Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

9 de abril de 2007

Teatro com as mãos

O Teatro sempre esteve presente em todas as sociedades, até na primitiva, em cerimônias ritualísticas. Com o desenvolvimento da humanidade, foi adquirindo um caráter educativo, através da representação de lendas sobre deuses e heróis. Na Grécia antiga, era popular e grátis. Com o advento do Cristianismo, para combater os deuses pagãos, foi abolido, mas resistiu. Na Era Medieval, na Europa, serviu para propagar conteúdos Bíblicos, voltou à popularidade através dos gêneros trágico, épico e da comédia.

No Brasil, o teatro foi divulgado pelos Jesuítas, na catequização dos índios e perdura até os dias atuais. Há muitos grupos folclóricos que se utilizam do teatro para divulgar a cultura regional, como por exemplo o teatro mambembe: artistas itinerantes que carregam suas fantasias e representam nas praças públicas e os espetáculos circenses que viajam de cidade em cidade propagando sua arte.

Não existem muitos teatros, se os compararmos ao número de habitantes das cidades brasileiras. O teatro, em forma de espetáculos, em grandes auditórios, só é freqüentado pela elite porque ainda é muito caro.

Nas escolas, o teatro desempenha um papel educativo. É uma ótima ferramenta pedagógica. Pode ser trabalhado em todas as séries. O professor, mesmo com pouco espaço e escassez de material pode desenvolvê-lo, não é necessário fazer gastos excessivos, basta ser um pouco criativo.

Podemos enumerar uma série de vantagens obtidas quando se trabalha o teatro com alunos:

O aluno aprende a improvisar;

Desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz;

Aprende a se entrosar com amigos;

Desenvolve o vocabulário;

Trabalha o lado direito do cérebro (emocional);

Desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário);

Oportuniza a pesquisa;

Desenvolve a redação;

Trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade...;

Incentiva a leitura;

Propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens...;

Melhora a disciplina, alunos indisciplinados geralmente são os melhores atores;

Ajuda o alunos tímidos a desinibirem-se e adquirirem auto-confiança;

Desenvolve habilidades adormecidas;

Tem caráter lúdico;

Estimula a imaginação e a organização do pensamento.

Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula. O professor precisa auxiliar nos ensaios, e às vezes necessita de uma ajuda extra, de alguém da escola que possa colaborar, dependendo do grau de dificuldade do teatro, mas vale a pena. Também pode associar-se a outros professores da turma.

Nos dias atuais, a ecologia é um tema que não pode ficar fora do teatro. Visitando o blog potuguês de uma amiga, encontrei uma matéria que pode ser utilizada pelo professor para trabalhar teatro. São lindos desenhos de animais pintados nas mãos. O professor pode usar as pinturas e complementar com outras, como animais da fauna brasileira, animais em extinção, e até a pintura de personagens criados para interagirem durante as apresentações. Vale a pena conferir:

http://palavrasarticuladas.blogspot.com


ALGUMAS IMAGENS COMPLEMENTARES:

9 comentários:

  1. É verdade, se eu tivesse tido esse tipo de aula, teria ajudado-me imenso com a timidez e com o meu desenvolvimento no convívio social... Esse trabalho é muito importante. Parabéns!


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu trabalho em sala de aula sobre teatro estou fazendo tcc e escrevendo acp teatro na escola e teatro na sala de aula se tiver algum material por favor me mande edineuzahenrique@yahoo.com.br
    bjussssssss

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome é fernanda carina sou do mato grosso, e tambem estou fazendo meu anti-projeto da faculdade de pedagogia,meu tema eh sobre o teatro como recurso pedagogico,e gsotei muito do seu texto gostaria de saber se você tambem nao poderia me mandar algum material sobre isso, se poder me ajudar desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de ajudá-la, mas infelizmente no momento não disponho de material sobre teatro.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do trabalho de teatro com as mãos: as imagens são fantásticas.
    Recentemente desenvolvemos um projeto com teatro na escola em que trabalho, realmente o resultado é maravilhoso. Os alunos que mais dão trabalho na sala de aula são os melhores e mais esforçados nesse tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  6. OI MEU NOME É VERA,ESTOU TERMINANDO MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM METOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA E PARA MELHORAR A DINÂMICA DA SALA DE AULA, ESTOU DESENVOLVENDO UM PROJETO DO USO DO TEATRO NA MESMA.PORTANTO, SE PODER ME ENVIAR ALGUM DOCUMENTO QUE TRATE SOBRE O TEMA EU AGRADEÇO.

    GOSTEI MUITO DAS IMAGENS NAS MÃOS, SÃO ÓTIMAS.

    E-MAIL-everalda.silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Vera

    Eu gostaria muito de contribuir com algo para a realização de seu projeto, mas não tenho nenhum documento que trate sobre o assunto. Tenho alguns textos teatrais e outras sugestões publicados neste blog, estão no endereço: http://piquiri.blogspot.com/search/label/Teatros

    Sucesso nos estudos

    ResponderExcluir
  8. nossa é lindo de mais seu trabalho...Continui...meus sinceros parabéns vc é capaz de muito mais.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)