Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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28 de novembro de 2009

Infância




Roda a roda
na calçada.
Anda a boneca
enfeitada.
Sobe a pipa
empinada.
Corre a bola
Disparada

Roda o tempo
de criança.
Anda o jeito
de mudança.
Sobe a linha
da esperança.
Corre a vida
sem tardança.

Fica somente a lembrança.

Maria Z. D. Trindade

17 de novembro de 2009

As barreiras e o riacho

Dedicado aos professores de Cianorte - PR

Nova Trento - Santa Catarina
Passarela de acesso ao novo Santuário da Madre Paulina


Encheram o caminho do riacho de barreiras e pedras enormes. Ele não se atrapalhou em momento algum. Continuou correndo. Contornou todos os obstáculos, deu um jeito de achar seu caminho.

Finalmente puseram diante dele uma enorme pedra. Ele foi inchando, inchando, inchando até que formou um enorme lago, o lago cresceu e subiu e lá estava ele correndo de novo, por cima da enorme pedra.

Então os engenheiros concluíram que não é possível parar um riacho.

Fizeram uma grande ponte sobre ele, por que riachos às vezes se enchem, transbordando e derrubando tudo à sua frente.

E disse o riacho: - Pareço frágil, mas não sou. Quando me barram, dou um jeito de achar outro caminho. Mas se abusam ao ponto de não me deixarem outra alternativa, passo por cima e vou em frente! Ninguém me impedirá de continuar servindo quem precisar de minha ajuda!


O RIACHO SEMPRE DÁ UM JEITO DE ACHAR O SEU CAMINHO.

Pe. Zezinho


SUGESTÕES DE ATIVIDADE:

- Leituras silenciosa e oral


- Atividades escrita sobre:

- As interferências sofridas pelo riacho;

- As atitudes do riacho diante das barreiras;

- As conclusões dos homens;

- Solução encontrada;

- Ponto de vista do riacho;

- Casos de rios e riachos que mostraram sua força e deixaram pessoas desabrigadas;

- Tipo de pessoa que pode ser comparada ao riacho.


- HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Dividir o texto em quatro partes. Numerar os alunos de 1 a 4. Quem receber o número 1 desenha o primeiro parágrafo, o número 2 desenha o segundo parágrafo e assim sucessivamente: