Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

6 de outubro de 2006

Estudo da linguagem

Sô, sem querê, um educado.
Sô, de verdade, um trabalhadô.

Não aprendi na escola,
aprendi na dô.

Fui pra lá sem querê,
Meus pais mandaro: _ Vai aprendê.
Desconhecendo, achei mió obedecê
Hoje conheço, saí de lá sem sabê.

Cá fora oiando, me vem na cabeça
um menino chorando:
"Perdeno a terra" tava ele falando.
Agora é Português, disse a pofessora gritando.

A escola tá errada do jeito que ensina;
Leva os pobre cada veis mais pruma triste sina.
Todo mundo tem direito à educação.
A lei diz, mas não é o que a gente vê não.

Ciço dizia prum professô numa discussão:
_ "a sua educação é a sua.
A minha é a sua educação".
Tá certo. Pois pro rico dá certo a escolarização,
E pro pobre ela ensina aceitá a escravidão.

Digo agora pra senhora, fessora:
Não sou educadô, como Jesus foi outrora;
Tô pensando sê um, Não é de agora,
Só pra não vê mais aquele menino que chora
João Marino Vieira


Querida filha:

Estimo que estas poucas e mal traçadas linhas va-te encontrar em goso de perfeita saúde, nós vamos indo graças a Deus teu pai é que anda aborrecido por causa dos negossios mas não há de ser nada si Deus quizer e Maria Santissima. Clarissa vou-te mandar um lenço de ceda azul e incarnado disque agora estão usando muito não vás apanhar algum frio minha filha estás ficando mossa é perigoso e deves ter muito cuidado com os bondes e autos e que a cidade grande é o diabo. Quando o seu Fedencio Fagundes for aí levar a mulher que vai fazer operação de apendicite eu te mando por ele a pecegada para ti comer e dá um pedaço para a tua tia Eufrasina, tão boa comtigo a coitada e tu podes botar sapato de salto alto quando fazeres quatorze anos si Deus quizer e a Virgem, ando muito aborrecida os negossios anda ruim teu pai não achou comprador para o gado o seu Antunes prometeu comprar mas depois desistiu o semvergonha e tu não vai muito a sinema que eu não gosto dessas mistura com gente de cidade grande. Dá um abraço na Eufrasina e no Couto e aceite mil beijos da tua mãe e de teu pai.


(Érico Veríssimo)


Sugestão de atividade:
Reescrever os textos na linguagem culta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)