Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

18 de março de 2014

Arte pré-histórica



A arte pré-histórica é a mais antiga forma de arte conhecida. Tudo o que conhecemos desse período são o resultado das pesquisas de antropólogos e historiadores e dos estudos da ciência
arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
As primeiras produções da Idade da Pedra datam de 15000 a.C., época em que o homem esculpiu estatuetas de deusas e pintou bisões, veados e gados nas paredes das cavernas, como nas grutas de Altamira e de Lascaux. No período paleolítico, 8000 a.C, foram deixados notáveis desenhos e pinturas rupestres. o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.
No período mesolítico, 5000 a.C, as pinturas já retratavam guerras intertribais, cenas da colheita e caçadas. No período neolítico, 5000-2500 a.C, as pinturas eram bastante elaboradas sobre as pedras.


Os artistas da Pré-História realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas. Predominam figuras femininas. Destaca-se: a Vênus de Willendorf. 


As manifestações de pintura rupestre podem ser encontradas em todo o território brasileiro, porém são pouco conhecidas. Exemplos desse tipo de pintura são encontradas em áreas como Sete Cidades, no Piauí, e Lagoa Santa em Minas Gerais.







ARTE:
A arte tem sido definida de diferentes formas. Alguns artistas tentaram definir um conceito para a arte. Conheça algumas definições:
            “Será arte tudo o que eu disser que é arte” (Marcel Duchamp)
            “A beleza perece na vida, porém a Arte é imortal” (Leonardo Da Vincci)
            “Se eu pinto meu cachorro exatamente como é, naturalmente terei dois cachorros, mas não uma obra de arte”. (Goethe)


ATIVIDADE: 
Desenhe e pinte um cachorro, procurando fazer uma obra de arte.

            Tamanho: 12cm x  18cm



TRAÇOS ENCONTRADOS EM PINTURAS RUPESTRES



ATIVIDADE: 
Fazer pinturas rupestres nas figuras abaixo
Expor as figuras num painel




ATIVIDADE:
Ilustrar os potes abaixo com traços selecionados dos quadros a seguir:







Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)