Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

24 de julho de 2008

Opinião



Somos únicos, portanto, diferentes uns dos outros na aparência física, na cultura, no psicológico
Temos opiniões diversas e essas divergências podem contribuir para enriquecer o conhecimento de outras pessoas ou pode gerar atritos. Teremos um bom relacionamento se formos tolerantes e respeitarmos as opiniões e atitudes que divergem de nossa forma de pensar. Caso contrário, poderemos nos envolver em discussões ou brigas.
Outro ponto importante é não se deixar levar pelas opiniões alheias. Isso não significa que nunca se deve mudar o ponto de vista. Quando um erro é constatado a mudança deve acontecer. Não é recomendável fazer como a personagem principal da fábula, que tentou agradar a todos e não conseguiu.
Cada pessoa tem seu ponto de vista. A criança, desde cedo sabe o que quer, O adolescente escolhe se quer o cabelo curto ou longo, a roupa e o calçado que vai usar, os filmes e programas de TV que gosta. Outras vezes pode até querer algo perigoso: correr de bicicleta, dirigir automóvel, exagerar na alimentação, tomar muito refrigerante...
Há pessoas que acham que só sua opinião tem valor, só ela é a certa. Querem que as outras pessoas façam só o que elas querem que façam. Costumam intrometerem-se em tudo. Sempre criticam, são as palpiteiras. Querem que o mundo se modele a elas. Arrumam desculpas para terem o que falar.
É muito comum encontrar alguém que quer impor sua opinião. Por exemplo: numa escolha de uniforme escolar, por voto, sempre acontece de alguém que não votou como a maioria, fazer muito barulho para ganhar no grito, desrespeitando os vencedores, ou num jogo, querer passar por cima das regras... Isso também acontece com adultos, talvez porque não foram educados para isso.
O que é bom para uma pessoa pode não ser para outra. É essencial saber respeitar as escolhas, bem como não se deixar influenciar e cometer erros só para agradar quem discorda de nós.
Terezinha Bordignon

Um comentário:

  1. Eu tenho algumas palavras que norteiam minha vida, procuro sempre me lembrar delas em momentos difíceis. Uma delas é a tolerância. Também paciência, equilíbrio, gentileza... Temos tantos recursos para usar, são palavras-ferramentas para nossa vida, é só ter a atitude de usá-las.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)