Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
TRANSLATE
Busque arquivos antigos
13 de julho de 2014
Escala Tonal
Escala Tonal é uma pintura com variações de tons entre o branco e o preto, em degradê, feita com
lápis de uma única cor, conforme a figura abaixo.
Na
primeira, segunda e terceira colunas foram usados os lápis 6B, 4B e 2B
respectivamente. O lápis 6B, por ser mais macio, não requer muita intensidade
para tonalizar. Por outro lado, necessita de maior cuidado, pois qualquer
descuido pode destacar mais a cor. O lápis 4B é melhor, porque também é macio,
não precisa de muito esforço para tonalizar, ele não exagera na cor. O lápis 2B
não produz muita cor porque tem grafite mais duro, mas é ótimo para tonalizar,
porque sua coloração fica bem uniforme.
Categoria:
Como desenhar
18 de junho de 2014
Expressionismo no Brasil
Em nosso país o movimento também foi
importante. Podemos destacar, nas artes plásticas:
Candido Portinari que retratou em suas telas a migração do
povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e
desfavorecidos.
Anita Malfati retratou nus, cenas populares cotidianas
e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.
Lasar Segall foi o primeiro artista a introduzir o
expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais
conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.
Oswaldo Goeldi (autor de diversas gravuras).
As peças teatrais de Nélson Rodrigues
apresentam significativas características do expressionismo.
As
peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas
características do expressionismo.
http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701
Portinari - Mestiço
Portinari - Cana
Portinari – Fundição de ferro
Anita Malfatti – A boba
Mario na Rede – Lasar Segall
Oswaldo Goeldi
Oswaldo
Goeldi
Oswaldo
Goeldi
Oswaldo
Goeldi
Categoria:
Expressionismo
16 de junho de 2014
Expressionismo
EXPRESSIONISMO
É um movimento de reação ao passado, contra o Impressionismo.
Surgiu no final do século XIX, na Alemanha, por volta de 1905. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e captar os sentimentos profundos, subjetivos, como por exemplo a angústia, miséria, solidão e aborda temas proibidos como demonismo, sexualidade, fantasia, perversão. Este movimento tem uma visão trágica e revela o lado pessimista da vida. Preocupa-se com com a vida e com a morte, mostra as desgraças e provoca impacto emocional no expectador e distorce a realidade.
HISTÓRIA E REPRESENTANTES
Ocorreu na Alemanha onde atingiu vários pintores num período de guerra. No expressionismo, as obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente, precisando de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que isto era o que menos interessava.
O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que manifestou os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, Cézanne, Gauguin, Matisse e o norueguês Edvard Munch, autor da obra O Grito.
CARACTERÍSTICAS DO EXPRESSIONISMO:
- Forte manifestação na pintura.
- Cores fortes e puras.
- Formas retorcidas.
- Composição agressiva
- Também se manifestou na literatura, cinema, teatro, música, dança, arquitetura, fotografia etc.
- Na década de 40, surge em Nova York o expressionismo abstrato. Este movimento foi criado por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Seus estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos.
http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701
Van Gogh
Gauguin - Mulheres na praia
Gauguin – Mulher com a flor
Edvard Munch – O grito
Edvard Munch – A voz
Pablo Picasso - Les Demoiselles d'Avignon
Marc Chagal
Marc Chagal
Fazer uma releitrura: Edvard Munch – O grito _
Categoria:
Expressionismo
13 de junho de 2014
Escultura de um camelo
Escultura de um camelo feita com embalagens de iogurte vazias, papel alumínio, varetas, papel, cola e tinta.
Atividade encontrada em:
http://www.pinterest.com/pin/498984833684147138/
Atividade encontrada em:
http://www.pinterest.com/pin/498984833684147138/
Categoria:
Escultura
10 de junho de 2014
Ritos Religiosos
EXEMPLOS:
1- Procissões
2- Jogar flores no mar para Yemanjá
3- Indiozinho na idade inicio da idade adulta – mão no formigueiro sem chorar
4- Índios dançam para celebrar a colheita
5- Rito feito pelos indígenas Tupinambá:
Quando um bebê do sexo masculino nascia, o pai
- cortava seu cordão umbilical com os dentes,
- banhava a criança no rio e achatava seu nariz com o polegar.
- colocava o bebê em uma pequena rede, com unhas de onça e um pequeno arco e flechas, para que ele se tornasse um valente guerreiro.
- O pai, durante três dias, só comia farinha, e não trabalhava até que o umbigo do filho caísse.
- Quando o umbigo caía, ele o partia em pedacinhos e os pregava nos pilares da oca, para que o filho fosse um bom chefe de família.
- Só quando todas essas práticas tinham sido realizadas é que a aldeia festejava.
5- No Alto Xingu, um jovem se submete a ritual de passagem onde sua pele é arranhada até sangrar com o uso de dentes de peixe
6-Em Jerusalém, durante o Yom Kippur, judeus ortodoxos se "purificam" com o auxílio de uma galinha viva. Segundo a crença, ao passar sobre suas cabeças o animal "absorve" os seus pecados.
7- As tradições africanas e afro-brasileiras, como o candomblé colocam bebidas, galinha preta nas encruzilhadas
8- Os africanos possuem lugares de culto, embora muito modestos: pequenas cabanas, altares junto aos caminhos, cumes de montanhas... As oferendas são feitas para pedir saúde, vida, sucesso...
9- Os astecas praticavam sacrifícios com derramamento de sangue. Ofereciam o coração de animais ou de seres humanos para satisfazer os deuses.
10- No Hinduísmo é feito uma risca no cabelo da mulher grávida
11- Na índia, a cada seis anos, milhos de pessoas vão se banhar no rio Ganges para se purificar.
