Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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25 de maio de 2008

Dinâmicas de leitura


O QUE VOCÊ DIZ

a) O Professor solicita a um aluno que complete livremente, com suas idéias, a frase: ”O que o texto me diz:...”;

b) O professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo ao texto:...”;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo a meus colegas:...”


Observações:

1a.) a dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases;

2a.) a etapa c, especialmente, estimula a criatividade do aluno;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições a aprendizagem e manifestando percepções pessoais.



RESPONDA DIFERENTE

a) O Professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;

b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser|:

c.1) Com outra informações;

c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;

c.3) Invertendo a ordem das palavras;

c.4) Falando com uma entonação especial de voz;

c.5) Expressando a resposta por gestos;

c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;

d) O Professor solicita ao primeiro aluno (que elaborou a pergunta) que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.


Observações:

1a.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, s preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;

2a.) A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Fonte de Pesquisa: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes

22 de maio de 2008

As duas Vizinhas

Havia duas vizinhas que viviam em pé de guerra. Não podiam se encontrar na rua que era briga na certa.

Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Ao se encontrarem na rua, muito humildemente, disse dona Maria:

- Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Estou propondo para você que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas.

Dona Clotilde, na hora estranhou a atitude da velha rival, e disse que iria pensar no caso. Pelo caminho foi matutando: 'Essa dona Maria não me engana, está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação.'

Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca.

- Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse 'maravilhoso' presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa.

Mandou a empregada levar o presente a casa da rival, com um bilhete:

"Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso, envio-te esse lindo presente."

Dona Maria estranhou o presente, mas não se exaltou.

- Que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem, deixa pra lá.

Alguns dias depois dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel.

- É a vingança daquela asquerosa da Maria. Que será que ela me aprontou! - pensou dona Clotilde.




Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, e um cartão com a seguinte mensagem:

"Estas flores é o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim. Afinal, cada um dá o que tem em abundância em sua vida."


14 de maio de 2008

Santos Juninos

QUEM FORAM OS SANTOS JUNINOS?


Santo Antônio




Nasceu 15 de agosto 1195 em Lisboa e recebeu o nome de Fernando. era filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II. Em 1212 entrou para a Ordem de Santo Agostinho . A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Tornou-se conhecido como um grande pregador
Santo Antônio se fixou na cidade de Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das "Clarissas Pobres" em Arcella, em 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi chamado o "Trabalhador Maravilha" pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado.
Perto da morte de S. António aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero.
Santo Antônio é o padroeiro de Pádua, de Lisboa e dos casais. É um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. O "dia dos namorados" no Brasil é celebrado na véspera de sua festa ou seja no dia 12 de junho.
O milagre dos peixes:


Santo António faz um sermão aos peixes, no rio Marecchia porque os homens de Rimini não o querem ouvir. Ao ver isto eles arrependem-se e dirigem-se para junto do santo, ouvindo o sermão.
O milagre do jumento:
Um herege não acreditava que Cristo de fato estava presente na Eucaristia. Santo António diz que o jumento, que o homem tinha, era menos teimoso e que seria mais fácil convencê-lo. Ao ver a hóstia o jumento ajoelha-se.
Em 1236 fizeram o traslado do corpo do Santo. Foi possível encontrar a língua do Santo
São João

São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Izabel. Chamava-se “Batista” porque ele batizava as pessoas. Até Jesus, que era seu primo, foi batizado por ele!
A Igreja Católica celebra a festa de São João Batista no dia 24 de junho. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande alegria: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem dessa festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.
Foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas.


São João Batista,
Batista João,
levanto a bandeira
com livro na mão.
O nosso corpo é uma podridão,
no fundo da terra,
no centro do chão.
São João adormeceu
no colo de sua tia.
Se meu São João soubesse
quando era seu dia,
descia do céu na terra
cum bandeira de alegria.

