Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

6 de maio de 2014

Livro do Artista

Para produzir do “Livro do Artista”, o aluno deverá, durante uma semana, tomar nota dos acontecimentos bons ou ruins  que lhe chamaram a atenção. Depois disso, deve escolher um acontecimento por dia e fazer uma produção, pode ser uma colagem, um desenho ou uma pintura para fazer o Livro do Artista. Cada desenho deve receber uma breve explicação. Esta técnica é positiva, porque além de desenvolver o talento artístico do aluno, também desenvolve sua habilidade de escrever. Uma artista que utilizou esta técnica foi Frida Kahlo. Ela retratou seu sentimentos, substituindo o diário. Este trabalho influenciou as obras da artista. 




Segunda-feira – 24/09/2012  - TERÇO DAS ROSAS
Escolhi fazer este desenho porque fui convidada para o Terço das Rosas e gostei. Todas as segundas-feiras às 19 horas vou ao Terço das Rosas. Ele é rezado assim:

Arruma-se um altar com a Bíblia, uma vela, algumas rosas e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. As pessoas que participam ficam em circulo, nas parte externa da casa, porque vão muitas pessoas, aproximadamente cem pessoas. Uma dirigente faz a uma oração e leva a imagem de Nossa Senhora para cada participante fazer o seu pedido secreto. Enquanto isso, são entoados hinos a Maria. A seguir, ela faz  outra oração e escolhe uma das rosas, um laço, uma marca a distingue como a rosa escolhida, depois distribui todas as rosas para os participantes do terço, inclusive a rosa escolhida. O terço é rezado coletivamente. Cada vez que se inicia uma Ave Maria, as rosas vão para as mãos da pessoa seguinte. No último Ave Maria, a pessoa que ficou com a rosa marcada pela dirigente, será a anfitriã do terço da semana seguinte.

Terça-feira – 25/09/2012  - ANIVERSÁRIO DA SOPHIA
            Esta é a Sophia. Nesta terça-feira ela completou um aninho e convidou os parentes e alguns coleguinhas para a festa. Como sua mãe é minha prima, fui convidada. O tema da festa foi “Joaninha”.


Quarta-feira – 26/09/2012  - PREVENÇÃO
            Esta é minha dentista. Na quarta-feira fui fazer uma limpeza nos dentes e ela encontrou uma cárie. Não tive escolha, tive que me submeter a uma anestesia para fazer a restauração. Como não foi muito agradável, escolhi o fato para fazer o desenho. A dentista do desenho dá medo, mas pessoalmente é uma pessoa muito delicada.


Quinta-feira – 26/09/2012  - HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
            Nesta quinta, eu passava roupas enquanto ouvia o horário eleitoral no rádio. O rádio estava um pouco distante e consequentemente o som ficava mais baixo. Fiquei curiosa com o resultado de um debate e me aproximei do rádio para erguer o volume. Eu fiquei ali mesmo ouvindo, até que senti um cheiro de queimado. Recordei-me do ferro de passar. Eu havia deixado ele em cima de uma blusa. O resultado mais ou menos este do desenho. A blusa ficou inutilizável.


Sexta-feira – 27/09/2012  - MADRUGADA

            Quanta dedicação! Mais uma noite indo dormir de madrugada, fazendo as atividades do curso. Tenho me dedicado aos estudos dia e noite, mas são tantas atividades e estou com medo de não dar conta até o dia 03 de novembro. Com tantos exercícios assim, é necessário um tempo maior.


Sábado – 28/09/2012  - UM PEDIDO
Marcelo foi meu aluno quando adolescente. Não era muito dedicado aos estudos, mas concluiu o segundo grau. O problema dele foi um vício. Em conseqüência, muito jovem ainda adoeceu e ficou com sequelas, de modo que agora trabalha e se aproveita da situação para sustenta este vício. Sábado, bateu palmas no meu portão e pediu cinco reais. Disse que tinha ficado seis meses internado numa clínica psiquiátrica e que precisava do dinheiro para comprar remédios. Não acreditei na história porque vi atualizações em sua página do Face Book. Fiquei com pena, mas não o ajudei.


Domingo – 30/09/2012  - ADEUS

Liguei a TV e naquele instante estava sendo transmitido o enterro da Hebe Camargo. Ela não é parente minha, mas senti uma tristeza. Afinal, muitas noites eu assisti seu programa e me distraí com suas gargalhadas. Sua alegria era contagiante. Eu também gostava de ver como estava vestida, suas jóias, seus sapatos. Fiquei surpresa ao ver como era querida, não era só eu que gostava da Hebe, milhares de pessoas também gostavam. Há pessoas que nascem e brilham. Hebe foi uma dessas pessoas. Fiquei com pena de ela ter partido, mas ao mesmo tempo pensei: Ela precisava ir para não sofrer mais. Adeus Hebe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)