Fonte: http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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12 de setembro de 2014
7 de setembro de 2014
Zigurates da Mesopotâmia e Pirâmides do Egito,
A Pré-História foi um período
histórico do qual pouco se sabe, pois como não existia ainda a escrita, não foi
documentado. O que se sabe desse período é constato naquilo que restou:
pinturas rupestres feitas nas paredes de cavernas. O homem do Paleolítico
realizou esculturas. No Neolítico aprendeu a tecer, fabricar cerâmicas,
construir casas, criou a escrita. Começou a pensar na coletividade. Nesta época surgiram os dolmens, primeiras
construções de grande porte com utilidade coletiva. Assim a humanidade foi
evoluindo e fazendo construções cada vez maiores, sempre com alguma utilidade.
O Zigurate foi um tipo de templo
religioso da Mesopotâmia dedicado ao deus Marduk, construído em formato de pirâmide
terraplanada composta de dois a sete andares ou câmaras. Cada andar possuía uma
área menor. O centro era construído com tijolos queimados, feitos por escravos,
o que lhe concedia maior resistência, enquanto que sua parte externa era
construída com tijolos secos ao sol, com menor resistência. Era enfeitado
geralmente com vidros de cores variadas. Sua criação deve-se aos sumérios,
babilônicos e assírios. Somente os sacerdotes, que eram pessoas de prestígio na
sociedade, podiam entrar em seu interior e conversar com os deuses, cabia a
eles a responsabilidade da adoração, interceder pelas necessidades humanas, e de lá
controlar a elite. No topo da construção havia um templo onde o rei tomava
parte nos rituais religiosos. O acesso ao templo era feito por rampas ou
escadarias estreitas que iam de sua base ao cume. Os Zigurates mais antigos
foram construídos no final do terceiro milênio a.C. e os mais novos no século
VI a.C.
Fazendo uma comparação entre as duas
construções constatam-se algumas diferenças:
O Zigurate tinha o formato de uma pirâmide com algumas diferenças: Havia
um templo em seu topo destinado a
cerimônias religiosa. Era um local de manifestação do poder de divino. Servia
para fazer a transição de deus à terra e do homem ao céu, uma espécie de ponte
para se chegar ao paraíso. Acreditava-se ser a morada dos deuses, local que os
deuses escolhiam ficavam perto da humanidade. Não se destinava apenas a função
religiosa, era um local de estudo dos astrônomos ponto estratégico para
observar os inimigos e um local apropriado para estocar os produtos agrícolas.
Os Zigurates eram construídos em andares. Seu acesso era feito pelo exterior, por
escadas ou rampas.
As Pirâmides tinham a função de túmulos.
O formato era triangular de quatro lados.
Suas quatro
faces eram completamente lisas. O acesso a seu interior era protegido por
galerias de estátuas de grande porte e esfinges. No interior das Pirâmides,
além do corpo mumificado do Faraó, ou de uma pessoa importe, eram guardadas
estátuas religiosas, objetos usados em rituais religiosos, tesouros em ouro,
prata e pedras preciosas. As Pirâmides foram construídas em pedras, por isso
resistiram ao tempo.
fonte:
Categoria:
Ensino Religioso,
História da Arte
1 de setembro de 2014
Elementos gráficos
PONTO
O
ponto ocupa no espaço uma posição. Não tem geometricamente dimensão, área ou
superfície é simplesmente invisível. Sendo o elemento visual mais simples é
necessário graficamente torná-lo visível. Resulta por exemplo do primeiro
contacto do lápis com o papel. Quando se
olha para o céu numa noite limpa sem nuvens, observamos uma imensidão de pontos
que brilham, são as estrelas.
Podemos encontrar pontos:
Linha
Um ponto em movimento gera uma linha. Assim uma linha é constituída por um conjunto de pontos. " A linha pode ser definida como o percurso de um ponto - Leonardo da Vince"
O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita.
A linha é um elemento gráfico de desenho muito importante, com ela definem-se as formas e podemos exprimir a nossa imaginação e criatividade.
1. Linha horizontal:
Representa o nível dos olhos do observador (linha horizontal pontilhada LH).
Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.
2. Linha vertical:
É uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV).
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- Identifique os diferentes elementos gráficos de que são compostas as figuras:
2- Colorir o desenho usando pontos ordenados, aleatórios, concentrados e grandes:
3- Reproduzir a figura e colorir com hidrocollor usando pontos:
4- Colorir o desenho usando os diferentes elementos gráficos:
5-Colorir com caneta hidrocollor e identificar as linhas das figuras:
:
:
6- Pinte as linhas verticais:
7- Pinte as linhas horizontais:
8- Crie uma paisagem utilizando
linhas horizontais e verticais, tamanho
mínimo – 16cm x 10 cm
9-Pinte o desenho que você criou
Romero Brito. Pintura utilizando elemntos gráficos.
11- Faça uma uma pintura no estilo de Romero Brito:
Painel composto com sobreposição de pontos. Pode ser feito do tamanho que quiser.
12- Recorte caixas de papelão ou isopor em círculos e cole papéis coloridos, fazendo uma sobreposição.
Fonte:
http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/
http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php
Categoria:
Atividades de Arte I
27 de agosto de 2014
Bailarinas
Olha só que graça. Bailarinas feitas com arame,
guardanapo de papel, linha e cola, tesoura, alicate. A roupa pode ser feita com papel crepom ou
tecido. Com várias bailarinas, é possível fazer uma bela decoração variando os
movimentos dos braços e pernas e das cores dos vestidos.
