Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de janeiro de 2014

Michelangelo Buonarroti


            Michelangelo Buonarroti nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca di Neri di Miniato del Sera. Ele perdeu a mãe  aos  seis de idade. Tinha quatro  irmãos: Leonardo,  Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
            Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama de leite cujo marido era cortador de mármore da aldeia  de Settignano. Esse pode ter sido o início do gosto pela escultura do grande artista. Michelangelo atribuíra  a esse fato sua vocação de escultor.  Na escola, ele  enchia os cadernos de exercícios com desenhos,  desinteressado das lições sobre outras matérias. Esse fato levou-o a ser espancado por seus pai e tios, por entenderem ser vergonhoso ter um artista na família da velha e aristocrática linhagem florentina. O orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo:  "Não sou o escultor,  sou Michelangelo Buonarroti." Aos 13 anos,  ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
            Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo  passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).


        É preciso desenvolver o encantamento pelas coisas simples, enxergar o que existe nas coisas e não está visível ainda. Foi isso que fez Michelangelo Buonarroti. Mostre uma pimenta para seus alunos e diga que ali existe uma flor, depois faça com eles a flor. (A atividade deve ser desenvolvida com alunos maiores, porque não é conveniente que os pequenos manipulem pimenta)
        
          FLOR DE PIMENTA
         Salada de grão-de-bico e brócolis decorada com flor de pimenta e folhas de orégano: Corte a pimenta para fazer as pétalas, conserve as sementes. Mergulhe em água com pedras de gelo por aproximadamente meia hora. A pimenta se transforma numa flor. Da mesma forma, é possível fazer flores com a parte branca da cebolinha de cheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)