A crueldade do homem representada em um desenho animado
O homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, possibilitando um futuro melhor para a humanidade.
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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20 de março de 2014
18 de março de 2014
Arte pré-histórica
A arte
pré-histórica é a mais antiga forma de arte conhecida. Tudo o que conhecemos
desse período são o resultado das pesquisas de antropólogos e historiadores e
dos estudos da ciência
As primeiras
produções da Idade da Pedra datam de 15000 a .C., época em que o homem esculpiu
estatuetas de deusas e pintou bisões, veados e gados nas paredes das cavernas,
como nas grutas de Altamira e de Lascaux. No período paleolítico, 8000 a .C, foram deixados
notáveis desenhos e pinturas rupestres. o pintor-caçador do Paleolítico supunha
ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que
poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente
num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e
paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.
No período
mesolítico, 5000 a .C,
as pinturas já retratavam guerras intertribais, cenas da colheita e caçadas. No
período neolítico, 5000-2500
a .C, as pinturas eram bastante elaboradas sobre as
pedras.
Os artistas da
Pré-História realizaram também trabalhos em escultura. Mas ,
tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figuras masculinas.
Predominam figuras femininas. Destaca-se: a Vênus de Willendorf.
As manifestações
de pintura rupestre podem ser encontradas em todo o território brasileiro,
porém são pouco conhecidas. Exemplos desse tipo de pintura são encontradas em
áreas como Sete Cidades, no Piauí, e Lagoa Santa em Minas Gerais.
ARTE:
A
arte tem sido definida de diferentes formas. Alguns artistas tentaram definir
um conceito para a arte. Conheça algumas definições:
“Será arte tudo o que eu disser que é arte” (Marcel
Duchamp)
“A beleza perece na vida, porém a Arte é imortal”
(Leonardo Da Vincci)
“Se eu pinto meu cachorro exatamente como é, naturalmente
terei dois cachorros, mas não uma obra de arte”. (Goethe)
ATIVIDADE:
Desenhe
e pinte um cachorro, procurando fazer uma obra de arte.
Tamanho:
12cm x 18cm
TRAÇOS ENCONTRADOS EM PINTURAS RUPESTRES
ATIVIDADE:
Fazer pinturas rupestres nas figuras abaixo
Expor as figuras num painel
ATIVIDADE:
Ilustrar os potes abaixo com traços selecionados dos quadros a seguir:
Categoria:
Arte pré-histórica
17 de março de 2014
Fotografia
A
humanidade sempre desejou registrar momentos e imagens, sejam eles, bons ou
ruins, feios ou belos. Com o passar dos anos
e com o empenho de muitos estudiosos isso foi se tornando realidade, e
cada vez melhor. A fotografia tem a
capacidade de congelar momentos e torná-los visíveis para outras pessoas. São capazes de apresentar outro tipo de informação -
a visual e mesmo que as imagens fiquem amareladas, elas continuam ali. A fotografia
é a prova de que vivemos, ficamos mais velhos, com a vantagem de ver fragmentos
de nossas vidas. Ela denuncia injustiças, mostra o tempo, a moda, a classe
social, o momento político, a estação do ano, a hora... Muitas famílias têm
fotografias antigas guardadas.
Elas
são documentos que podem ser estudados para se conhecer como
eram as pessoas, como viviam, como pensavam. A
fotografia pode ser um importante instrumento para recuperação da história
pessoal e social. É preciso ter um olhar atento para
identificar as diferenças em relação às fotografias atuais a partir das
informações sobre luz, sombras, cor, paisagem, cenário, figurino, tipo de
vestimenta que mais chamam a atenção.
