TRANSLATE

Busque arquivos antigos

22 de setembro de 2014

Fotografia: resgate histórico




Esta imagem revela uma hierarquia familiar: o pai como o mais importante, o que comanda todos os membros da família. Abaixo dele a mãe, que tem sob seu domínio os filhos. Estes aparecem também, por ordem de tamanho, para destacar a idade de cada um.
Todos olham na mesma direção. Apenas o garoto do centro esboça um sorriso. O menino mais velho é muito parecido com o pai, tem o corpo ereto, mas parece ser uma pessoa calada. Todos estão elegantemente trajados. Os quatro meninos usam calças iguais. As meias e calçados iguais até para a menina. Os dois mais velhos já usam paletó, como o pai. E dois menores usam gravata, o que dá a eles elegância. A mãe usa roupas volumosas: saia pesada e blusa adornada com um laço. O branco da blusa da mãe, do vestido da menina e das camisas dos dois meninos menores deixam a foto menos sufocante.

Percebe-se a disciplina, todos estão enfileirados, como soldados. O fundo sombrio dá  aparência de uma fotografia tirada num estúdio, porque há uma abertura entre o chão e a parede, a janela e o vaso com flores podem ser pintura.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
1- Escreva  falando porque as pessoas mais velhas quase não têm fotos. Comentar sobre a forma como as famílias e como os jovens se fotografam atualmente, sobre o que mudou em relação à fotografias antigas. Explicar sobre as dificuldades do passado e as facilidades de hoje para tirar fotos. Citar os tipos de objetos que são usados atualmente para tirar fotos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)