Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

14 de março de 2014

Lugares Sagrados

LUGARES SAGRADOS São lugares consagrados a um culto religioso. 

Torre de Babel

No início de sua história o homem usava, para as suas orações, o alto das montanhas, ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas. Esses lugares eram considerados sagrados. Mas era perigoso, um inimigo ou um animal feroz podia atacá-lo. Os templos religiosos surgiram quando houve a necessidade do homem buscar proteção conta inimigos ou animais , então ele construiu os muros.

Os primeiros templos surgiram entre os sumérios, 4000 anos A.C. na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates, Os primeiros templos eram  feitos de tijolos secos ao sol e eram bastante simples, sem teto, chamavam-se Zigurate.

Zigurate
Os templos egípcios, que surgiram depois, tinham colunas, mas eram descobertos. Depois de séculos, fizeram um teto imitando a abóbada celeste. Os templos egípcios e babilônicos influenciaram, os templos hebraicos, ou templo de Salomão, e serviram de  modelo para as igrejas atuais. Foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga, influenciando todas as culturas, inclusive a nossa.

O lugar mais sagrado do judaísmo era o Templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos . O segundo Templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos. Um outro lugar sagrado em Jerusalém é o monte das Oliveiras,ele era um cemitério.


LUGARES SAGRADOS NA NATUREZA: - São espaços geográficos abertos, como Cachoeiras, montanhas, vales, grutas naturais, planícies, rios, florestas onde se faz reverencia a algum ser superior.






LUGARES SAGRADOS CONSTRUÍDOS
são templos, construções e monumentos para a experiência do sagrado.

Os lugares sagrados construídos podem ser classificados em:

Lugares destinados ao culto religioso:
            (mesquita, sinagoga, igreja, templo, terreiro, santuário);
Lugares para a vivência espiritual:
            (mosteiro ou convento, seminário);
- Lugares de culto ou reverência aos mortos:

            (ceminários, necrópoles, túmulos, catacumbas).









Caaba




Templo indiano - Taj Mahal


3 comentários:

  1. Permita-me usar parte desse seu trabalho. Na oportunidade, solicito uma correção importante: o primeiro templo dos judeus foi destruído pelos babilônios, e não pelos gregos.
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, pode usar sim. Estou com problema no computador e não consegui editar o arquivo. Farei isso num outro dia.

      Excluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)