TRANSLATE

Busque arquivos antigos

23 de setembro de 2014

Sócrates



O filósofo grego Sócrates tinha o hábito de andar pelo mercado e pela assembleia de Atenas indagando as pessoas. Perguntava: : “Você sabe o que é isso que está dizendo?” “Você sabe o que é isso em que você acredita?”... “Você diz que a coragem é importante, mas o que é coragem?”... “Você acredita que a justiça é importante, mas o que é a justiça?”... “Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem, mas o que é a amizade?”
            Seus interlocutores não sabiam responder e se davam contam de que nunca haviam pensado sobre aquelas questões, curiosos aguardavam uma explicação de Sócrates, mas ele não lhes respondia e afirmava: _“Não sei, por isso estou perguntando.”. Daí a famosa frase: “Sei que nada sei.” (Marilena Chaui)
            Sócrates nasceu em Atenas em 470 a.C e foi um dos maiores pensadores da Grécia Antiga. Fundou a filosofia ocidental. Foi influenciado por Anaxágoras, outro importante filósofo grego.  Sócrates era considerado por seus contemporâneos como um dos homens mais sábios e inteligentes. Não guardava sua inteligência só pra si. Procurava levá-la a outros cidadãos gregos. Quando fazia seus ensinamentos do mundo e das coisas, tinha um método, era através do diálogo.  Suas idéias inovadoras não foram muito aceitas por parte da aristocracia, que acreditava que ele defendia algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Em seus diálogos, criticou diverso aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos. Era inteligentíssimo e um bom orador, tornou-se muito popular e suas idéias começaram a atrair a atenção de jovens atenienses. A elite conservadora de Atenas, temendo que essas idéias causassem alguma mudança na forma de pensar da sociedade, passou a vê-lo como um inimigo público, um agitador. Em 339 a.C, em conseqüência dos acontecimentos, Sócrates foi preso sob a acusação de subverter a ordem social, corromper a sociedade e provocar mudanças na religião grega. Isso resultou na sua condenação ao suicídio, tomando um veneno letal chamado sicuta.
            Até hoje, Sócrates é uma figura enigmática, conhecida através de relatos, pois não registrou seus pensamentos. Estes se tornaram conhecidos através de seus discípulos: Platão e Xenofontes. Sua filosofia exprime o famoso lema:  “conhece-te a ti mesmo”.  É uma filosofia voltada para as questões humanas, preocupada com as questões morais e políticas.  Instigando o diálogo, Sócrates fez enorme contribuição criando uma pedagogia que permanece até hoje, uma importante ferramenta utilizada não só para questionar, mas também para encorajar a uma compreensão clara do assunto discutido. Seu método ainda continua sendo utilizado por grande parte dos filósofos que o seguiram. Para Sócrates, conhecer a si mesmo, torna a pessoa consciente de sua ignorância e a leva a desejar o conhecimento.


FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates

ATIVIDADE:
PENSE E RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Em que você acredita?”... 
2- A coragem é importante? Por quê?
3- O que é coragem? 
4- A justiça é importante? Por quê?
5- O que é a justiça?
6- Você crê que seus amigos são a melhor coisa que você tem? Por quê?
7- O que é a amizade?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)