente nos teólogos, vai se convencer de que tudo é pecado. Se acreditar totalmente nos militares, concluirá que nada é absolutamente seguro.
Lord Salisbury



A vida é um risco constante, e quem se esquece disso, jamais está preparado para os desafios do destino. Quando estamos diante da inevitável dor que cruza o nosso caminho, então somos obrigados a buscar um sentido para o que está acontecendo, superar o medo e dar início ao processo de reconstrução.


Quando as torres (gêmeas) caíram, carregaram consigo sonhos e esperanças, mas também abriram um espaço no horizonte, e nos obrigaram a refletir sobre o sentido de nossas vidas. E justamente aí, nossa atitude fará toda a diferença.


“Deus é sobretudo um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.
Pablo Picasso

O modelo, às vezes, nos serve para evitar repetir erros estúpidos que outros já cometeram, mas normalmente é uma prisão que nos obriga a repetir sempre aquilo que todos fazem.


Desde que não prejudique ninguém, mude de opinião de vez em quando, e caia em contradição sem se envergonhar disso. Você tem este direito; não importa o que os outros vão pensar – porque eles vão pensar de qualquer maneira.

25 de maio de 2008

Dinâmicas de leitura


O QUE VOCÊ DIZ

a) O Professor solicita a um aluno que complete livremente, com suas idéias, a frase: ”O que o texto me diz:...”;

b) O professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo ao texto:...”;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo a meus colegas:...”


Observações:

1a.) a dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases;

2a.) a etapa c, especialmente, estimula a criatividade do aluno;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições a aprendizagem e manifestando percepções pessoais.



RESPONDA DIFERENTE

a) O Professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;

b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser|:

c.1) Com outra informações;

c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;

c.3) Invertendo a ordem das palavras;

c.4) Falando com uma entonação especial de voz;

c.5) Expressando a resposta por gestos;

c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;

d) O Professor solicita ao primeiro aluno (que elaborou a pergunta) que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.


Observações:

1a.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, s preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;

2a.) A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Fonte de Pesquisa: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes