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29 de janeiro de 2014

Planejamento

            Não se pode negar a importância e a necessidade do planejamento para o sucesso de todas as tarefas realizadas no cotidiano, especialmente quando se trata de educação.
         Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus alunos. Um bom planejamento é escrito  baseado num diagnóstico das necessidades do aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar.
            Os elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os objetivos  antecipam as ações que serão executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo, pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário, haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do material.
            O planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade, coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações, as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho,  antecipa necessidades, permite um trabalho diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige esforços, empenho, pesquisa.
            Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto Político Pedagógico da Escola. Além disso,  necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo e precisa  responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.

             Em suma: O improviso pode ser uma das razões de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem, a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos.  Fornece um quadro para as atividades de ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas  vão afetar o futuro do aluno e da educação.

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