Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

19 de novembro de 2007

O segredo da felicidade


"Certo mercador enviou o filho para aprender o Segredo da Felicidade com o mais sábio de todos os homens. O rapaz andou durante quarenta dias pelo deserto, até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o rapaz procurava.

Ao invés de encontrar um homem santo, porém, o nosso herói entrou numa sala e viu uma atividade imensa; mercadores entravam e saíam, pessoas conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias suaves, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos pratos daquela região do mundo. O Sábio conversava com todos, e o rapaz teve que esperar duas horas até chegar sua vez de ser atendido.

O sábio escutou atentamente o motivo da visita do rapaz, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para lhe revelar o Segredo da Felicidade. Sugeriu que o rapaz desse um passeio pelo seu palácio, e voltasse daí duas horas.

Entretanto, quero pedir-te um favor completou o Sábio, entregando ao rapaz uma colher de chá, onde pôs duas gotas de óleo. Enquanto estiveres caminhando, segura esta colher na mão sem deixares que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e a descer escadarias do palácio, mantendo sempre os olhos fixos na colher. Ao fim de duas horas, voltou à presença do Sábio.

Então perguntou o Sábio viste as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viste o jardim que o mestre dos jardineiros levou dez anos para criar? Reparaste nos belos pergaminhos da minha biblioteca?

O rapaz, envergonhado, confessou que não tinha visto nada. A sua única preocupação fora a de não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe tinha confiado.

Pois então volta e conhece as maravilhas do meu mundo disse o Sábio. Não podes confiar num homem se não conheceres a sua casa.

Já mais tranqüilo, o rapaz pegou na colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte que com que cada obra de arte estava colocada no seu lugar. De volta à presença do Sábio relatou pormenorizadamente tudo o que tinha visto.

Mas onde estão as duas gotas de óleo que te confiei? perguntou o Sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as tinha derramado.

Pois é o único conselho que tenho para te dar disse o mais Sábio dos Sábios. O Segredo da Felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, e nunca esquecer as duas gotas de óleo na colher.”

Paulo Coelho - do livro O Alquimista

Um comentário:

  1. Como é difícil alcançarmos a felicidade...!!!
    Prestar atenção ao que nos rodeia e às duas gotas de óleo...não consigo!
    Beijocas,

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)