Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de agosto de 2009

A moça e a vasilha de leite




-->
A Moça e a Vasilha de Leite

"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.
Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."


(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)

Baseada em uma fábula de Esopo
Fernando Kitzinger Dannemann

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.

1- ORALIDADE:
a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”?
b- Quem é o autor do texto?
c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais?
d- Leitura do Professor
e- Leitura do Aluno

2- DIVISÃO DA ESTRUTURA:
a- Situação inicial:
b- Obstáculo:
c- Tentativa de solução:
d- Resultado final:
e- Moral:



-->
3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
a- Quem é a personagem principal?
b- Quais as características desta personagem?
c- Existem personagens secundários?
d- Há um narrador? Quem?
e- Onde o fato aconteceu?
f- Identifique no texto palavras que expressem lugar.
g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos
aconteceram
h- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?



-->
4- ARGUMENTAÇÃO:
a- Por que a moça não concretizou seus sonhos?
b- Qual a importância de se planejar o que se quer conquistar na vida?
c- Quando uma pessoa deve iniciar os planos para sua vida?
d- Você tem planos para sua vida? Se tiver, especifique alguns.
e- O que fazer quando algo não acontece conforme planejamos?
f- Como você explica a moral do texto: ” Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha”?
g- Escreva outra moral para o texto.



-->
5- EXPRESSÃO ESCRITA:
a- Reescrever o texto em forma de teatro – para ser representado.
b- Escrever um texto falando dos planos para sua vida
c- Escrever uma fábula de acordo com a estrutura:
- Situação inicial:
- Obstáculo:
- Tentativa de solução:
- Resultado final:
- Moral:
d- Leitura dos textos escritos

-->
-->
6- PESQUISA
(Apenas uma página)(Um tema para cada dupla)

a- Aleitamento materno
b- Amas de leite
c- Bancos de leite materno
d- Osteoporose
e- Lactose
f- A farra do boi
g- Dia de São Firmino, em Pamplona, Espanha
h- A vaca, na Índia
i- Leite de soja e seus derivados
j- Leite de búfala
k- Leite de cabra
l- Receitas feitas com leite de vaca
m- Ordenha manual e ordenha mecânica
n- Regiões produtoras de leite.
o- Melhore raças bovinas na produção de leite

(A pesquisa poderá ser explicada pelos alunos)


-->
7- CONCURSO DE FRASES SOBRE O LEITE.
a- Escrita individual
b- Escolher as 3 melhores de cada sala para uma premiação simbólica.

8- PODUÇÃO DE POESIAS

9- EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Expressar em desenhos o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.




-->
10- FOTOGRAFIA
a- mulheres amamentando;
b- Animais amamentando.
c- Crianças e adultos bebendo leite

11- ENCERRAMENTO:

a- EXPOSIÇÃO:
- textos pesquisados
- das frases vencedoras
- dos textos teatrais escritos
- Dos desenhos
- das fotos
- das poesias escritas

b- DRAMATIZAÇÃO
Em equipe, representar o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.

c- PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES DE CADA CATEGORIA
- Primeiro colocado - um pacotinho de doce de leite.
- Segundo colocado - um pacotinho de bala de leite
- Terceiro colocado - um pacote de bolacha de leite

--> -->
d- confraternização com doces feitos pelos alunos:
- Pudim de leite
- Doce de leite
- Balas...


OUTRAS SUGESTÕES:






Pinte três quarto das vacas





Pinte um terço das vacas


Desenho para colorir


IMAGENS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:





Links
http://www.educ.fc.ul.pt/ - Exercícios com numerais

http://www.soportugues.com.br
- Um ótimo site sobre Língua Portuguesa

15 de agosto de 2009

Roupa para cães


Gostou da roupa da Lady?

Quer fazer uma para seu cão?

Então click na foto e veja as dicas.

30 de julho de 2009

Sugestão para o Dia dos Pais


Para o Dia dos Pais, borde uma toalha de banho com as iniciais do nome dele. Com certeza ele vai gostar.

Click nas imagens e acesse os riscos













Acesse também nesse Blog
:
Lembrança para o Dia do Pais
Textos que podem ser lidos em comemorações
Homenagem aos Pais

28 de julho de 2009

Aniversário de Alto Piquiri

UM POUCO DA CULTURA LOCAL
Dentre as comemorações alusivas ao aniversário do Município, uma apresentação de alunos da Escola Manuel Bandeira: Dança Country na Casa da Cultura "Irene Ruaro"




CONVIDADOS ESPECIAIS

Também se apresentaram os integrantes do Trio Andorinha, de Suzano, S. Paulo, dando um show na apresentação de violão e de viola caipira. Conheça o site do Trio Andorinha.


20 de julho de 2009

Rubem Alves


Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixam de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo faz parte da natureza dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

17 de julho de 2009

Sobre as mulheres

Textos que circulam na INTERNET


DEZ HOMENS E UMA MULHER


Onze pessoas estavam penduradas numa corda em um helicóptero.


Eram dez homens e uma mulher.


Como a corda não era forte o suficiente para segurar todos, decidiram que
um deles teria que se soltar da corda.


Eles não conseguiram decidir quem, até que, finalmente, a mulher disse que se soltaria da corda, pois as mulheres estão acostumadas a largar tudo pelos seus filhos e marido, dando tudo aos homens e recebendo nada de volta e que os homens, como a criação primeira de Deus, mereceriam sobreviver, pois eram também mais fortes, mais sábios e capazes de grandes façanhas... Quando ela terminou de falar, todos os homens começaram a bater palmas..

Nunca subestime o poder e a inteligência de uma mulher...




