TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de novembro de 2009

As barreiras e o riacho

Dedicado aos professores de Cianorte - PR

Nova Trento - Santa Catarina
Passarela de acesso ao novo Santuário da Madre Paulina


Encheram o caminho do riacho de barreiras e pedras enormes. Ele não se atrapalhou em momento algum. Continuou correndo. Contornou todos os obstáculos, deu um jeito de achar seu caminho.

Finalmente puseram diante dele uma enorme pedra. Ele foi inchando, inchando, inchando até que formou um enorme lago, o lago cresceu e subiu e lá estava ele correndo de novo, por cima da enorme pedra.

Então os engenheiros concluíram que não é possível parar um riacho.

Fizeram uma grande ponte sobre ele, por que riachos às vezes se enchem, transbordando e derrubando tudo à sua frente.

E disse o riacho: - Pareço frágil, mas não sou. Quando me barram, dou um jeito de achar outro caminho. Mas se abusam ao ponto de não me deixarem outra alternativa, passo por cima e vou em frente! Ninguém me impedirá de continuar servindo quem precisar de minha ajuda!


O RIACHO SEMPRE DÁ UM JEITO DE ACHAR O SEU CAMINHO.

Pe. Zezinho


SUGESTÕES DE ATIVIDADE:

- Leituras silenciosa e oral


- Atividades escrita sobre:

- As interferências sofridas pelo riacho;

- As atitudes do riacho diante das barreiras;

- As conclusões dos homens;

- Solução encontrada;

- Ponto de vista do riacho;

- Casos de rios e riachos que mostraram sua força e deixaram pessoas desabrigadas;

- Tipo de pessoa que pode ser comparada ao riacho.


- HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Dividir o texto em quatro partes. Numerar os alunos de 1 a 4. Quem receber o número 1 desenha o primeiro parágrafo, o número 2 desenha o segundo parágrafo e assim sucessivamente:


5 comentários:

  1. Votei no seu blog. Muito bom tudo aqui.
    Muita informação e sugestões de leituras excelentes. Vc dá um enfoque mais "maduro" as postagens didáticas. Meu trabalho é voltado para a liguagem e artes,porém busco a ludicidade em tudo. Foi bom ter uma visão mais "adolescente" das leituras e dinâmicas.Com certeza vou aproveitas sua sugestões para ano qu evem. Gostaria de lhe pedir palpites sobre o tema inclusão. Eset vai ser um tema bem procurado ano que vem,além da Africa do Sul e Copa do Mundo...

    ResponderExcluir
  2. Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

    ResponderExcluir
  3. Salve !
    Estou por aqui dando uma espiada.
    Muito obrigada por sua visita e por palavras tão carinhosas para com o meu trabalho.Seus comentários sempre colorem o meu espaço e enchem o meu coração de alegria. Que maravilha de depoimento: fiquei feliz em fazê-la lembrar momentos tão importantes da sua infância.
    Volte mais vezes, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar.
    Saudações florestais
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OLa,venha conhecer meu blog refelxivo...pensareagirkrika.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Terezinha!
    Bom sábado!
    Que saudades de ouvir o Padre Zézinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)