Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

29 de janeiro de 2014

Planejamento

            Não se pode negar a importância e a necessidade do planejamento para o sucesso de todas as tarefas realizadas no cotidiano, especialmente quando se trata de educação.
         Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus alunos. Um bom planejamento é escrito  baseado num diagnóstico das necessidades do aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar.
            Os elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os objetivos  antecipam as ações que serão executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo, pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário, haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do material.
            O planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade, coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações, as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho,  antecipa necessidades, permite um trabalho diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige esforços, empenho, pesquisa.
            Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto Político Pedagógico da Escola. Além disso,  necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo e precisa  responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.

             Em suma: O improviso pode ser uma das razões de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem, a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos.  Fornece um quadro para as atividades de ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas  vão afetar o futuro do aluno e da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)