Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de novembro de 2009

As barreiras e o riacho

Dedicado aos professores de Cianorte - PR

Nova Trento - Santa Catarina
Passarela de acesso ao novo Santuário da Madre Paulina


Encheram o caminho do riacho de barreiras e pedras enormes. Ele não se atrapalhou em momento algum. Continuou correndo. Contornou todos os obstáculos, deu um jeito de achar seu caminho.

Finalmente puseram diante dele uma enorme pedra. Ele foi inchando, inchando, inchando até que formou um enorme lago, o lago cresceu e subiu e lá estava ele correndo de novo, por cima da enorme pedra.

Então os engenheiros concluíram que não é possível parar um riacho.

Fizeram uma grande ponte sobre ele, por que riachos às vezes se enchem, transbordando e derrubando tudo à sua frente.

E disse o riacho: - Pareço frágil, mas não sou. Quando me barram, dou um jeito de achar outro caminho. Mas se abusam ao ponto de não me deixarem outra alternativa, passo por cima e vou em frente! Ninguém me impedirá de continuar servindo quem precisar de minha ajuda!


O RIACHO SEMPRE DÁ UM JEITO DE ACHAR O SEU CAMINHO.

Pe. Zezinho


SUGESTÕES DE ATIVIDADE:

- Leituras silenciosa e oral


- Atividades escrita sobre:

- As interferências sofridas pelo riacho;

- As atitudes do riacho diante das barreiras;

- As conclusões dos homens;

- Solução encontrada;

- Ponto de vista do riacho;

- Casos de rios e riachos que mostraram sua força e deixaram pessoas desabrigadas;

- Tipo de pessoa que pode ser comparada ao riacho.


- HISTÓRIA EM QUADRINHOS: Dividir o texto em quatro partes. Numerar os alunos de 1 a 4. Quem receber o número 1 desenha o primeiro parágrafo, o número 2 desenha o segundo parágrafo e assim sucessivamente:


4 comentários:

  1. Votei no seu blog. Muito bom tudo aqui.
    Muita informação e sugestões de leituras excelentes. Vc dá um enfoque mais "maduro" as postagens didáticas. Meu trabalho é voltado para a liguagem e artes,porém busco a ludicidade em tudo. Foi bom ter uma visão mais "adolescente" das leituras e dinâmicas.Com certeza vou aproveitas sua sugestões para ano qu evem. Gostaria de lhe pedir palpites sobre o tema inclusão. Eset vai ser um tema bem procurado ano que vem,além da Africa do Sul e Copa do Mundo...

    ResponderExcluir
  2. Salve !
    Estou por aqui dando uma espiada.
    Muito obrigada por sua visita e por palavras tão carinhosas para com o meu trabalho.Seus comentários sempre colorem o meu espaço e enchem o meu coração de alegria. Que maravilha de depoimento: fiquei feliz em fazê-la lembrar momentos tão importantes da sua infância.
    Volte mais vezes, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... terá sempre uma história para contar.
    Saudações florestais
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLa,venha conhecer meu blog refelxivo...pensareagirkrika.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Terezinha!
    Bom sábado!
    Que saudades de ouvir o Padre Zézinho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)