O gabinete do
Dr. Caligari (1920)
O Expressionismo Alemão é reflexo da profunda crise
espiritual originada nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Segundo
as características desse movimento, o expressionismo escapa à lógica, pois é
subjetivo. Numa breve explanação, é bom lembrar que Dr. Caligari é um médico
louco, que usando uma capa negra e uma cartola, vive alucinações faz mau uso de
seus poderes mentais, hipnotiza um jovem e o induz a matar várias pessoas, sem
ter consciência daquilo que faz. O filme ganha destaque quando o jovem se recusa
a assassinar uma bela jovem. Para desenvolver o enredo tem necessidade de
imagens distorcidas e deformadas, que dão sentido à trama e narram a tragédia.
O
Gabinete do Dr. Caligari é um clássico
do terror, lançado em 1919. Apresenta um visual um tanto surrealista. Foi uma
das primeiras obras do expressionismo alemão e privilegia o tom escuro, os estranhos efeitos de forte contraste entre luz
e sombra, de cenários e ângulos de câmera distorcidos, além de climas
psicológicos, para expressar os delírios de um louco, de forma irreal,
abstrata, como as imagens de um sonho. Lida com temas como a demência, o controle
mental e obsessão pelo poder, é uma alegoria sobre a situação política e social
da Alemanha do pós-guerra, o militarismo e as imposições das autoridades do
sistema. Seu roteiro foi escrito com um sentimento de aversão a esse sistema. É
um questionamento a respeito da obediência cega à autoridade.
O
cenário é criado com pedaços de madeira e pano pintados com imagens distorcidas
e com predomínio de linhas geométricas retas, obliquas e agressivas. O uso de luz e sombras são típicos do
expressionismo. Cenas de telhados, caminhos, pontes, florestas tornam-se
surreais e ameaçadores, para expressar visualmente os sentimentos das
personagens. A casa do Dr. Caligari
parece pequena e apertada por fora, o que causa uma sensação de incômodo.
Por
se tratar de um filme do início do século XX, quando o cinema estava em seu
início e ainda era mudo, a trilha sonora é um elemento primordial, pois conduz
o telespectador e mostra sua trama conforme as intenções do expressionismo:
suspense, medo, enigma, terror fantasmagórico estão presentes o tempo todo, conferindo uma
atmosfera de pesadelo, sugerindo algo assustador
O
protagonista, bastante convincente, usa forte maquiagem, dirige um olhar perturbador,
forte, de ameaça ao telespectador, um visual bastante sombrio. Sua
interpretação, por Werner Krauss, o misterioso e cruel médico, Doutor Caligari
é bastante exagerada e enigmática. Apresenta movimentos pouco naturais, uma
qualidade irreal, fantasiosa, mórbida. O mesmo pode-se dizer do sonâmbulo
César. A expressão facial e corporal também provocam medo. O exagero nas
expressões buscam externar os sentimentos das personagens. Os figurinos se
adéquam às atuações das personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)