Uma família numerosa. Aparenta ser a foto familiar de um casal mais
velho e sua prole. Dentre esses, alguns já casados e com filhos também. Percebe-se três gerações: à frente estão as
crianças e um jovem; no centro, sentados estão os mais velhos. No fundo, em pé,
estão os mais jovens. Todos se prepararam para esse momento, vestiram roupas de
passeio: os homens, terno e gravata, as mulheres e as meninas, vestidos. As
mulheres mais jovens, as meninas e os bebês usam roupas claras. Todos usam
roupas de mangas compridas, parecer ser inverno, porque os meninos usam roupas
grossas. Os cabelos das mulheres são longos. Todas estão com eles muito bem arrumados, um sinal da vaidade feminina. Todas as pessoas estão estáticas,
a impressão que se tem é de que há um profundo silêncio. As meninas que ladeiam
o menino vestem roupas iguais, um costume da época, quando as compras eram feitas com o máximo de economia. Provavelmente, para evitar sobras e para igualar a importância das filhas, escolhia-se o mesmo tecido e o mesmo modelo.
O fundo é confuso, aparenta ser um
ambiente externo, mas lateralmente estão visíveis móveis e pintura.
Categoria:
Fotografia
14 de março de 2014
Lugares Sagrados
LUGARES SAGRADOS São lugares consagrados a um culto religioso.
Torre de Babel
No início de sua história o homem usava, para as suas orações, o alto das montanhas, ou o refúgio sob as árvores de bosques e florestas. Esses lugares eram considerados sagrados. Mas era perigoso, um inimigo ou um animal feroz podia atacá-lo. Os templos religiosos surgiram quando houve a necessidade do homem buscar proteção conta inimigos ou animais , então ele construiu os muros.
Os primeiros templos surgiram entre os sumérios, 4000 anos A.C. na Mesopotâmia, região situada entre os rios Tigre e Eufrates, Os primeiros templos eram feitos de tijolos secos ao sol e eram bastante simples, sem teto, chamavam-se Zigurate.
Zigurate
Os templos egípcios, que surgiram depois, tinham colunas, mas eram descobertos. Depois de séculos, fizeram um teto imitando a abóbada celeste. Os templos egípcios e babilônicos influenciaram, os templos hebraicos, ou templo de Salomão, e serviram de modelo para as igrejas atuais. Foi com os gregos que a construção de templos tornou-se a mais alta expressão da arquitetura antiga, influenciando todas as culturas, inclusive a nossa.
O lugar mais sagrado do judaísmo era o Templo, construído no monte Moriá em Jerusalém. Ele foi destruído pelos gregos . O segundo Templo, construído no mesmo lugar, foi destruído pelos romanos. Um outro lugar sagrado em Jerusalém é o monte das Oliveiras,ele era um cemitério.
LUGARES SAGRADOS NA NATUREZA: - São espaços geográficos abertos, como Cachoeiras, montanhas, vales, grutas naturais, planícies, rios, florestas onde se faz reverencia a algum ser superior.
LUGARES SAGRADOS CONSTRUÍDOS
são templos, construções e monumentos para a experiência do sagrado.
Os lugares sagrados
construídos podem ser classificados em:
- Lugares
destinados ao culto religioso:
(mesquita, sinagoga, igreja, templo,
terreiro, santuário);
- Lugares para a
vivência espiritual:
(mosteiro ou convento, seminário);
- Lugares de culto ou
reverência aos mortos:
(ceminários, necrópoles, túmulos, catacumbas).
Caaba
Categoria:
Ensino Religioso
13 de março de 2014
Arte egípcia
Imagem do Museu egípcio, Curitiba
A arte egípcia refere-se
à arte desenvolvida e aplicada pela
civilização do Antigo Egito localizada no vale do Rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação
artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo,
estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das
diferentes variedades estilísticas adotadas: Período Arcaico, Império Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo Época Baixa, Período Ptolomaico e vários períodos intermédios, mais ou
menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência
e obscuridade, tanto social e política como artística.
O
tempo e os acontecimentos históricos encarregaram-se de ir eliminando os
vestígios desta arte ancestral, mas, mesmo assim, foi possível redescobrir algo do seu legado no Século XIX em que escavações sistemáticas trouxeram à luz obras capazes de fascinar
investigadores, colecionadores e mesmo o olhar amador.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_do_Antigo_Egito
SUGESTÃO:
Mostrar rapidamente as múmias pintadas, pedir aos alunos que observem como são diferentes umas das outras e orientar para que pintem o modelo abaixo fazendo modificações. No final da aula, os alunos devem colar as múmias num painel para observação de outros alunos.