VIVER SEM ESPOSA



O marido e a mulher não se falavam há uns três dias. Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião muito cedo no escritório. Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:


- Me acorde às 6 horas da manhã.


No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h 30m. O homem teve um ataque e pensou:


- Que drooogaaa! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela não me acordou...


Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual estava escrito:


- São seis horas, levanta!


Moral da História:


Não fique sem conversar com as mulheres, elas ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na vingança!



9 de julho de 2009

Kahlil Gibran


A intensidade da vida da vida depende de como a olhamos.

Há pintores que iriam achar belo este prato de uvas que se encontra sobre a mesa; e tentariam pintá-las com todo seu frescor, sua cor, sua luz e forma.

E nós, quando olhamos o quadro que resultou disso, devemos pensar nos vinhedos, como eles cresceram, como foi a colheita. Pensar na loja onde o vinho destas uvas será vendido, e nas bocas que o provarão; entender que cada uma delas veio de um lugar diferente, embora estejam todas no mesmo prato. Reparar que este prato é chines, e recordar tudo o que aprendemos sobre a China.

Então nossos olhos se dirigem à mesa, e pensamos de que maneira é feita, como era a árvore de onde foi tirada, quem a cortou, e onde vivia o lenhador com sua família.

Ver as coisas dessa maneira enriquece a imaginação, e nos abre para um mundo muito mais rico.

As crianças devem aprender a fazer isso.

Kahlil Gibran
CARTAS DE AMOR DO POETA - Adaptação de Paulo Coelho

Eu sou o Cliente

É ótima esta mensagem que ouvi no programa "Mais Você" da apresentadora Ana Maria Braga. Ela enfatiza a importância de se dar prioridade ao cliente. Trata-se do início de um discurso de um grande empresário, na abertura do programa de treinamento para seus funcionários. Sua empresa fatura com as vendas, cerca de 350 bilhões de dólares anuais.

Eu sou o cliente



"Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou???

Eu sou o cliente que nunca mais volta!!!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de cortesia.

Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar".

2 de julho de 2009

História em Quadrinhos

RITO DE PASSAGEM O batismo dos indígenas Urubu-Kaapor (no Maranhão)


a- Quando nasce uma criança, seus pais devem cumprir resguardo e dieta por vários meses, ou a saúde do bebê pode ser comprometida, se os pais quebram essas regras.

b- Quando o bebê completa um ano, é preparada uma festa do batizado. Até essa data, os bebês não são chamados por nome algum.

c- É preparada de uma bebida alcoólica feita do caju. Os adultos e crianças mais velhas bebem até o amanhecer,

d- Enquanto os homens fumam longos cigarros.

e- as mães das crianças sentam-se em esteiras, carregando seus bebês em tipoias emplumadas e tecidas com algodão

f- O padrinho usa um colar apito, feito com um osso de gavião, pega o bebê e o levanta para o alto.

g- O padrinho grita o nome que escolheu para a criança e em seguida todos os indígenas repetem esse nome em coro.

h- O padrinho dança para frente e para trás, com a criança nos braços e assopra o colar-apito no ouvido do bebê, que começa a chorar.

i- O nome da criança é repetido por todos até que ela pare de chorar e adormeça.

j- Ela recebe um pequeno cocar, e o padrinho devolve o bebê para sua mãe.



Rito de Passagem da Águia

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

a- Por volta dos 40 anos de idade, a águia passa por uma renovação total.

b- Isola-se no pico de um monte.

c- Arranca todas as suas penas.










d- Raspa seu bico e garras e preparando-se para o novo recomeço.

e- Expulsa os filhotes do ninho quando esses já aprenderam a caçar e pescar.











Canção da Tarde

Se eu te imagino distante,
Da minha vida deserta,
Por mais alegre que eu cante,
Mais a saudade me aperta.


Quando a saudade me aperta,
Por mais que eu viva e que eu cante,
A minha vida é deserta
Enquanto vives distante.


Na solidão da distância,
Quando a saudade me aperta,
Desaparece a fragrância
E a minha alma é deserta.

Cristina Silva Santos


26 de junho de 2009

Frases que nos ensinam


Uma pessoa comum maravilha-se com as coisas incomuns; um sábio, maravilha-se com o que é corriqueiro." CONFÚCIO (551-479 a.C) filósofo chinês.


"A criatividade consiste em ver o que todo mundo vê e pensar o que ninguém pensou."
ALBERT SZENT GIORGI (1893-1986), cientista húngaro.

"Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre." MARCO AURÉLIO ANTONINO (121-180), imperador romano

"Todos vêem o que pareces; poucos sabem o que és."
NICOLAU MAQUIAVEL (1469-1527), pensador e escitor italiano.

"Nem todos os homens podem ser importantes, mas todos podem ser bons."
CONFÚCIO (551 - 479 A.c.), filósofo chinês)

"Cada um vive atrás das grades que carrega consigo."
FRANZ KAFKA (1884-1924), escritor tcheco.

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
MRTIN LUTHER KING (1929-1968) pastor norte ameicano.

"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar."
GEIR CAMPOS (1924-1999), poeta e escritor nascido no espírito santo.

"A força não provém da capacidade física, mas sim de uma vontade indomável."
FERNANDO PESSOA (1888-1935), poeta portugues.

"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem."
SÊNECA (4 a.C-65), FILÓSOFO ROMANO.

"Mudar de opinião e concordar com quem te corrige é também o comportamento de um homem livre."
MARCO AURÉLIO ANTONINO (121-180), imperador romano

"A vergonha de confessar o primeiro erro nos leva a muitos outros."
JEAN DE LA FONTAINE (1621-1695), poeta e fabulista francês.

11 de junho de 2009

Um Mundo contra a poluição