(Anonimo)

São Pedro

Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do apóstolo André. Antes de ser apóstolo, Pedro era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com Ele, pregando o Evangelho.
São Pedro recebeu o título de “O Príncipe dos Apóstolos”. Foi primeiro Papa da Igreja Católica
Ele foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo.
Depois da sua morte, foi nomeado “chaveiro” do Céu, pois para entrar no Céu é necessário que São Pedro abra as portas, também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover.
Bandeira com os santos Juninos

REFLEXÃO CAIPIRA

FAMÍA CARENTI
Um dia saí caminhano,
já quasi nu intardecê,
à uma famia carenti,
uma visita fui fazê.
Moravam nu pé da montanha,
numa casa di sapê,
numa pobreza tamanha
dava pena só di vê.
Chegano fui convidado
para cum eles jantá,
mas quando vi a comida,
deu vontadi di chorá.
As panelas eram limpas
mas, comida num tinha não,
era apenas uma água,
cum arguns grãos di fejão.
Cum cinco crianças piquenas,
comecei a imaginá,
como pode sê pussive
essa água sustentá.
Preguntei para o Jusé,
mas Maria respondeu:
porque a cruiz nu terrero?
foi meu fio qui morreu.
Mas a Deus eu agradeço
pelo meu fio levá,
pois ele eu tenho certeza
qui fomi nunca mais vai passá.
Dei-lhe um abraço apertado,
lágrimas rolaram no chão,
di repenti um di seus fios,
chegou com uma Bíblia na mão.
I mi chamano di môço!
mi disse: eu sou o Sebastião.
Pegui essi livro sagrado
faiz pra nóis uma oração.
Já bastanti comovido
peguei a Bíblia na mão,
li pra eles uma passagi
du evangelho di São João.
Dizia na esperança,
na fé i compriensão,
i Qui mesmo fartano di tudo
nunca farte a oração.
(Ademir Maciel)


Criança caracterizada para festa junina.


SANTOS JUNINOS PARA COLORIR

São João

Santo Antônio


São Pedro

13 de maio de 2008

Lenda das três irmãs



Um feiticeiro passeava com suas três irmãs quando se aproximou o mais famoso guerreiro daqueles tempos.
“Quero casar-me com uma destas belas moças”. Disse.
“Se uma delas casar, as outras duas vão se achar feias. Estou procurando uma tribo onde os guerreiros possam ter três mulheres”, respondeu o feiticeiro, afastando-se.
E, durante anos, caminhou pelo continente australiano, sem conseguir encontrar essa tribo,
“Pelo menos uma de nós podia ter sido feliz”, disse uma das irmãs, quando já estavam velhas e cansadas de tanto andar.
“Eu estava errado”, respondeu o feiticeiro. “Mas agora é tarde”.
E transformou as três irmãs em blocos de pedra, para que quem por ali passasse pudesse entender que a felicidade de um não significa a tristeza de outros.
Do livro “Ser como um rio que flui” - Paulo Coelho

10 de maio de 2008

Mãe má

Há algum tempo visitei o Orkut de minha
amiga Marice e encontrei este texto escrito por ela.

Gostei muito e o copiei para publicá-lo em meu blog.



Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

Eu os amei o suficiente para ter perguntado: "Onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

Essas eram as mais difíceis batalhas de todas

Um dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo..."
As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada.

Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.
Enquanto todos podiam voltar tarde à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.

Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência.
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.

Marice Piffer

6 de maio de 2008

Trabalho em equipe


TEXTO 1

“Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres.”

(Sócrates, filósofo grego – 470 a.C. – 399 a.C)

TEXTO 2

“O adolescente considera tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e obsoleto. Ao passo que tudo seu é novo, ciativo, algo que sem dúvida dará certo. Essa praga só pensa em sexo e contestação.”

(Anônimo, escrito numa placa da Mesopotâmia, há cerca de 4000 anos)

TEXTO 3

Os jovens de hoje estão órfãos de famílias que os eduquem e dêem a eles uma estrutura de valores morais que façam deles cidadãos que exercitem efetivamente a liberdade e não a permissividade.

(Moacir teles Maracci)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- Parte

A crítica ao jovem é bem antiga, e ao que parece, continua valendo para os dias atuais. Pesquise sobre o jovem contemporâneo. Compare o comportamento, a educação e os valores dos jovens atuais com as afirmações dos dois primeiros pensamentos .

Apresentação de um relatório escrito.

Apresentação oral das idéias básicas da pesquisa.



