Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

25 de agosto de 2008

O pote rachado


Certo carregador de água, tinha dois grandes potes, cada um pendurado na ponta de um cabo, o qual ele carregava sobre seus ombros. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro pote era perfeito e sempre levava a poção completa de água até o final da longa caminhada. O pote rachado chegava só com a metade. Por dois anos isto se repetiu diariamente , com o carregador trazendo apenas um pote e meio de água.

Naturalmente, o pote perfeito estava orgulhoso de seu desempenho, perfeito até o final para o propósito a que tinha sido feito. Mas o pobre pote rachado estava envergonhado de sua própria imperfeição, e miserável por ser capaz de alcançar apenas metade daquilo a que tinha sido feito. Depois de dois anos do que sentia ser uma falha insuportável, ele um dia falou ao carregador perto do riacho:

- Estou envergonhado de mim mesmo, e eu quero me desculpar com você.

- Porque? - perguntou o carregador

- Tenho conseguido, nestes últimos dois anos, entregar apenas metade do meu carregamento porque esta rachadura faz com que a água vaze por todo o caminho. Por minha causa , você tem que realizar todo esse trabalho, e você não recebe o valor todo de seus esforços, disse o pote. O carregador sentiu pena do velho pote rachado e em sua compaixão ele disse:

- Enquanto nós voltamos á casa, eu quero que você note as flores lindas que há ao longo da trilha . De fato, a medida que eles subiram a colina , o velho pote rachado notou o sol que aquecia as lindas flores silvestres ao lado da trilha e isto o animou um pouco. Mas ao final da trilha , ele ainda sentia-se mal porque tinha vazado metade do seu carregamento.

O carregador disse ao pote :

- Você notou que haviam flores apenas em seu lado da trilha, mas nenhuma do lado do outro pote ? É porque eu sempre soube de seu defeito, e eu aproveitei o mesmo. Eu plantei sementes de flores do seu lado da trilha , e cada dia enquanto eu voltava do riacho você as regou. Por 2 anos eu tenho sido capaz de colher estas flores para decorar a casa . Sem você ser do jeito que é , nunca iria ter esta beleza para agraciar a casa.

Cada um de nós tem seus próprios defeitos. Somos todos potes rachados . Mas se nós permitimos a natureza utilizará nossos defeitos... Na imensa sabedoria divina, nada se perde.

Jornal Missão Jovem


4 comentários:

  1. Oi amiga,

    Obrigada pela visita! Fiquei feliz por ter gostado da minha dica nos livros!

    Desejo sucesso e uma boa semana pra vc!
    Adoro seus trabalhos!
    Beijos!
    Lecy

    ResponderExcluir
  2. COMEÇEI A DAR AULAS DE ENSINO RELIGIOSO DE SUPETÃO E QUERO FAZER UMA TAREFA PERFEITA. GOSTEI MUITO DESSE TEXTO E GOSTARIA DE RECEBER MAIS TEXTOS E PERGUNTAS A SEREM TRABALHADOS. oBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Elis

    Fico satisfeita que tenha gostado do meu blog. Tenho outros textos que podem ser aproveitados para trabalhar Ensino Religioso. São aulas que ministrei há uns 5 ou 6 anos, mas que no Estado do Paraná já não servem para Ensino Religioso, porque agora as Diretrizes Curriculares orientam para a História das Religiões. Entre em ValoresI e em ValoresII, ou então nos links:

    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores%20-%20I

    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores%20-%20II

    Sucesso para você

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)