Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

16 de janeiro de 2008

Mosaico



Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas . Estes desenhos criados variam em formatos , cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.
O nome mosaico vem do Latim " musa" , que também proporcionou os nomes, música e museu. Tal como a pintura e a escultura , o mosaico está entre as primeiras manifestações culturais do homem, conforme parecer de estudiosos e arqueólogos.
A Itália influenciou em muito os portugueses que utilizaram em larga escala o mosaico em pisos e em calçadas, criando as pedras portuguesas utilizadas na segunda metade do século passado, na reforma do Largo do Rossio, no centro de Lisboa e no início do século passado, foram trazidas para o Brasil, onde cobriram as calçadas da Avenida Central, hoje Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro e em larga escala nos calçadões de Copacabana - Rio de Janeiro, formando desenhos conhecidos de todo o mundo.
Atualmente descobrimos grandes jazidas de granito de pavimentação, no Brasil, porém o nome de Pedras portuguesas ainda predomina e cobre grande parte das calçadas do Rio de Janeiro, tornando-se um símbolo mundial, as " ondas "das calçadas de Copacabana, feitas em mosaico.
Esta arte milenar teve início no Século V antes de Cristo e foi largamente difundido por todo o Oriente médio. Na Grécia Antiga início seu prestígio e em seguida em Roma, na Itália, onde a arte pronunciou-se expressivamente.
Existe uma outra corrente de informações que afirma encontrar pilastras revestidas com cones de argila coloridas e fixadas em massa, na Mesopotâmia, antes de Cristo.
Na Macedônia os Gregos criavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho, com cenas de luta, caças , de animais e motivos mitológicos. Na era antiga em Roma, pavimentou-se zonas nobres em mármores.
Na Itália , antes de Cristo, tornou-se o maior centro produtivo de mosaicos da Europa.Utilizados principalmente com temas religiosos, revestindo-se pisos e paredes com a arte do mosaico. Em Ravena, cidade Italiana, podemos encontrar trabalhos em mosaico de alta qualidade e bom gosto. O mosaico Bizantino utiliza com larga freqüência os tons dourados e prateados, usados para revestimentos de tetos de igrejas.
O mosaico no Brasil foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Hoje, muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas , painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios.
Fonte: http://:www.cartaoempvc.hpg.ig.com.br/

SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Interpretar uma obra de arte transformando-a em mosaico. Usar recortes de revista ou cascas de ovos previamente coloridos ou E.V.A..




14 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, adorei este espaço!

    Estava com idéia de trabalhar com mosaico este ano com minha turminha, e achei sugestões legais aqui, que bom!

    Juliana Seabra
    http://www.lindamenina.ju.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Oi Terezinha!!

    Eu adoro mosaico, mas nunca fiz.
    Aliás, já fiz um trabalho em vidro, mas era o "falso mosaico".

    Adoro as tuas dicas e sugestões!

    Beijos e feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que vi.Quero trabalhar mosaico com alunos do 6º ano, mas não sei muito como fazer.Esta sugestão da casca de ovo me pareceu legal, só gostaria de saber que material deve ser usado para colori-lo.
    Obrigada pela ajuda !

    ResponderExcluir
  4. Não sou professora de Arte, portanto desconheço muitas maneiras simples e baratas. Eu sugira que as cascas sejam coloridas antes de serem quebradas. Você pode usar tinta guache dissolvida em um pouquinho de água e complementada com álcool, ou tinta colorida piloto dissolvida em álcool, essas que abastem pincés coloridos ou ainda tinta acriléx para tecido. Em lojas de artesanato deve haver outras opções.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog.
    Para nós professores de artes, é muito importante.
    Com certeza meus alunos da 6ª série - ensino fundamental também o visitarão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei achei muito interessante gostei muito!
    Sou aluno da 6ª série - EEB Deputado Augusto Bresola - Vargem - SC.

    ResponderExcluir
  7. Eu achei muito interessante. Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Achei muito legal parabéns para os professores de artes e pra quem colocou os comentários.
    Leonardo.d
    6ª 02
    EEB Dep. Augusto Bresola

    ResponderExcluir
  9. É muito interesante, as imagens sao muito bonitas, foi uma ideia muito boa, parabéns para todos os professores que tiveram essa ideia.................

    ResponderExcluir
  10. Achei muito legal quem inventou esse site parabéns muito interessante.
    Bruno w
    6ª02
    EEB Dep.Augusto Bresola

    ResponderExcluir
  11. Achei muito legal o mosaico
    pois sua história é muito antiga e interessante.
    Amanda
    63ª 02
    EEB Dep. Augusto Bresola

    ResponderExcluir
  12. Achei muito interessante. Parabéns
    quem colocou todas essas grandes informações que mostra sobre o mosaico. Mosaico é realmente uma arte de montar
    Carolina e Eduarda
    6ª 02
    EEB.Dep Augusto Bresola

    ResponderExcluir
  13. Fico encantada com tanta dedicação parte de vocês. Isso me ajuda muito.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)