Desenho e confecção de máscaras egípcias.
http://www.pinterest.com/pin/367747125794524042/
Categoria:
Arte egípcia
12 de março de 2014
Cândido Portinari
OS RETIRANTES
Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand.
Cândido
Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança
trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em
contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15
foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e
em 1925, com 23 anos, atraiu a atenção
dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde
conheceu vários países e obras de pintores famosos. Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira
de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em
locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores:
Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu
de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se
Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido Comunista,
o que fez com que suas obras fossem rejeitadas até pela Igreja e assim ele o
passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento
histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No
Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da
República.
Portinari pintou “Os Retirantes” sob esses acontecimentos.
Numa análise estética percebe-se que sua
obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas
roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma
escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são
escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em
mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino
brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados
sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento. A pintura “Os Retirantes”, acentua as
desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente a fome. São nove personagens que olham para o
expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua
terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas
gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente
um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no
Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o
homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.
Esses
argumentos são imprescindíveis quando se
quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado
desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a
atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar
o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os
paupérrimos e em pleno êxodo, tudo o que
têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem
estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo
iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com
ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando
proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como
Portinari estava habituado a ver. Usou
cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas. Portinari também mostrou um grave problema de
saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma
doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há
nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também
foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros,
abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O
cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da
personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras
famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica
social.
Ao
retratar a realidade brasileira,
Portinari atingiu seu objetivo e eternizou a obra. Mesmo sendo uma
pintura da década de 40, ainda pode ser considerada uma pintura atual”. Ele
mostra problemas sociais que apesar da
critica, continuam requentes, embora atualmente existam muitos programas sócias.
Categoria:
Arte Moderna
7 de março de 2014
Apenas uma gota
"Nós mesmos sentimos que o que estamos fazendo é apenas uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se faltasse essa gota."
(Madre Teresa, frases sobre a força das mulheres)
Categoria:
Dia Internacional da Mulher
Dia Internacional da Mulher
A você mulher:
Que cuida do lar, do sustento familiar, da educação dos filhos;
Mulher que dá força, coragem para enfrentar as dificuldades do dia a dia;
Que dá carinho e amor;
Mulher mãe, profissional, esposa, amiga,
Parabéns pelo seu heroísmo!
Categoria:
Desenhos meus3,
Dia Internacional da Mulher
6 de março de 2014
Indústria Cultural
http://www.pulpitocristao.com/wp-content/uploads/2011/06/manipulacao.jpg
No Século XIX havia diversos tipos de cultura: a
popular, a erudita; a nacional; a cultura geral e outras, só os burgueses
tinham acesso a ela. No Século XX surgem novos meios de comunicação e estas
culturas foram dominadas pela Indústria Cultural com
o objetivo de atingir a massa, isto é, a maioria da população.. O
cinema, o rádio e a televisão, ganharam destaque e passaram a igualar os tipos
de cultura. Essa divulgação teve auxílio dos meios de comunicação: jornais,
revistas, rádio, TV, internet.
A
Indústria Cultural é o resultado de uma atividade econômica produzida em larga
escala, está ligada ao capitalismo industrial e financeiro e oprime as demais
culturas, valorizando somente os gostos
culturais da massa. Não respeita a propriedade intelectual (autor, marcas,
patentes) e pratica a pirataria de livros, CDs e filmes, obras de arte. As
pessoas consomem produtos padronizados, influenciadas pela propaganda maçante e
sensacionalista que gera uma necessidade compulsiva de comprar. As pessoas
compram sem pensar. Quem não consome se sente marginalizado e pode ser
discriminado por não ser idêntico. O objetivo do fabricante é manter o controle
e assim garantir o seu lucro.
