TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de março de 2014

Fotografia

A humanidade sempre desejou registrar momentos e imagens, sejam eles, bons ou ruins, feios ou belos. Com o passar dos anos  e com o empenho de muitos estudiosos isso foi se tornando realidade, e cada vez melhor. A fotografia  tem a capacidade de congelar momentos e torná-los visíveis para outras pessoas. São capazes de apresentar outro tipo de informação - a visual e mesmo que as imagens fiquem amareladas, elas continuam ali. A fotografia é a prova de que vivemos, ficamos mais velhos, com a vantagem de ver fragmentos de nossas vidas. Ela denuncia injustiças, mostra o tempo, a moda, a classe social, o momento político, a estação do ano, a hora...  Muitas famílias têm fotografias antigas guardadas. Elas  
são documentos que podem ser estudados para se conhecer como eram as pessoas, como viviam, como pensavam. A fotografia pode ser um importante instrumento para recuperação da história pessoal e social. É preciso ter um olhar atento para identificar as diferenças em relação às fotografias atuais a partir das informações sobre luz, sombras, cor, paisagem, cenário, figurino, tipo de vestimenta que mais chamam a atenção. 

 Breve análise de uma fotografia antiga:

FamiliaSiegle-gentilezaMariaInesEscalonaPurcell2005

Uma família numerosa. Aparenta ser a foto familiar de um casal mais velho e sua prole. Dentre esses, alguns já casados e com filhos também.  Percebe-se três gerações: à frente estão as crianças e um jovem; no centro, sentados estão os mais velhos. No fundo, em pé, estão os mais jovens. Todos se prepararam para esse momento, vestiram roupas de passeio: os homens, terno e gravata, as mulheres e as meninas, vestidos. As mulheres mais jovens, as meninas e os bebês usam roupas claras. Todos usam roupas de mangas compridas, parecer ser inverno, porque os meninos usam roupas grossas. Os cabelos das mulheres são longos.  Todas estão com eles muito bem arrumados, um sinal da vaidade feminina. Todas as pessoas estão estáticas, a impressão que se tem é de que há um profundo silêncio. As meninas que ladeiam o menino vestem roupas iguais, um costume da época, quando as compras eram feitas com o máximo de economia. Provavelmente, para evitar sobras e para igualar a importância das filhas, escolhia-se o mesmo tecido e o mesmo modelo.  
            O fundo é confuso, aparenta ser um ambiente externo, mas lateralmente estão visíveis móveis e pintura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)