Após a conclusão da 1ª parte

2- Parte:

Entrevistar uma pessoa adulta: (roteiro:)

O que o Sr./Sra. admira no jovem de hoje? O que não gosta?
O que fez na sua juventude e não faria hoje se fosse jovem?
O que pensa sobre a educação que recebeu?
Que conselhos daria para um jovem hoje?
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Fazer um mural com as entrevistas.

30 de abril de 2008

Internetês

Muitas vezes ouvimos críticas sobre mudanças que vêm acontecendo na Língua Portuguesa e nos esquecemos de olhar para trás, confrontá-las com o passado.
No Brasil, a Língua Portuguesa sofreu muitas alterações. Quando os portugueses chegaram aqui, o país era habitado por indígenas que falavam uma grande variedade de línguas. Depois, a colonização portuguesa, as grandes invasões, a escravidão dos africanos, a proibição de se falar o tupi-guarani, vocábulos herdados de imigrantes recebidos ao longo da História, as reformas ortográficas. Tudo isso contribuiu para o nosso Português. Gramáticos certamente criticaram essas mudanças quando elas aconteceram. O fato é que quando refletimos sobre isso, ou ficamos admirados: “ Nossa Língua mudou para melhor! Ficou mais simples! ou ficamos indignados Perdemos o que tínhamos de mais belo, nossa Língua! Poderíamos falar o tupi-guarani! Para dominar um povo é só proibi-lo de falar sua língua natal..."
Cada época tem sua forma de escrever e de comunicar. Não se pode negar que as mudanças ocorridas da década de 20 até hoje foram notáveis, que dirá se comparássemos com a escrita de 100 anos atrás? E não dá para imaginar o que pode acontecer daqui em diante.
A chegada da Internet é um marco histórico. Com sua popularização as mudanças tornaram-se mais intensas e mais velozes. A comunicação, pela sua velocidade, pode causar rapidamente um grande impacto, porque os jovens quando se comunicam em tempo real buscam economizar tempo. Precisam de agilidade. É dessa forma que se comunicam. Além de abreviarem as palavras, aboliram vogais, pontuação e acentuação, mudaram a grafia de muitas palavras, passaram a substituir o alfabeto por símbolos, imagens animadas(emotions) que podem ser entendidas em qualquer idioma. Essa nova linguagem universal é uma verdadeira revolução: o "internetês".
O internetês é uma variação lingüística fruto de um comportamento social. O que está acontecendo, dizem alguns, é um processo irreversível e dinâmico, com muitas alterações gráficas. Constantemente surgem novas criações e o internetês evolui todos os dias desobedecendo às normas da linguagem culta. Todos os dias surgem novas convencionalizações e o bom internauta deve aprender para não ficar desatualizado. A nova escrita virtual é rápida e quem não está habituado a ela fica sem entender. Conversar num chat sem usar o internetês demonstra ignorância digital.
Essa mesma linguagem está sendo usada nas comunicações por celular, através dos torpedos: quanto menor o número de caracteres, mais espaço para escrever a mensagem.
Há uma polêmica no ar: existem as pessoas que são a favor e as que são contra esse fenômeno:
Aquelas pessoas que são a favor, afirmam que o internetês não é uma ameaça para a Língua Portuguesa, que apenas conhecendo a língua padrão é que se decifra os novos sistemas de código, e vêem essa variante mais como uma contribuição do que como uma ameaça ás normas cultas. Também destacam que é preciso preparo para enfrentar essa mudança e que a expansão dessa linguagem digital vai depender do interesse econômico. Para eles, só o tempo poderá provar se haverá alteração ou não na Língua Portuguesa.
As que são contra, argumentam que o internetês é uma degradação da Língua Portuguesa, um verdadeiro atentado, e que isso acontece porque os usuários do celular e da Internet criaram essa forma de se comunicar por não dominarem a norma culta.
O professor atuante, para lidar confortavelmente com essa realidade, precisa acompanhar as mudanças. Provavelmente, com a velocidade da Internet, essa mudança será contínua. Quem não pegar o bonde, ou melhor, o trem bala da história, só Deus sabe a vergonha que poderá passar diante das novas gerações que ano a ano chegam às classes escolares. Não basta refletir, é necessário agir, e com urgência, mas como agir?
http://pt.wikipedia.org
EMOTIONS
PALAVRAS MODIFICADAS
não=n,
sim=s,
de=d,
que=q,
também=tb,
cadê=kd,
tc=teclar,
porque=pq,
aqui=aki,
acho=axo,
qualquer=qq,
mais ou mas=+).
é=eh,
não=naum