Edgar
Morin afirma que uma industrialização se processa paralelamente, mais sutil e
mais perigosa, a industrialização da alma humana que acontece na imaginação e dá
às pessoas meios de escapar da dura realidade social, diminuindo sua capacidade
de pensar por si próprio, pois a Indústria Cultural promete vida e felicidade para
as pessoas. Exemplos:
-
Filmes, programas e novelas que agradam a maioria; telejornais que apresentam
uma realidade difícil, enquanto as novelas apresentam uma realidade fácil; tristeza
com a morte de um personagem da novela e indiferença com uma morte real.
- Um outro exemplo pode ser constatado através
da música. Os músicos são escravos das gravadoras. Eles só podem gravar músicas
que vendem bem, mesmo que elas não tenham qualidade. O músico que não vende bem
é descartado. Por esse motivo as letras musicais são muito parecidas,
geralmente de conteúdo medíocre, só preenchem o silêncio e geram falta de
comunicação. Além disso, influenciam na formação e no comportamento das crianças
e despertam a sexualidade precoce.
A
Indústria Cultural é imposta e torna quase inevitável o seu consumo,
principalmente se as pessoas não têm o
seu olhar e a sua sensibilidade educados e o acesso indispensável à diversas culturas. É quase impossível resistir às
imagens e símbolos que inundam a mente humana o tempo todo. Este é o motor que
move a indústria cultural e aliena as mentalidades despreparadas.
http://enancib.sites.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/545/473
Observe as cores usadas em Che Guevara e pinte a imagem da moça
Pinte o Papai Noel em cores diferentes da tradicional.
Leia:
Todo mundo
precisa consumir para viver. Comer, vestir-se, morar, passear, viajar fazem
parte do ritual de compra, venda e troca que persegue o homem há séculos. Mas
para grande parte da humanidade o ato de comprar atingiu um sentido quase transcendental.
Ter virou sinônimo de ser. A capacidade de adquirir e possuir coisas passou a
ser o termômetro que mede valores como competência, felicidade e sucesso. Quem
pode consumir está no topo. Quem não pode é ignorado pelo outro lado.
Responda:
a- Por que as pessoas consomem?
b- O que as leva a consumir?
Eu Adoro Minha Televisão
Capital Inicial
Eu adoro a minha televisão
Ela me conta as coisas como elas são
Se as coisas vão mal
É só mudar de canal
Eu adoro minha televisão
Ela é: meus olhos, meu coração
Estando triste ou contente
O que eu sinto, ela sente
Eu prefiro ficar
Deitado no sofá
Olhando a maravilhosa vida dos outros
Passar
Eu adoro minha televisão
Diante dela eu fico sem ação
Ela me faz muito bem
Eu não preciso de mais ninguém
Eu adoro a minha televisão
Felicidade apertando um botão
Vejo o que eu nunca vou ter
Vejo quem eu nunca vou ser
Eu prefiro ficar......
Os calçados estão entre os produtos de consumo mais desejados pelas mulheres. Faça uma colagem em forma de mosaico.
Ela me conta as coisas como elas são
Se as coisas vão mal
É só mudar de canal
Eu adoro minha televisão
Ela é: meus olhos, meu coração
Estando triste ou contente
O que eu sinto, ela sente
Eu prefiro ficar
Deitado no sofá
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Passar
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Diante dela eu fico sem ação
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Eu não preciso de mais ninguém
Eu adoro a minha televisão
Felicidade apertando um botão
Vejo o que eu nunca vou ter
Vejo quem eu nunca vou ser
Eu prefiro ficar......
O personagem da música diz que adora a
televisão dele, e explica os motivos. Fale com ele e
explique o que você aprendeu sobre Indústria Cultural, fale se você concorda ou discorda dele e por quais motivos.
Crie uma colagem usando recortes de produtos da Indústria Cultural.
Categoria:
Arte
27 de fevereiro de 2014
Lápis de cor aquarelável
Desenho com lápis de cor aquarelável. Eu estava ansiosa para fazer uma pintura. Comprei pela Internet uma caixa com quarenta e seis cores, a mais barata que encontrei. Gostei, só falta treinar bastante para me aperfeiçoar.
Categoria:
Desenhos meus3
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