Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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27 de agosto de 2014

Bailarinas


Olha só que graça. Bailarinas feitas com arame, guardanapo de papel, linha e cola, tesoura, alicate. A roupa pode ser feita com papel crepom ou tecido. Com várias bailarinas, é possível fazer uma bela decoração variando os movimentos dos braços e pernas e das cores dos vestidos. 
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/


Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/



25 de agosto de 2014

Fotografia antiga




Aparentemente, parece ser uma fotografia do século passado, não colorida, na qual são retratados um casal com filhos, de várias idades,  O casal que está atrás não demonstra intimidade, O homem, pode ser o namorado ou marido da filha mais velha. As mulheres, com exceção à mãe, usam vestidos simples aparentando ser do mesmo tecido e cor.  As meninas com os cabelos cortados do mesmo jeito, usam  enormes laços para amarrá-los. Os calçados e meias das mulheres são iguais. Como há várias meninas, conclui-se que o bebê no colo é o filho mais novo da mulher. Parece ser um menino.

A família não demonstra ter grandes posses. Isso é percebido nos móveis, as cadeiras são muito simples  e uma menina está sentada sobre uma caixa de madeira, indício de que não havia cadeira para todos. Não há uma preocupação com as poses, as crianças estão a vontade, e intercaladas entre os adultos. A mão do pai pesa sobre o ombro da menina, deixando-o mais baixo. A foto foi tirada em um ambiente interno, sobre um tapete. O fundo foi revestido com um tecido e com uma cortina escura. Lateralmente há vasos de flores. As mulheres mais velhas usam vestidos longos. Com exceção do bebê, todos usam roupas escuras, o que torna o ambiente carregado. Os homens usam terno e gravata, um costume da época.         (A fotografia pode ter outra interpretação)


     


SUGESTÃO:
1- Mostre e explique a foto analisada para o aluno. 

2- Solicite ao aluno que traga para a sala de aula uma foto antiga de sua família para ser analisada . (Com a facilidade dos celulares com câmeras, não preciso trazer a foto original, mas uma reprodução impressa. Se a escola permitir, peça uma foto da foto, na hora do exercício deixe o aluno usar o aparelho para vê-la.)



24 de agosto de 2014

O Aleph



Enquanto lia, fui destacando algumas frases do livro "O Aleph" de Paulo Coelho. O resultado foi esta coletânea de belos pensamentos. Achei interessante compartilhá-la. 


- Passado e futuro existem apenas em nossa memória. "Mas o momento presente está além do tempo: É a Eternidade.
- O mundo está neste momento sendo criado e destruído.
- A tragédia é uma mudança radical em nossas vidas, sempre ligada ao mesmo princípio: a perda.
- Quando estamos diante de uma perda, não adianta tentar recuperar o que já se foi, é melhor aproveitar o grande espaço aberto e preenchê-lo com algo novo.
- Essa é a qualidade do guerreiro: entender que vontade e coragem não são a mesma coisa. Coragem pode atrair medo e adulação, mas força de vontade requer paciência e compromisso.
- Uma vida sem causa é uma vida sem efeito.
- Se eu conseguir convencer uma só pessoa a parar de lutar por algo que tem certeza de que vale a pena, terminarei também por convencer a mim mesmo - e toda minha vida perderá com isso.
- Se o mundo parece em paz é porque está em paz.
- Sonhadores não podem ser domados.
- Não somos aquilo que as pessoas desejavam que fôssemos. Somos quem decidimos ser.
- Culpar os outros sempre é fácil. Você pode passar sua vida culpando o mundo, mas seus sucessos ou suas derrotas são de sua inteira responsabilidade.
- O Caminho da Paz é fluído como um rio, e porque ele não resiste a nada, já venceu antes de começar.
- A arte da paz é imbatível, porque ninguém está lutando contra ninguém, apenas consigo mesmo.
- Vença você mesmo, e vencerá o mundo.
- Ferir o oponente é ferir a si mesmo.
- Quanto mais eu gastar minha energia em palavras, menos estarei convencido do que digo, e em breve será fácil me dominar.
- O mal das palavras é que elas nos dão a sensação de que podemos nos fazer compreender e entender o que os outros estão dizendo.
- Quantas pessoas conheço que são mestras quando falam mas incapazes de viver aquilo que pregam!
- Uma coisa é descrever uma situação, outra é experimentá-la.
- É preciso ir para longe antes de compreender o que está perto.
- Música não é uma sucessão de notas. É a constante passagem de uma nota entre o som e o silêncio.
- Apenas duas coisas podem revelar grandes segredos da vida: o sofrimento e o amor.

Extraído do livro  "O Aleph" de Paulo Coelho

19 de agosto de 2014

Desenho e produção de texto



Reprodução com mudança do ambiente, colorida com lápis de cor.

SUGESTÃO:

Para esta atividade o aluno pode usar uma foto trazida de casa ou recortada de revista. Ele deve reproduzir a foto, fazendo algumas interferências. O professor sugere um tema. No caso da foto acima, nota-se a poluição ambiental. 

Depois da seleção da foto, ela é recortada, colada numa folha, desenhada e colorida. Não é necessário seguir as cores originais.

Após o término do desenho, o professor, com autorização do aluno,  pode mostrar o trabalho à sala e pedir a outro aluno para explicar a mensagem da foto original e da reprodução.

Para continuar a atividade, depois da análise de algumas fotos, o aluno escolhe uma delas e escreve sua análise ou um texto dissertativo.

Finalizando, o professor lê alguns textos e reescreve-os no quadro ou recolhe os textos para avaliar o trabalho.

15 de agosto de 2014

Como ensinar diálogo

Muitos alunos têm dificuldade para entender como se escreve um diálogo, não sabem quando devem usar parágrafo e travessão. Ensine-os usando balões. A atividade a seguir é feita a partir de um desenho bem simples que contém dois personagens. É importante que o professor acompanhe a atividade e esclareça as dúvidas. 


1- Os alunos devem escrever as falas do policial e do presidiário dentro dos balões de forma bem simples, apenas uma frase por balão.



DIÁLOGO: ......................................................................

            Um tumulto no Presídio São José provocou a maior confusão. Um detento quase fugiu. Por sorte o Policial Militar correu atrás do preso. Entre eles aconteceu a seguinte conversa:

 
 
            E a situação piorou:
 
 
 
 

            O Policial Militar conseguiu dominar o homem e o devolveu ao presídio.


2- As falas escritas saem dos balões e são escritas no caderno. Cada vez que um dos personagens fala é necessário o uso de parágrafo e travessão. A fala do narrador é escrita com parágrafo, mas sem travessão. 

3- Exposição dos textos num mural, para que todos conheçam o trabalho coletivo.



4- Leitura do livro Chapeuzinho vermelho.

5- Faça dedoches do Lobo Mau e da Chapeuzinho Vermelho e peça para alguns alunos recontarem oralmente a estória.

6- Aplique o mesmo procedimento com balões. O alunos devem escrever algumas falas entre o Lobo Mau e a Chapeuzinho, mas oriente-os para que mudem as falas e dêem um desfecho diferente do tradicional.

7- Reescrita das falas dos balões no caderno.