Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

9 de março de 2015

Características do Fauvismo




O Fauvismo foi um movimento que aconteceu no início do século XX apenas na pintura, e durou poucos anos. Sua importância destaca-se pelo fato de ser o movimento precursor do Modernismo. Foi influenciado por Gauguin, Van Gogh e Seraut pelo uso das cores puras intensas, vibrantes, exageradas e fortes pinceladas.
As cores não tinham a preocupação de mostrar a imagem real, mas sim de expressar sentimentos. As pinceladas eram fortes, mas ao mesmo tempo demonstravam calma.
Os motivos fauvistas eram chapados, lineares, sem perspectivas clássica. Não apresentam profundidade. Tudo está na superfície. As formas fauvistas eram simplificadas, a pintura era alegre e dinâmica. Alguns pintores usavam grossas camadas de tinta e espátulas para pintar suas telas.
Os fauvistas também foram influenciados pela arte tribal não européia, como as máscaras africanas e artes dos Mares do Sul. Eles se inspiraram nas artes populares primitivas e defendiam a espontaneidade e a pureza, sem preocupação com questões intelectuais.

O Fauvismo foi um movimento na pintura que chocou o público e a crítica, provocou risos e iras pois os trabalhos artísticos, pois eram considerados chocantes e agressivos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)