Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de maio de 2007

Verbos



FERRO A CARVÃO
Quantas camisas eu passei,
Quantas calças alisei,
Até vestido de noiva
engomei

Ao trabalho nunca me furtei,
Pois de energia não
precisei.

Estava sempre pronto
Quando alguém de mim precisava.
Para que funcionasse, a
mim bastava
Uma mão e carvão em
brasa

Vejam só onde hoje estou,
O progresso me relegou.
Mas a mim isso não
importa.
Pois ainda sirvo de enfeite,
e para SEGURAR PORTA.

Pedro Tadeu

Comentário:
O ferro a carvão, muito usado por nossas avós, e até por muitos de nós, perdeu sua utilidade, exceto nos lugares de extrema pobreza. Com o progresso industrial, foi substituído pelos modernos ferros elétricos, a vapor ou não. Muitas famílias, talvez por apego, ainda o conservam em algum cantinho. Assim como o ferro, muitos eletromésticos e máquinas foram, com o passar dos anos, sendo trocados por outros mais modernos, os quais também ficaram obsoletos. Podemos citar alguns exemplos de substituiçãoes:
  • Batedor de clara de ovos por batedeira;
  • coador de pano por filtros de café descartáveis;
  • máquina de escrever por computador
  • máquina fotográfica por máquina fotográfica digital.
Tudo muda numa velocidade espantosa, carro, celular, computador, calçado, roupa. enfim é inumerável a mudança ocorrida e imprevisível o que ainda vai acontecer, mas de uma coisa podemos ter certeza: todos esses modernos aparelhos de hoje, um dia não passarão de sucatas. Se tiverem sorte, poderão ser reciclados, ou acabar em algum museu.

Sugestão de atividade:

Identificar os verbos que estão nos seguintes tempos:

Modo indicativo:

  • Presente
  • Pretérito perfeito
  • Pretérito imperfeito
Conjugar verbos do poema:

5 comentários:

  1. Que maneira legal de ensinar os verbos e conjugá-los.... gostei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. ADOREI ESSA IDÉIA DE TRABALHAR VERBOS. BJKS

    ResponderExcluir
  3. Muito bom trabalhar gramática de maneira contextualizada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELAS AULAS. MARAVILHOSAS! DEUS LHE ABENÇOE!

    ResponderExcluir
  5. Oi , sou aluna da 5ª série, estudei muito esse texto no 4ª ano , nesse site mesmo! e adoreeeei! MUITO OBG!!!

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)