TRANSLATE

Busque arquivos antigos

26 de abril de 2007

O poder da paciência


Todas as pessoas, em alguns momentos da vida, vêem-se diante de situações difíceis, quando precisam de auto-controle. Nesses piores momentos geralmente acontecem os desentendimentos. Esses, podem trazer conseqüências desastrosas: agressões verbais ou físicas, inimizades, envolver pessoas...
O Magistério é uma profissão que diariamente gera muito estresse e que exige grande equilíbrio emocional. É aí que entra a paciência. Pensando nisso decidi publicar alguns textos e pensamentos extraídos do livro “O Poder da Paciência” de M. J. Ryan.


DESTAQUES

Para investigar a possibilidade de expandir seus negócios, uma fábrica de sapatos enviou dois representantes comerciais a uma região da África. Um dos representantes enviou um telegrama que dizia: SITUAÇÃO IMPOSSÍVEL PONTO NINGUÉM USA SAPATOS. O outro escreveu de volta, radiante: EXCELENTES OPORTUNIDADES PARA FAZER NEGÓCIO PONTO ELES NÃO TÊM SAPATOS.Essa anedota aparece em “A arte da possibilidade’ de Rosamund Stone Zander e Benjamin Zander. Eles a usam para mostrar que interpretamos a realidade o tempo todo. Temos, portanto, a possibilidade de escolher a melhor interpretação.
A paciência é uma virtude tão valiosa que todas as religiões nos oferecem exemplos a seguir. Os seguidores do Buda aprendem que a prática da paciência é uma das maneiras de alcançar a sabedoria, além de ser um dos atributos de Deus no Corão. No Antigo Testamento, Jô é a personificação da paciência, e no Novo os cristãos são inspirados pela vida e pelo sacrifício de Jesus.
A grande maioria das pessoas passa hoje a vida correndo de um lado para outro. Estamos em constante movimento e esperamos que tudo e todos que nos cercam também andem mais depressa. Qualquer ritmo mais lento nos deixa exasperados. Sofremos da “doença da pressa”.
Quando sentimos raiva, nosso cérebro se excita e, para nos preparar para a luta, aumenta a quantidade de hormônio do estresse e os lança na corrente sanguínea. Os cientistas descobriram que isso resulta no enfraquecimento do sistema imunológico
A paciência é algo que você cria. É como um músculo. Todos nós temos músculos, mas algumas pessoas são mais fortes do que outras porque se exercitam mais. O mesmo acontece com a paciência.
Qualquer que tenha sido a situação, a sua perda de paciência se por causa de um desligamento do presente, um descontentamento com o passado ou uma preocupação com o futuro.
É fácil ser tolerante quando tudo está bem. Mas, ao demonstrar paciência quando as coisas não são do jeito que queremos, revelamos a nossa melhor dimensão como seres humanos.
Para a prática da paciência, é fundamental saber quando parar de ser paciente... desligar o motor da paciência se achar que está na hora.
A paciência não é algo que temos ou não temos. Ela é uma decisão que tomamos, uma opção que fazemos repetidamente.
A paciência com certeza aumenta as probabilidades de conseguirmos concretizar nossos sonhos, quaisquer que eles sejam.
Sem paciência, não podemos aprender as lições que a vida nos ensina e não conseguimos amadurecer
A aceitação que vem com a paciência também nos ajuda a compreender os outros.
A tecnologia não reduz nosso tempo de espera – apenas muda o motivo da espera.
Quanto mais nos concentramos na espera, mais devagar o tempo passa.
Quanto menos paciência uma pessoa tem, mais arrogante ela se mostra.
A paciência é a disposição de estar no agora exatamente como ele é.
A paciência é uma característica humana capaz de ser fortalecida
A impaciência é, na verdade, um sintoma de perfeccionismo.
A raiva é conseqüência direta da perda de paciência.
A paciência também proporciona paz de espírito.
A impaciência é um hábito; a paciência também.
Você não pode amar sem praticar a paciência.

O EFEITO DA PERSISTÊNCIA
Entre as muitas coisas que Thomas Edson inventou,, talvez a mais conhecida e a mais importante seja a lâmpada. Enquanto lutava para chegar a um resultado, ele dizia: “Eu não fracassei setecentas vezes. Eu não fracassei nem uma única vez. Eu consegui provar que essas setecentas maneiras não funcionam. Quando tiver eliminado todas a maneiras que não funcionam, descobrirei a que funcionará.
A genialidade precisa ser cultivada. Devemos aperfeiçoar um dom repetidamente: pintar, escrever, entender o funcionamento de um computador, jogar golfe, amar, criar os filhos.
George Lucas utilizou seu próprio dinheiro para produzir Guerra nas estrelas, porque ninguém acreditava no seu projeto.
Walt Disney foi rejeitado 302 vezes antes de conseguir um financiamento para a Disneylândia.