Muçulmanos fazem cinco orações diárias voltado para a cidade de Meca. As orações devem ser feitas em momentos concretos do dia, que não correspondem a horas, mas a etapas do curso do Sol:
- Ao alvorecer
- Ao meio-dia, depois do sol ter atingir o seu ponto máximo;
- Entre o meio-dia e o pôr-do-sol;
- Logo após o pôr-do-sol;
- De noite, pelo menos uma hora e meia após o pôr-do-sol e antes da meia-noite.
Categoria:
Ensino Religioso
Rito
Rito
É
uma cerimônia festiva e tradicional organizada, onde as pessoas se expressam
por meio de gestos, símbolos, comportamentos, linguagens, transmitindo um
sentido coerente ao ritual. O rito registra a memória de um povo. A nossa vida
é marcada por rituais. Ex: (batismo) – (casamento) – (formatura) usados para
marcar o que passou e a chegada de algo novo
Importância dos ritos
Promovem o contacto com o sagrado e, por conseguinte, com a
divindade. Nestes ritos, o homem
invoca, louva e agradece ao seu deus, ou deuses,
Uma cerimônia pode incluir:
um
local sagrado - templos, mesquitas,
igrejas, etc.
objetos
sagrados - talismãs, árvores, altares,
estátuas, cálices, etc.
sacerdotes - ou pessoas consagradas (pastores, rabinos, ancião,
pai-de-santo) para conduzirem os cultos.
palavras
e gestos sagrados - orações, invocações e
leitura de textos sagrados, acompanhadas de gestos (Ex: cachimbo, vela, postura
das mãos...)
Categoria:
Ensino Religioso
Tipos de Ritos
Um dos ritos
mais simples é a oração. Esta é uma cerimônia que oferece uma aproximação ao
sagrado com um mínimo de requisitos; muitas vezes basta apenas o a palavra para
estabelecer uma ligação com a divindade. A oração pode ser individual, onde
tende a assumir características mais livres, de acordo com cada indivíduo; ou
pode ser coletiva, cantada pela comunidade na cerimônia ou guiada pelo
sacerdote, rabino, pastor, ancião... A
oração pode ainda ser acompanhada de gestos (dançar, ajoelhar ou curvar, unir
as mãos, etc.) ou apoiada por objetos ou locais sagrados (cruzes, máscaras,
armas; mesquitas, capelas, etc.).
Quando nasce uma criança, para que seja aceita pela
comunidade, é necessário um ritual que o torne parte do grupo social. Este
ritual pode consistir no batismo, circuncisão, atribuição de um nome.
A entrada na idade adulta. A puberdade requer um ritual de passagem que, a maioria
das vezes, simboliza a morte da infância e o renascimento enquanto adulto. Os ritos
da morte e renascimento, porém, podem ser cruéis e até brutais. Surgem muitos
testes de resistência e de coragem, especialmente para os rapazes, e mesmo
mutilações; um dos símbolos da morte e renascimento, nalgumas religiões,
encontra-se no ritual de colocar os jovens em túmulos especiais para o efeito
ou no receber de um novo nome. A iniciação no novo estatuto é ainda acompanhada
pela aprendizagem de segredos religiosos próprios a cada sexo, e de tradições,
deveres, leis, direitos, técnicas e tarefas próprios do adulto.
O casamento. O ritual que acompanha o casamento destina-se
a tornar clara a união de um homem e de uma mulher, separando-se das
respectivas famílias (ou separando-se apenas de uma, sendo um dos cônjuges
integrado na família do companheiro) e recebendo a aprovação de ambas as
famílias para a união.
A morte. Os ritos fúnebres permitem que o morto entre no
reino dos mortos. Se não forem realizados, o morto fica impossibilitado de
permanecer quer no reino dos mortos quer no dos vivos, deambulando sem sossego
por entre os dois. Muitas vezes, estas cerimônias incluem ritos cujo objetivo é
impedir que o morto regresse ao mundo dos vivos, onde poderia exercer uma
influência maligna.
Categoria:
Ensino Religioso
9 de junho de 2014
Tela
Tela feita com materiais baratos. Após uma seleção de retalhos de tecido, flores artificiais, rendas, face de porcelana, pele de coelho, folha de ouro, conchinhas do mar, etiquetas de papelão, jeans, pedaços de espelhos, corda, chave, chaveiro, paetê..., colei os objetos e dei forma a uma boneca. O fundo foi pintado com pó de cacos de telha diluído em cola branca e água, numa proporção de 50%, as ondas foram feitas com retalhos de jeans. As conchinhas do mar, a chave e o chaveiro foram revestidos de folha de ouro.
Categoria:
Arte Povera,
Colagem
4 de junho de 2014
Ecologia e Meio Ambiente
"O menino que atormenta os animais há de mais tarde atormentar a família e a pátria. "
(Pitágoras, matemático grego, 497 a.C.)
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
a- Leitura do pensamento de Pitágoras para os alunos;
b- Questioná-los oralmente ou por escrito:
- O que significa atormentar;
- Indague se o pensamento de Pitágoras ainda é válido para os dias atuais, e por quais razões;
- Pergunte de que forma se pode atormentar a família;
- Peça exemplos acontecimentos onde pessoas atormentaram a Pátria;
- Solicite exemplos expressos na figura.
c- Oriente uma pesquisa de outros pensamentos de Pitágoras
d- Na aula seguinte:
- Leitura dos pensamentos pesquisados pelos alunos;
- Escreva alguns pensamentos de Pitágoras no quadro;
- Peça para o aluno que copie um deles;
- Mande que façam um desenho sobre o pensamento escolhido;
- Exposição das figuras e do pensamento.
Categoria:
ecologia,
Valores - III
Assinar:
Comentários (Atom)


































