TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de janeiro de 2014

Michelangelo Buonarroti


            Michelangelo Buonarroti nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca di Neri di Miniato del Sera. Ele perdeu a mãe  aos  seis de idade. Tinha quatro  irmãos: Leonardo,  Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
            Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama de leite cujo marido era cortador de mármore da aldeia  de Settignano. Esse pode ter sido o início do gosto pela escultura do grande artista. Michelangelo atribuíra  a esse fato sua vocação de escultor.  Na escola, ele  enchia os cadernos de exercícios com desenhos,  desinteressado das lições sobre outras matérias. Esse fato levou-o a ser espancado por seus pai e tios, por entenderem ser vergonhoso ter um artista na família da velha e aristocrática linhagem florentina. O orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo:  "Não sou o escultor,  sou Michelangelo Buonarroti." Aos 13 anos,  ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
            Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo  passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).


        É preciso desenvolver o encantamento pelas coisas simples, enxergar o que existe nas coisas e não está visível ainda. Foi isso que fez Michelangelo Buonarroti. Mostre uma pimenta para seus alunos e diga que ali existe uma flor, depois faça com eles a flor. (A atividade deve ser desenvolvida com alunos maiores, porque não é conveniente que os pequenos manipulem pimenta)
        
          FLOR DE PIMENTA
         Salada de grão-de-bico e brócolis decorada com flor de pimenta e folhas de orégano: Corte a pimenta para fazer as pétalas, conserve as sementes. Mergulhe em água com pedras de gelo por aproximadamente meia hora. A pimenta se transforma numa flor. Da mesma forma, é possível fazer flores com a parte branca da cebolinha de cheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)