ALGUNS PENSAMENTOS:
Se há alguma coisa que dá soberania à alma, é a paciência. Qual era o segredo dos mestres que realizaram grandes coisas, inspiraram muitas pessoas e ajudaram muitas almas? O segredo deles era a paciência.
Inayat Khan
Para ajudar você a praticar a paciência é necessário um verdadeiro velhaco. Não adianta praticar com pessoas delicadas e gentis, porque elas não exigem pacencia.
Extraído de “A Mágica da Paciência”, uma lenda escrita por volta de 300 A.C.
Oração da Serenidade:
“Senhor, dê-me serenidade para aceitar as coisas que não possso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”.
A paciência de esperar é possivelmente a maior sabedoria de todas: a sabedoria de plantar uma semente e esperar a árvore dar frutos.
Hohn Macenulty
A paciência... é executada através do processo racional de análise... É essencial começar nosso treinamento da paciência quando estamos calmos, e não quando sentimos raiva.
Dalai-Lami
A paciência é algo que você admira no motorista que está atrás de você, mas não no que está à sua frente.
Bill Mcglashen
Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca aconteceram.
Mark Twain
Com tempo e paciência, a folha da amoreira se transforma num vestido de seda.
Provérbio chinês
Para aprender a ter paciência, você precisa primeiro ter muita paciência.
Stanislaw J. Lec
A genialidade nada mais é do que uma aptidão maior para a paciência.
George Louis Leclere de Buffon
Se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos.
Romanos 8:25
Um punhado de paciência vale mais que um monte de cérebros.
Provérbio holandês
O leite da leiteira jamais ferverá se você ficar olhando.
Antigo ditado popular
Você pega mais mosca com mel do que com vinagre.
Anônimo
Fique calmo: tudo estará igual daqui a cem anos.
Ralph Waldo Emerson
Talento significa uma enorme paciência.
Gustave Flaubert
A paciência é a arte da esperança.
Luc de Vauvenargues
Você não pode empurrar um rio.
Um orientador espiritual
O amor é paciente e gentil
São Paulo – Primeira Carta aos Coríntios.
A pressa gera o desperdício.
Velho ditado

NELSON MANDELA, EXERCÍCIO DA PACIÊNCIA
Preso por lutar contra o apartheid, Nelson Mandela passou vinte e sete anos em prisões da África do Sul. Apesar de viver durante todos esses longos anos em condições degradantes de abuso e de falta de comida (quando chegou à infame prisão de Robbins Island, os guardas urinavam em cima dele e diziam “Você vai morrer aqui”), ele nunca se voltou contra os brancos. Nunca desistiu do sonho de uma sociedade em que negros e brancos pudessem viver em liberdade e harmonia, e nunca perdeu a esperança de um dia ser libertado.
Escreveu um diário que mantinha na prisão: “Um dia voltarei a sentir a grama sob meus pés e caminharei a sol como um homem livre.” Para ele, a esperança significava “manter a cabeça voltada para o sol e os pés se movendo para a frente. Houve muitos momentos de desespero em que a minha fé na humanidade foi severamente testada, mas eu não podia me entregar ao desespero”.
Na tribo de Mandela são os avós que dão nome aos netos. Quando nasceu sua neta, ele, que não vira a filha por quase duas décadas, deu-lhe o nome de Azwie – Esperança – “Esse nome tinha um significado especial para mim”, escreveu em sua autobiografia Longo caminho para a liberdade, “porque durante todos os meus anos na prisão a esperança nunca me abandonou. Eu tinha certeza de essa criança faria parte de uma nova geração de sul-africanos para os quais o partheid seria uma memória distante”.
Após dez mil dias, aos setenta e um anos, Nelson Mandela foi finalmente libertado e partiu para conduzir a África do Sul a uma verdadeira democracia, sem o extenso assassinato de brancos por negros que a minoritária população branca temia. “Nunca deixei de acreditar que essa grande transformação ocorreria”, disse Mandela. “Eu sempre soube que no fundo de todos os corações humanos há compaixão e generosidade... A bondade humana é uma chama que pode ser abafada, mas jamkais extinta”.
A vida de Nelson Mandela é um dos maiores exemplos do poder da paciência. Com clama e persistência, ele ajudou a realizar um milagre para si mesmo e para os outros 43 milhões de negros e brancos que vivem na áfrica do Sul. Em seu discurso de posse como presidente, ele elogiou “as pessoas simples e humildes deste país. Vocês demonstraram uma grande calma e paciente determinação para reivindicar este país como seu”.
Sob extrema pressão, Nelson Mandela se valeu de algo vital no espírito humano: a capacidade de ter esperança que nos permite trabalhar pacientemente por um objetivo que talvez nunca seja alcançado.

7 comentários:

  1. Paciência é algo que adquirimos com muita prática e perseverança porque não é fácil....

    Adorei o post, já tinha visto antes, mas não tinha lido...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A paciência é uma dádiva de DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom. tambem to lendo este livro.tem me ajudado. ja to na pagina 70,e ja não corro mais para pegar o onibus!!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bom. tambem to lendo este livro.tem me ajudado. ja to na pagina 70,e ja não corro mais para pegar o onibus!!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente, paciência é uma dádiva!!!!

    ResponderExcluir
  6. " A paciência não é a ausência da perseverança"
    Fernanda Ap. Oliveira B.

    ResponderExcluir
  7. otimo esse livro "o poder da paciência" isso nos da o exemplo que nós devemos ser paciente com tudo o que passa em nossas vidas!

    Marcelinho01_silva@hotmail.com
    28\09\2010

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)