FRASES EM INTERNETÊS
Kd vc k naum dexo coments no meo flog pra eu fla ctg?
Cadê você que não deixou um comentário no minha página pessoal de fotos para eu falar contigo?
Fikr ligad nas 9dads é um dsafio.
Ficar ligado nas novidades é um desafio

ALGUMAS CONVENÇÕES
:-) ou :) sorriso, felicidade

:-D riso
:-o oh, não!
;-) piscada de olho
8-) olhos arregalados
:-( triste, carrancudo
:-x boca fechada
:-$ boca fechada
=:-| punk
-:-) punk
:-| sério, dentes cerrados
:-> sarcástico
:O gritando
:-E dentes de fora
+:-) padre
O:-) um anjo
+-:-) o Papa
>|-) chinês, japonês
;^ esmurrado
C=:-) o chefe
:-% banqueiro
*<:- span=""> Papai Noel
:-& língua atada
:-* amargo
:-/ cético
:-/ indeciso
:-1 malicioso
:-d~ fumador
:-? fumador de cachimbo
:-7 sorriso perverso
:-p língua de fora
#-) borga, orgia
%-\ ressaca
|-) adormecer
:-t aflição
:~) nariz feio
:-'| gripado
:-~) gripado
:-)' babando
:-() bigode
(:-) usar peruca
:-)~ baboso, molhado de baba
|-O aborrecido
:%)% acne
:-(*) vomitar
:-)8 bem vestido
8:-) menina
;-)-(8 menina moça
@:-) usa turbante
[:-) usa walkman
:[ pessimista
:-} relutante
(-:|:-) gêmeos
:-9 lamber os lábios
:-)x gravata
@:) Elvis Presley
5:-) Elvis Presley
%-( embaraçado, confuso
@}-%--enviar uma flor
3:) Vaca
]:) Vaca espanhola
:-#| bigode farfalhudo
@-}--- Rosa
^v^ morcego
^^v^^morcego grande
\{^^^}/dentes de vampiro
o-}--]: skatista
_/©¿©\_lentes de aumento, lunetas ou óculos fortes
:´( chorando


HINO DO INTERNAUTA DOIDÃO

O vírus dos pilantras às mouses plácidas
De um ponto.com um browser retumbante
E o uol da liberdade em disco rígido
Brilhou no excell da página nesse scanner
Se open Word deu invalid
Conseguimos formatar no Macintosh
Enter save, ó megabyte,
Desafio o nosso site à própria soft
Ó dábliu-dábliu-dábliu atalho, cyber! cyber!
Brasil, um povo on line, honrai os links,
De amor e de esperança download desce
E em teu formoso excell risonho e windows
A imagem do e-mail à tela address
Gigabyte pela própria netscape
És belo, és forte até quando és moroso
E o teu cursor speedy essa tua senha,
Tecla adorada,
Entre outras news, eu imprimi,
Ó pasta amada,
Dos Zip deste Bol esc mãe Pentium
Fax modem, Brasil!
ATIVIDADES:
Em grupo: pedir que escrevam frases em internetês. Podem usar também os emotions.
Trocar os textos entre os grupos pedir que reescrevam as frases na língua padrão.
Criação de emotions
Exposição dos textos em internetês ao lado do texto na língua padrão
Exposição dos emotions


Desafio: Formar grupos e cantar o "hino do internauta" com instrumentos improvisados (barulho de papel, canetas, caneca ou panela como se fossem pandeiro...) ou instrumentos fabricados pelos alunos l- O professor poderá oferecer um trofeu simbólico como prêmio (uma caixa de bombom ou pacote de pirulito ou bala... ) para a equipe vencedora.

LEIA O TEXTO "Os dez mandamentos da Ética na Internet" no Blog do Felipe Souza

24 de abril de 2008

Leitura crítica


Quando tinha quinze anos, disse para minha mãe:

– Descobri minha vocação. Quero ser escritor.