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/
Fonte: http://www.pinterest.com/pin/367747125796435850/
Categoria:
trabalhos manuais
25 de agosto de 2014
Fotografia antiga
Aparentemente,
parece ser uma fotografia do século passado, não colorida, na qual são retratados um casal com filhos, de
várias idades, O casal que está atrás não demonstra intimidade, O homem, pode ser o namorado ou marido da filha mais velha. As mulheres, com exceção à mãe, usam vestidos simples aparentando ser do mesmo tecido e cor. As meninas com os cabelos cortados do mesmo jeito, usam enormes laços para amarrá-los. Os calçados e meias das mulheres são iguais. Como há várias
meninas, conclui-se que o bebê no colo é o filho mais novo da mulher. Parece ser um menino.
A família não demonstra ter grandes
posses. Isso é percebido nos móveis, as cadeiras são muito simples e uma menina está sentada sobre uma caixa de madeira, indício de que não havia cadeira para todos. Não há
uma preocupação com as poses, as crianças estão a vontade, e intercaladas entre os adultos. A mão do pai pesa
sobre o ombro da menina, deixando-o mais baixo. A foto foi tirada em um
ambiente interno, sobre um tapete. O fundo foi revestido com um tecido e com
uma cortina escura. Lateralmente há vasos de flores. As mulheres mais velhas usam vestidos longos. Com exceção do bebê, todos usam roupas escuras, o que torna o ambiente carregado. Os homens usam terno e gravata, um costume da época. (A fotografia pode ter outra interpretação)
1- Mostre e explique a foto analisada para o aluno.
2- Solicite ao aluno que traga para a sala de aula uma foto antiga de sua família para ser analisada . (Com a facilidade dos celulares com câmeras, não preciso trazer a foto original, mas uma reprodução impressa. Se a escola permitir, peça uma foto da foto, na hora do exercício deixe o aluno usar o aparelho para vê-la.)
Categoria:
Fotografia,
Produções de textos 3
24 de agosto de 2014
O Aleph
Enquanto lia, fui destacando algumas frases do livro "O Aleph" de Paulo Coelho. O resultado foi esta coletânea de belos pensamentos. Achei interessante compartilhá-la.
- Passado e futuro existem apenas em nossa memória. "Mas o momento presente está além do tempo: É a Eternidade.
- O mundo está neste momento sendo criado e destruído.
- A tragédia é uma mudança radical em nossas vidas, sempre ligada ao mesmo princípio: a perda.
- Quando estamos diante de uma perda, não adianta tentar recuperar o que já se foi, é melhor aproveitar o grande espaço aberto e preenchê-lo com algo novo.
- Essa é a qualidade do guerreiro: entender que vontade e coragem não são a mesma coisa. Coragem pode atrair medo e adulação, mas força de vontade requer paciência e compromisso.
- Uma vida sem causa é uma vida sem efeito.
- Se eu conseguir convencer uma só pessoa a parar de lutar por algo que tem certeza de que vale a pena, terminarei também por convencer a mim mesmo - e toda minha vida perderá com isso.
- Se o mundo parece em paz é porque está em paz.
- Sonhadores não podem ser domados.
- Não somos aquilo que as pessoas desejavam que fôssemos. Somos quem decidimos ser.
- Culpar os outros sempre é fácil. Você pode passar sua vida culpando o mundo, mas seus sucessos ou suas derrotas são de sua inteira responsabilidade.
- O Caminho da Paz é fluído como um rio, e porque ele não resiste a nada, já venceu antes de começar.
- A arte da paz é imbatível, porque ninguém está lutando contra ninguém, apenas consigo mesmo.
- Vença você mesmo, e vencerá o mundo.
- Ferir o oponente é ferir a si mesmo.
- Quanto mais eu gastar minha energia em palavras, menos estarei convencido do que digo, e em breve será fácil me dominar.
- O mal das palavras é que elas nos dão a sensação de que podemos nos fazer compreender e entender o que os outros estão dizendo.
- Quantas pessoas conheço que são mestras quando falam mas incapazes de viver aquilo que pregam!
- Uma coisa é descrever uma situação, outra é experimentá-la.
- É preciso ir para longe antes de compreender o que está perto.
- Música não é uma sucessão de notas. É a constante passagem de uma nota entre o som e o silêncio.
- Apenas duas coisas podem revelar grandes segredos da vida: o sofrimento e o amor.
Extraído do livro "O Aleph" de Paulo Coelho
Categoria:
Pensamentos3,
Valores - I
19 de agosto de 2014
Desenho e produção de texto
Reprodução com mudança do ambiente, colorida com lápis de cor.
SUGESTÃO:
Para esta atividade o aluno pode usar uma foto trazida de casa ou recortada de revista. Ele deve reproduzir a foto, fazendo algumas interferências. O professor sugere um tema. No caso da foto acima, nota-se a poluição ambiental.
Depois da seleção da foto, ela é recortada, colada numa folha, desenhada e colorida. Não é necessário seguir as cores originais.
Após o término do desenho, o professor, com autorização do aluno, pode mostrar o trabalho à sala e pedir a outro aluno para explicar a mensagem da foto original e da reprodução.
Para continuar a atividade, depois da análise de algumas fotos, o aluno escolhe uma delas e escreve sua análise ou um texto dissertativo.
Finalizando, o professor lê alguns textos e reescreve-os no quadro ou recolhe os textos para avaliar o trabalho.
Categoria:
Desenhos meus3,
Fotografia,
Produções de textos 3
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