TRANSLATE

Busque arquivos antigos

21 de setembro de 2015

Taumatrópio


  



Taumatrópio é um brinquedo que foi popular na Era Vitoriana. Uma obra de arte original bidimensional.
Há duas narrativas para a sua origem.
A pimeira afirma que foi Inventado em 1824, por Peter Mark Roget que apresentou um artigo à Royal Society de Londres, onde abordava e discutia uma certa sensação ilusória de se enxergar uma roda (de carruagem) rodar ao contrário, durante seu movimento normal de rotação.
            A outra diz que foi inventado em 1924 por Jonh Ayron, médico e fisíco inglês, como objetivo de provar o fenômeno ocular da “persistência retiniana”. 
            O Traumatrópio consiste de Um disco de papelão com uma imagem em cada lado, preso a dois pedaços de barbante. Quando as cordas são torcidas rapidamente entre os dedos as imagens dos dois lados parecem se combinar em uma. Por exemplo, se for desenhado num lado do disco uma gaiola e no outro um passarinho, ao rodar o fio esticado as duas imagens fundem-se dando a impressão de que o pássaro está dentro da gaiola.
            A palavra ‘Taumatrópio’ vem do grego thaûma (maravilha) + tropos (virar, transformar) que significa "que se transforma em algo maravilhoso". Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".
            Persistência Retiniana é a capacidade que o olho humano tem de reter a imagem, ou seja, as imagens permanecem por um determinado tempo em nossa retina - cérebro - de aproximadamente 1/16, dezesseis frames por segundo, qualquer imagem que fique mais tempo que esse dará impressão de movimento.  Esse efeito ou ilusão de óptica é dado pelo fenômeno da "persistência retiniana".
            Quando se olha fixamente para uma luz e depois se fecha os olhos, fica-se com a impressão de continuar a ver essa luz mesmo com os olhos fechados. Este fenómeno chama-se Efeito Phi ou Efeito de Persistência Retiniana das Imagens.



Sequência da confecção de um Taumatrópio:


Fig. 1 – Risco em A4



Fig. 2 - Contorno com caneta hidrográfica

Fig. 3 – Pintura com lápis de cor

Fig. 4 – Pintura do fundo com giz pastel seco

Fig. 5 – Papel cartão e reforço da borda


Fig 6 – Desenho colado no papel cartão 

Fig. 7 – Figura recortada com furo nas bordas

Fig. 8 - Figura recortada com furo nas bordas


Fig 9 – Figura com elástico -  Frente  


Fig 10 – Figura com elástico -  Verso 

  
Exemplos de Taumatrópios:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)