– Meu filho – respondeu ela, com um ar triste – seu pai é um engenheiro. É um homem lógico, razoável, com uma visão precisa do mundo. Você sabe o que é ser um escritor?

– Alguém que escreve livros.

– Seu tio Haroldo, que é médico, também escreve livros, e já publicou alguns. Faça a faculdade de engenharia, e terá tempo para escrever em seus momentos livres.

– Não, mamães. Eu quero ser apenas escritor. Não um engenheiro que escreve livros.

­– Mas você já conheceu algum escritor? Alguma vez, você já viu um escritor?

– Nunca. Só em fotografias.

– Então como é que você quer ser um escritor, sem saber direito o que é isso?

Para responder à minha mãe, resolvi fazer uma pesquisa. Eis o que descobri sobre o que era ser um escritor, no início da década de sessenta:

A) Um escritor sempre usa óculos, e não se penteia direito. Passa metade do seu tempo com raiva de tudo, e a outra metade deprimido. Vive em bares, discutindo com outros escritores de óculos e despenteados. Fala difícil. Tem sempre idéias fantásticas para o seu próximo romance, e detesta aquele que acabou de publicar.

B) Um Escritor tem o dever e a obrigação de jamais ser compreendido por sua geração – ou nunca chegará a ser considerado um gênio, pois está convencido de que nasceu numa época em que a mediocridade impera. Um escritor sempre faz várias revisões e alterações em cada frase que escreve. O vocabulário de um homem comum é composto de 3000 palavras; um verdadeiro escritor jamais as utiliza, já que existem outras 189000 no dicionário, e ele não é um homem comum.

C- Apenas outros escritores compreendem o que um escritor quer dizer. Mesmo assim ele detesta secretamente os outros escritores – já que estão disputando as mesmas vagas que a história da literatura deixa ao longo dos séculos. Então, o escritor e seus pares disputam o troféu do livro mais complicado: será melhor aquele que conseguir ser o mais difícil.

D- Um escritor entende de temas cujos nomes são assustadores: semiótica, epistemologia, neoconcretismo. Quando deseja chocar alguém, diz coisas como “Einstein é burro” ou “Tolstoi é o palhaço da burguesia”. Todos ficam escandalizados, mas passam a repetir para os outros que a teoria da relatividade está errada, e que Tolstoi defendia os aristocratas russos.

E- Um escritor, para seduzir uma mulher, diz: “sou escritor”, e escreve um poema num guardanapo: funciona sempre.

F- Por causa de sua vasta cultura, um escritor sempre consegue emprego como crítico literário. É neste momento que ele mostra sua generosidade, escrevendo sobre os livros de seus amigos. Metade da crítica é composta de citações de autores estrangeiros; a outra metade são as tais análises de frases, sempre empregando termos como “o corte epistemológico” ou “a visão integrada num eixo correspondente”. Quem lê a crítica comenta: “que sujeito culto”. E não compra o livro, porque não vai saber como continuar a leitura quando o corte epistemológico aparecer.

G- Um escritor, quando convidado a depor sobre o que está lendo naquele momento, sempre cita um livro que ninguém ouviu falar.

H- Só existe um livro que desperta a admiração unânime do escritor e seus pares: Ulisses, de James Joyce. O escritor nunca fala mal deste livro, mas quando alguém lhe pergunta de que se trata, ele não consegue explicar direito, deixando dúvidas se realmente o leu. É um absurdo que Ulisses jamais seja reeditado, já que todos os escritores o citam como uma obra-prima; talvez seja a estupidez dos editores, deixando passar a oportunidade de ganhar muito dinheiro com um livro que todo mundo leu e gostou.

Munido de todas estas informações, voltei à minha mãe e expliquei exatamente o que era ser um escritor. Ela ficou um pouco surpresa.

– É mais fácil ser engenheiro – disse ela. – Além do mais, você não usa óculos.

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Prefácio do livro “Ser como um rio que flui" Paulo Coelho


SUGESTÃO: Comentar sobre:

- A escolha da profissão.

- A influencia das pessoas na escolha da profissão.

- A importância de se pesquisar sobre diversas profissões.


Sobre Paulo Coelho
http://www.paulocoelho.com/

21 de abril de 2008

Escrevendo fábulas


Desenho para produção de fábula